Halloween eco-friendly? Este guia mete medo ao desperdício

Vai celebrar o Halloween? Então certamente que tem muito em que pensar: decorações, disfarces e até refeições ou snacks para oferecer. Aqui, deixamos-lhe um guia para celebrar o Halloween de forma assustadoramente simples e ecológica.

Se há uns anos o Halloween passava despercebido em Portugal, hoje já não podemos dizer a mesma coisa. As montras decoradas a pretexto e a expectativa dos mais pequenos são uma premonição para o que aí vem: disfarces arrepiantes, decorações assustadoras, guloseimas, muita diversão, mas também algum desperdício e poluição. Será que podemos ser mais ecológicos nas escolhas que fazemos? A resposta é sim.

Este ano, tome decisões mais sustentáveis nos lanches, decorações e até disfarces, para diminuir o impacto desta celebração no meio ambiente

Guia para um Halloween eco-friendly

Snacks e guloseimas

Para oferecer (a quem lhe bater à porta) ou para enfeitar a sua mesa, eis algumas ideias mais ecológicas para os seus snacks ou guloseimas de Halloween:

Decorações

Para enfeitar a sua casa, procure reutilizar decorações de anos anteriores ou fazer novas, através de materiais que iriam para o lixo. Aproveite para dar um toque especial às suas receitas, decorando-as a preceito! Neste artigo vai encontrar várias opções criativas e sustentáveis, mas poderá ainda, por exemplo:

  • Utilizar collants rotos para fazer teias de aranha
  • Transformar embalagens de cartão em “caixões”
  • Utilizar ramos secos e folhas para um ambiente de abandono
  • Substitua a abóbora real por desenhos e recortes, em restos de cartolinas ou folhas. Além de mais divertido (e fácil de executar), está a combater o desperdício alimentar.
  • Se optar por abóboras naturais, prefira as não comestíveis e de agricultores locais. Aproveitar ainda as sementes (basta lavá-las, secá-las, temperar com especiarias e levar ao forno a 180.º, durante 30 minutos e mexendo aos 15)



Disfarces

A criatividade aliada à reutilização promete disfarces únicos e ecológicos. E pode ainda ser um plano bastante mais divertido (e económico) do que ir às compras:

  • Organize um jogo com os mais pequenos no qual transformam roupas velhas em disfarces.
  • Aproveite peças básicas, como t-shirts brancas ou leggins pretas, para servirem de base ao disfarce
  • Se precisar mesmo de comprar, opte por lojas de roupa em segunda mão.
  • Inspire-se nas ideias sustentáveis para o Carnaval e adapte ao novo cenário.

Festas

Se está a pensar organizar uma festa ou um passeio de “doce ou travessura”, saiba que também há algumas ideias mais ecológicas:

  • Diminua o desperdício associado às festas, neste artigo explicamos como o pode fazer de forma sustentável
  • Reutilize (de anos anteriores) ou faça o seu próprio cesto para o “doce ou travessura”: decore um saco ou até uma fronha de almofada velha.
  • Evite percorrer grandes distâncias desnecessárias e promova a mobilidade ecológica nas suas deslocações.

Reutilizar ou reciclar

Estas são as a ideias-chave para um Halloween mais eco-friendly. Antes de descartar algum objeto, observe e perceba se este pode vir a ser reutilizado ou não. Caso o destino seja o lixo, faça-o de forma consciente. O que deve fazer:

- Aproveite uma caixa antiga para colocar todas as decorações, fatos, acessórios temáticos que podem ser reutilizados. Ao guardar tudo junto, vai ser mais fácil encontrar quando precisar.

- Faça a separação e encaminhe para a reciclagem ou para a compostagem, se for lixo orgânico.

Tome Nota!

Agora que está pronto para celebrar o Halloween de forma ecológica, conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente, que contribuem para decisões mais sustentáveis para o ambiente e para a comunidade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participando em desafios com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.