Frutas e hortícolas da época: quais são e porque deve escolhê-los

No outono, o repolho, no verão, o melão! Dar preferência a fruta e hortícolas da época é uma escolha que traz inúmeras vantagens para a sua saúde e para o ambiente. Fique a conhecer, neste artigo, quais são os alimentos mais adequados a cada mês, com vista a uma alimentação mais saudável e sustentável.

O consumo de fruta e hortícolas é essencial para uma alimentação equilibrada e saudável. Diminui, por exemplo, o risco de desenvolver doenças como a obesidade, a diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas, sabia que os produtos consumidos na sua época, além de serem mais saborosos, apresentam maior riqueza nutricional?

As diferentes espécies de frutas e de hortícolas desenvolvem-se melhor em determinadas alturas do ano. O clima, as regiões e o solo são os fatores que tornam cada época, na mais indicada para a produção de cada espécie. Ao absorver a totalidade dos nutrientes presentes no solo, os alimentos ficam mais nutritivos e saborosos, além de que ganham uma aparência mais atraente.

O organismo humano tem diferentes necessidades ao longo do ano e a fruta da época ajuda a satisfazê-las. Nos meses mais frios onde é mais comum acontecerem gripes e constipações, o organismo pode beneficiar de alimentos mais ricos em vitamina C como são as frutas de inverno, tal como a laranja ou a tangerina. Por sua vez, nos meses mais quentes, é importante consumir frutos ricos em água como a melancia, meloa ou melão, as chamadas frutas de verão.

Escolher fruta e hortícolas da época é sempre a melhor opção, não só porque são produtos mais frescos, com maior garantia de qualidade, como esta escolha tem, também, um forte impacto a nível económico e ambiental.

Uma escolha amiga do ambiente e também da carteira

Os alimentos produzidos fora de época, quando não seguem práticas de agricultura sustentável, requerem um gasto muito maior de energia e de fertilizantes químicos o que, naturalmente, representa consequências negativas para os solos e para o resto do ambiente, como, por exemplo:

  • Contaminação dos solos
  • Contaminação das águas
  • Causa de doenças nos seres humanos
  • Impacto nas alterações climáticas
  • Impacto negativo na qualidade dos produtos agrícolas

Ter em atenção a época de cada produto é também uma escolha mais económica. Dado que respeitam o ciclo da natureza, estes alimentos são mais fáceis de produzir, por isso, ficam disponíveis em maior quantidade e a um preço mais acessível.

Mas não só: os alimentos da época têm por base a produção local e são comercializados respeitando a proximidade geográfica de onde foram colhidos. Isto representa custos de armazenamento e de transporte inferiores (além de que estará a poupar o ambiente da emissão de gases associados ao transporte de alimentos). Ao apostar na fruta da época, está a ser amigo do seu corpo, enquanto poupa na sua carteira.

Fique a conhecer, na imagem, as frutas e os hortícolas de cada época, para que, na próxima vez que for ao supermercado, mercado ou mercearia, possa fazer a sua escolha sabendo que está a consumir o alimento próprio da altura do ano em que está.

Calendário de frutas e hortícolas da época

Calendário Fruta da época missao continente

Calendário Fruta da Época missão continente

Dar preferência à fruta e aos hortícolas da época, respeitando os ciclos do planeta, é um pequeno gesto, muito acessível, com impacto quer na sua saúde, quer no ambiente. Se todos contribuirmos, aos poucos estaremos a fazer do mundo um lugar mais saudável a todos os níveis.

Tome nota!

Cuidar da sua alimentação é uma preocupação que caminha de mãos dadas com o cuidado com o ambiente. Ao dar preferência a fruta da época, está a tratar das duas. Descubra as iniciativas que a Missão Continente leva a cabo neste sentido e comece já a projetar um amanhã mais saudável.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Só se for (fruto) da época”! Guarde a tabela que partilhamos consigo e torne as suas compras mais benéficas para si e para o ambiente.