Se há uns anos o Halloween passava despercebido em Portugal, hoje já não podemos dizer a mesma coisa. As montras decoradas a pretexto e a expectativa dos mais pequenos são uma premonição para o que aí vem: disfarces arrepiantes, decorações assustadoras, guloseimas, muita diversão, mas também algum desperdício e poluição. Será que podemos ser mais ecológicos nas escolhas que fazemos? A resposta é sim.
Este ano, tome decisões mais sustentáveis nos lanches, decorações e até disfarces, para diminuir o impacto desta celebração no meio ambiente
Guia para um Halloween eco-friendly
Snacks e guloseimas
Para oferecer (a quem lhe bater à porta) ou para enfeitar a sua mesa, eis algumas ideias mais ecológicas para os seus snacks ou guloseimas de Halloween:
- Consuma de forma consciente, compre apenas o necessário
- Prefira produtos locais e da época
- Leia os rótulos, decida-se por produtos provenientes de agricultura sustentável, com certificados ambientais e/ou de comércio justo
- Opte por embalagens minimalistas ou de material reciclado (evite, por exemplo, produtos com porções individuais embaladas)
- Faça os seus próprios snacks e ofereça opções vegetarianas.
Decorações
Para enfeitar a sua casa, procure reutilizar decorações de anos anteriores ou fazer novas, através de materiais que iriam para o lixo. Aproveite para dar um toque especial às suas receitas, decorando-as a preceito! Neste artigo vai encontrar várias opções criativas e sustentáveis, mas poderá ainda, por exemplo:
- Utilizar collants rotos para fazer teias de aranha
- Transformar embalagens de cartão em “caixões”
- Utilizar ramos secos e folhas para um ambiente de abandono
- Substitua a abóbora real por desenhos e recortes, em restos de cartolinas ou folhas. Além de mais divertido (e fácil de executar), está a combater o desperdício alimentar.
- Se optar por abóboras naturais, prefira as não comestíveis e de agricultores locais. Aproveitar ainda as sementes (basta lavá-las, secá-las, temperar com especiarias e levar ao forno a 180.º, durante 30 minutos e mexendo aos 15)
Disfarces
A criatividade aliada à reutilização promete disfarces únicos e ecológicos. E pode ainda ser um plano bastante mais divertido (e económico) do que ir às compras:
- Organize um jogo com os mais pequenos no qual transformam roupas velhas em disfarces.
- Aproveite peças básicas, como t-shirts brancas ou leggins pretas, para servirem de base ao disfarce
- Se precisar mesmo de comprar, opte por lojas de roupa em segunda mão.
- Inspire-se nas ideias sustentáveis para o Carnaval e adapte ao novo cenário.
Festas
Se está a pensar organizar uma festa ou um passeio de “doce ou travessura”, saiba que também há algumas ideias mais ecológicas:
- Diminua o desperdício associado às festas, neste artigo explicamos como o pode fazer de forma sustentável
- Reutilize (de anos anteriores) ou faça o seu próprio cesto para o “doce ou travessura”: decore um saco ou até uma fronha de almofada velha.
- Evite percorrer grandes distâncias desnecessárias e promova a mobilidade ecológica nas suas deslocações.
Reutilizar ou reciclar
Estas são as a ideias-chave para um Halloween mais eco-friendly. Antes de descartar algum objeto, observe e perceba se este pode vir a ser reutilizado ou não. Caso o destino seja o lixo, faça-o de forma consciente. O que deve fazer:
- Aproveite uma caixa antiga para colocar todas as decorações, fatos, acessórios temáticos que podem ser reutilizados. Ao guardar tudo junto, vai ser mais fácil encontrar quando precisar.
- Faça a separação e encaminhe para a reciclagem ou para a compostagem, se for lixo orgânico.
Tome Nota!
Agora que está pronto para celebrar o Halloween de forma ecológica, conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente, que contribuem para decisões mais sustentáveis para o ambiente e para a comunidade.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participando em desafios com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.