Decorações de Halloween sustentáveis e assustadoras? Conheça as sugestões que pode (e deve) seguir

Se não resiste a enfeitar a sua casa a preceito para o Halloween, mas fica preocupado com o desperdício e lixo que esta decoração pode gerar, temos a solução para acabar com os seus medos, sem perder o espírito. Este ano, todos vão ficar de boca aberta! Seja de susto ou admiração pela criatividade e sensibilidade para com o futuro do planeta.

A sustentabilidade é a inspiração para este Halloween. A ideia é ter em mente conceitos como a economia circular e reaproveitar materiais que ía descartar para criar as suas decorações sustentáveis, ao invés de ir comprar materiais específicos para preparar o seu Dia das Bruxas. A criatividade será a sua melhor aliada! Inspire-se nas ideias que partilhamos consigo e divirta-se, sem medos.

 

3 decorações sustentáveis de Halloween para a sua casa

Luzes de Natal LED, tecidos velhos e água de cozedura de beterraba. Estes são alguns dos produtos que pode aproveitar para transformar a sua casa num cenário digno de um filme de terror. Deixamos algumas inspirações que prometem combater o pesadelo do desperdício.

decoracoes sustentáveis halloween missão continente luzes

Luzes Fantasmagóricas

Materiais:

  • Conjunto de Luzes Natal LED
  • 1 Peça de Roupa ou Pano de cor branca que ia para o lixo
  • Tesoura
  • Marcador preto
  • Fita (ou restos finos de tecido)

 

Estenda o tecido velho e desenhe círculos com a ajuda de copo. Aproveite ao máximo o espaço do tecido. Recorte os círculos maiores e faça um furo no centro de cada círculo (por onde vai passar a lâmpada). Num dos lados, desenhe dois olhos e uma boca de fantasma.

Agora que já tem os seus fantasmas preparados, vamos colocá-los no conjunto de luzes. É importante que sejam luzes LED para garantir que não vão sobreaquecer. Para cada luz tem de ter um círculo recortado e cerca de 4 cm de fita. Passe a pequena lâmpada pelo pequeno orifício central do tecido, e aperte o tecido com um pouco de fita. Recorte os excessos de fita e repita o processo para cada lâmpada.

decoracoes sustentáveis halloween missão continente mascaras

Máscaras Recicláveis

Materiais:

  • Caixas de cartão
  • Fita cola
  • Tesoura
  • Marcadores

 

Recorte uma tira cartão de forma a que este dê a volta à sua cabeça, tapando todo o cabelo e cole as pontas. Desenhe 2 orifícios, para os seus olhos, e corte o interior. Use a sua imaginação e pinte uma cara assustadoras (um monstro, uma caveira ou até um zombie).

decoracoes sustentáveis halloween missão continente sangue

Sangue de desperdício

Sabia que pode fazer sangue falso através da água de cozedura da beterraba? Misture um pouco de cacau em pó e divirta-se a fazer ainda mais decorações para sua casa. Mas atenção, este “sangue falso” é amigo do ambiente, mas não é lavável e pode deixar marcas. Por isso, utilize apenas em materiais que não se estraguem.

Descubra outras decorações sustentáveis para o Halloween, estas são feitas com plástico reutilizado.

 

5 decorações sustentáveis para a mesa de Halloween

No Halloween, não há doçura sem travessura. Prepare um banquete assustadoramente saboroso e sustentável. Acrescente estas decorações simples às suas receitas, e torne-as sangrentas e de gritar por mais!

decoracoes sustentáveis halloween missão continente bolachas

Bolachas de Aveia Mumificada

Ingredientes:

  • 2 cháv. de aveia triturada (pode triturar flocos num robot de cozinha)
  • 1 cháv. de banana madura esmagada
  • 2 c. sopa de chia ou linhaça
  • 1 c. chá de canela

 

Preparação:  Numa tigela misture a aveia, a banana, as sementes e a canela até ficar uma pasta grossa. Coloque, com ajuda de uma colher, a massa em pequenos círculos num tabuleiro e leve ao forno por 15 minutos. Depois utilize chocolate derretido, doce ou frutos secos para desenhar caras assustadoras nas suas bolachas

Nota: E em vez de bolachas, pode usar a mesma criatividade em panquecas de banana amadurecida.

 

Senhor Batata Carbonizado

Ingredientes:

  • 1kg de batatas para assar
  • Azeite e Sal q.b

 

Preparação: Lave bem e espalhe as batatas num tabuleiro. Com uma faca, faça cortes que se assemelhem a uma cara. Tempere com um fio de azeite e sal e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.

Nota: Além de poder utilizar adaptar a ideia para outros legumes, torne esta receita ainda mais dramática com o uso de polpa de tomate para parecer sangue.

decoracoes sustentáveis halloween missão continente biscoitos

Biscoito de Unhas de Bruxa

Ingredientes:

  • 100 g de margarina
  • 50 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 vagem de baunilha
  • 300 g de farinha de trigo
  • 50 g de amêndoas para fazer as unhas

 

Preparação: Bata a margarina, açúcar, ovos e raspa da vagem de baunilha. Utilize a massa para moldar os dedos, fazendo pequenos cilindros e utilizando um garfo para marcas de dobras dos dedos. Coloque uma amêndoa para imitar a unha e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, até ficarem douradas.

Nota: Espalhe doce de morango, tomate ou cereja nos biscoitos, de forma a parecer sangue.

 

decoracoes sustentáveis halloween missão continente salsichas

Dedos quentes ensanguentados

Ingredientes:

  • 6 salsichas de soja
  • 6 pães de cachorro
  • Polpa de tomate

 

Preparação: Faça leves cortes nas salsichas de forma a desenhar as dobras e unhas de dedos humanos. Leve as salsichas ao forno apenas para dourar. Abra os pães de cachorro (podem ser pequenos cacetes também) e espalhe um pouco de polpa de tomate ou ketchup. Coloque as salsichas no centro dos pães e sirva.

decoracoes sustentáveis halloween missão continente cemitério

Cemitério apetitoso e estaladiço

Ingredientes (opção salgada)

  • Bolachas salgadas
  • Molho de soja ou molho teriyaki

Ingredientes (opção para doce)

  • Bolachas de canela retangulares
  • Chocolate derretido

 

Preparação: Desenhe cruzes e desenhos alusivos a campas de cemitério nas suas bolachas e use-as para decorar outra receita.

Nas opções salgadas, poderá decorar hummus de grão ou de beterraba, patés de azeitona, ou de frutos secos (manteiga de amendoim, caju, etc). Todas estas opções são saudáveis e têm cores fora do vulgar.

Mas se gosta mais de doces, poderá aproveitar um bolo de chocolate, de alfarroba ou uma mousse de chocolate para decorar com estas bolachas. Ou numa bebida quente, por exemplo, um galão com espuma de leite.

decoracoes sustentáveis halloween missão continente fruta 

Fruta da época do Halloween

As cores vibrantes das frutas (mesmo quando demasiado amadurecidas) fazem soltar qualquer criatividade, até a mais assustadora.

Dê personalidade à fruta em fim de vida, através de desenhos com chocolate derretido. Se não for consumir a casca, também poderá utilizar um marcador. Neste caso, basta desenhar caras aterrorizadas nas laranjas e tangerinas. Pode ainda tirar a parte superior da casa, vai parecer um cérebro à mostra.

 

Tome Nota!

É possível tornar os seus hábitos mais sustentáveis, mesmo em momentos de celebração. O planeta e o futuro agradecem-lhe, e claro, também vai notar a diferença na sua carteira. São só consequências positivas.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “(Re)aproveitar a fruta - I” e “Cozinha Circular” e prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor forma os ingredientes que tem em sua casa. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!