Carnaval Sustentável: ideias para festejar sem culpas

Carnaval é tempo de festa, música e muita alegria. Divirta-se sem culpas, prestando alguma atenção a pequenos gestos que podem fazer uma enorme diferença.

O Carnaval está mesmo a chegar e com ele aparecem as máscaras, fatos de carnaval, purpurinas e confettis espalhados por todo o lado. A alegria seria plena se todos estes objetos, na sua maioria feitos de plástico, fossem reaproveitados e não acabassem no lixo indiferenciado ou mesmo no chão e no mar em forma de poluição.

É possível reinventar as suas rotinas carnavalescas e começar a seguir hábitos que tornem o seu carnaval mais sustentável. Sem deixar de parte a diversão, claro. Descubra agora algumas ideias que prometem tornar o seu Carnaval mais sustentável.

Carnaval Sustentável Missão Continente

4 ideias para um carnaval mais amigo do ambiente

  1. Opte por uma máscara sustentável

Alugar, reutilizar ou criar. Poderá escolher uma das ações, qualquer uma será mais económica e sustentável do que comprar um novo disfarce para os festejos deste ano. Existem lojas que alugam fatos de carnaval e certamente que tem conhecidos com os quais possa fazer uma troca de máscaras.

Se gosta de inovar, porque não dar asas à criatividade e fazer a sua própria máscara? Neste campo não há regras para o seu Carnaval sustentável, reutilize roupas, utilize acessórios que tenha por casa e recrie outros aproveitando materiais recicláveis.

  1. Faça tintas sustentáveis para a pele

Nem todas as tintas utilizadas para pintar a cara são biodegradáveis e alguns componentes podem poluir a água, agredindo o meio ambiente. Deixamos-lhe uma sugestão para fazer tinta grossa (parecida com as utilizadas para maquilhar palhaços), com ingredientes que certamente tem disponíveis na sua dispensa.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de margarina
  • Cinco colheres de sopa de amido de milho em pó
  • Uma colher de chá de farinha
  • Uma colher de café de vaselina
  • Corante alimentar

Preparação: Numa tigela misture a margarina, a vaselina e o corante. Adicione o amido e a farinha pouco a pouca e vá misturando até obter a textura desejada.

Ideia: para armazenar as tintas, utilize uma caixa de ovos vazia. As divisórias vão ajudá-lo a manter as cores separadas!

  1. Evite as purpurinas

Nem tudo o que brilha é ouro para o ambiente. Sabia que as purpurinas são compostas por micropartículas de plástico que ao irem parar ao mar ou rios matam milhares de organismo marinhos? A melhor forma de contrariar esta tendência é evitar o uso deste produto.

Caso insista em utilizar purpurinas, tenha atenção à remoção das mesmas. Quando as tiver a retirar da pele, coloque uma folha de papel de cozinha absorvente no ralo para que os resíduos fiquem retidos na mesma e não sigam para o cano.

  1. Crie confettis sustentáveis

Não há festejo sem confettis, nem mesmo num carnaval mais sustentável! A sugestão que lhe damos é bem mais divertida (e consciente) do que a convencional ida ao supermercado para adquirir estes produtos.

Só precisa de ir dar um passeio e recolher algumas folhas caídas de árvores, arbustos ou mesmo flores. Em casa, utilize um furador de papel para recortar as folhas em pequenos círculos e pronto, já tem os seus confettis sustentáveis preparados para serem atirados ao ar, sem o medo de espalhar resíduos que possam agredir o ambiente.

Nota: poderá substituir as folhas ou flores por restos de papel ou cartão que tenha em casa para colocar na reciclagem. Contudo, esta opção não é totalmente biodegradável.

 

Inspire-se nas ideias de decoração para o Halloween e para o Natal. Adapte-as ao seu Carnaval e torne-o mais sustentável.

 

Tome nota!

Combater a produção de lixo e optar por ideias mais amigas do ambiente é fundamental para a preservação do planeta e ainda vai poupar alguns gastos com isso. Através de escolhas simples e saudáveis, todos podemos fazer a diferença.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.