Não sabe por onde começar? Estas Missões são destaque em Agosto

As temperaturas altas vão se sentido por todo o País e certamente que ainda tem alguns dias para descansar. Aproveite para se tornar um dos Heróis Missão Continente. Comece já as Missões “(Re)Aproveitar fruta amadurecida II” e “Começar o dia da melhor maneira II”, em destaque durante o mês de agosto.

Descubra em detalhe como pode contribuir de forma ativa para um futuro melhor, na página Heróis Missão Continente. Realize as Missões propostas, replique-as no seu dia a dia e comprove que os seus pequenos gestos podem mesmo ser o seu superpoder.

1 - “(Re)Aproveitar fruta amadurecida II”

Sabia que, um dos objetivos da ONU para 2030 é reduzir para metade o desperdício alimentar em todo o mundo? Todos podemos contribuir para esta conquista, basta ter em conta algumas estratégias de combate ao desperdício alimentar. Aproveitar fruta demasiado madura para, em vez de descartar, fazer receitas saborosas – por exemplo, para um lanche de praia - é o primeiro passo para um verão mais sustentável.

Nesta Missão, o desafio passa por preparar dois lanches, diferentes, em que utilize fruta demasiado madura (panquecas, bolo ou doces, aqui vale tudo, menos desperdiçar).

Ações:

  1. Identifique a fruta que tem em casa e que está prestes a estragar-se.
  2. Inclua neste grupo as frutas feias, tocadas e parcialmente apodrecidas.
  3. Retire as partes da fruta que já não estão comestíveis.
  4. Defina o que vai preparar para o seu lanche (panquecas, bolo e/ou smoothies).
  5. Pesquise algumas receitas com a fruta escolhida.
  6. Execute a receita e coma ou prepare para levar como merenda para o trabalho ou para o lanche da escola.

    Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, deverá submeter pelo menos 2 fotografias ou vídeos da fruta amadurecida utilizada e do lanche que preparou.

2 – Começar o dia da melhor maneira II

A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de começar o dia da melhor maneira: com um pequeno-almoço equilibrado. Saltar a primeira refeição do dia pode vir a ser sinónimo de uma maior sensação de sonolência ou fadiga, reduzindo o desempenho cognitivo e físico.

Nesta Missão terá de preparar (e comer) um pequeno-almoço saudável, durante uma semana. Vai ver como é simples preparar a primeira refeição do dia completa. Aproveite a semana de férias para criar este hábito saudável!

Ações:

  1. Consulte o Semáforo Nutricional, disponível em anexo nesta ação.
  2. Faça um plano semanal das suas refeições (pequeno-almoço).
  3. Faça uma lista dos ingredientes que precisa.
  4. Aproveite os excedentes ou produtos em fim de validade que tenha armazenados.
  5. Compre os ingredientes em falta.
  6. Faça, todos os dias, um pequeno-almoço equilibrado.

Depois de todas as ações terminadas (com sucesso!) vai sentir-se bem consigo mesmo, está no caminho certo para uma alimentação mais saudável. Submeta aqui as 5 fotografias das suas refeições, para comprovar a realização desta Missão. Deixe também o seu comentário.

Já viu as Missões em destaque nos meses anteriores? Janeirofevereiromarçoabrilmaio, junho e julho, se ainda não as concretizou, comece agora mesmo a construir um futuro melhor.