Arraial Santos Populares: a ser sustentável, todos os santos ajudam

Chegou o mês dos Santos Populares e com festividades a cada esquina, manter os seus hábitos sustentáveis pode parecer uma tarefa difícil. Mas não é! Siga as sugestões que temos para si e divirta-se.

Carregadas de hábitos e uma alegria especial, as festas dos Santos Populares já contam alguns séculos de tradição. Quanto à origem, se por um lado a celebração pressupõe a crença religiosa e afirmação do cristianismo através dos santos, por outro, sabe-se também que o mês de junho era mês de festividades e cultos de origem pagã associados ao solstício de verão, rituais de fertilidade e a época das colheitas.

Com o tempo, algumas tradições têm vindo a perder-se ou a adaptar-se aos novos hábitos sociais e culturais. Se noutra época a preocupação passava pela qualidade da colheita ou fertilidade e casório da população, hoje há uma tendência cada vez maior para assegurar a sustentabilidade dos festejos. Por este motivo, apresentamos sugestões para celebrar os Santos Populares de uma forma mais consciente. Afinal, seja em casa ou na rua, entre a marcha e o balão, ponha a sustentabilidade em ação.

Sugestões para um arraial sustentável em casa

Se prefere celebrar em casa, fique a saber que aqui os santos também se fazem com sustentabilidade. Através de pequenos gestos, a sua celebração fica não só mais económica, como muito mais amiga do ambiente.

Compre apenas o necessário

Faça uma lista do que precisa consoante o número de pessoas que vão estar presentes. Tenha um consumo consciente na ida ao supermercado e estabeleça estratégias que evitem o desperdício alimentar.

Opte por produtos certificados, de origem nacional e, se possível, local

Sardinhas, febras ou opção vegetariana? A resposta certa é de produção certificada e origem nacional. Depois, no prato, a preferência fica à escolha de cada um.

Inclua receitas sem produtos de origem animal na ementa

Experimente novos pratos e crie novas tradições. Porque não incluir algumas receitas sem carne ou peixe? Abra o leque de possibilidades entre a sua família e amigos.

Evite materiais descartáveis, como copos, pratos, talheres e decorações

Reduzir resíduos deve ser um dos seus maiores objetivos durante as festas dos Santos Populares. Em casa é mais fácil controlar alguns desperdícios, nomeadamente na utilização de utensílios descartáveis. Utilize a loiça que tem por casa, não tenha mais gastos para si e para o ambiente. Para evitar trocas de copos, marque cada um deles com uma caneta de acetato e, no final da festa, limpe com álcool.

Faça ou reutilize as suas próprias decorações festivas

Se tem elementos decorativos de outros anos, reutilize-os e evite gastos desnecessários. Se não tem, comece este ano por fazer os seus próprios enfeites, de preferência reutilizando materiais. Inspire-se nas ideias que partilhámos para o Carnaval, Halloween ou para o Natal, dê asas à sua criatividade e encha a sua casa de cor.

Promova a separação de resíduos durante o arraial

Há hábitos que devem ser mantidos, independentemente do contexto. Promova a separação de resíduos junto da sua família e amigos ao criar uma zona especifica (ainda que temporária) no seu arraial, com caixotes, para que os convidados possam colocar os resíduos separados e depois, encaminhar para a reciclagem.

Arraiais Santos Populares Sustentáveis Missão Continente

Comportamentos Sustentáveis para festas na rua

Se para si os Santos Populares devem ser celebrados na rua, não se esqueça de manter os seus hábitos sustentáveis.

Opte por uma mobilidade mais ecológica

A pé, de bicicleta ou transportes públicos, qualquer opção é melhor que levar o automóvel. Caso não seja possível, opte por partilhar o carro com alguém. 

Não deite (ou deixe) lixo no chão

As festas na rua são muito divertidas, mas também deixam um grande rasto de lixo. Tenha em mente que, também durante os Santos Populares, devemos manter hábitos ecológicos. No que toca aos resíduos, deve fazer a separação dos mesmos, sempre que possível.  

Reutilize o mesmo copo, durante toda a noite

Quem diz copo, diz qualquer objeto que possa ser reutilizado. Evite o desperdício e a produção de resíduos sem necessidade. Mantenha o seu copo ou prato por perto, descarte apenas quando já não for possível reutilizar.

Leve a sua garrafa de água reutilizável

Uma excelente forma de poupar (dinheiro e) o ambiente é levar a sua própria garrafa (reutilizável) com água. A sede é garantida, mas, sempre que possível devemos evitar bebidas que venham em packs individuais e embalagens descartáveis.

 

Tome Nota!

Alegria, cor e muita festa! Este ano, os Santos Populares contam com a sua ajuda para manter o espírito da sustentabilidade. Conheça algumas das boas práticas e iniciativas da Missão Continente e pratique-as.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as  Missões “Reciclar é Fácil – I e II” e “Uma garrafa para todas as sedes” e torne-se no Herói que o nosso planeta precisa.