Já conhece as Missões que temos para si? Eis os destaques para março

Já conhece a “Cozinha Circular” e a “Uma refeição do coração - I”? Estas são as duas Missões em destaque este mês, desafios tão simples que vão fazê-lo querer adotar mais hábitos amigos do ambiente (e da carteira).

Prepare-se para ser um Herói! Na página Heróis Missão Continente vai descobrir com detalhe como pode contribuir ativamente para um mundo melhor. A sua participação é um verdadeiro superpoder.

Os seus pequenos gestos, quando replicados, vão fazer toda a diferença numa causa maior. Entre a doação e o aproveitamento de produtos excedentes ou em fim de validade, estas duas Missões, quando juntas, são a prova de que não precisa de esforços extra para ser mais solidário e combater o desperdício alimentar. Basta ser criativo e repensar algumas práticas que já tem enraizadas no seu quotidiano.

1. Cozinha Circular

O desperdício alimentar é um problema mundial, mas cuja solução esta também nos pequenos gestos e hábitos que tem em casa. 67% do desperdício mundial vem, precisamente, do ambiente doméstico.

Nesta Missão terá de elaborar uma receita com excedentes alimentares (sobras de outras receitas ou produtos em fim de validade) que, tradicionalmente, iriam para o lixo.

  • Faça um inventário de produtos em fim de validade e/ou sobras de refeições que tenha pelo frigorífico ou despensa;
  • Procure ou crie uma receita que inclua os ingredientes que escolher;
  • Faça uma lista dos produtos que precisa comprar para completar a receita (caso necessário) e compre-os;
  • Prepare a receita.

Para concluir esta Missão deverá submeter pelo menos uma fotografia ou vídeo do resultado da sua receita e indicar o ingrediente que iria para o lixo. Comece já a reduzir o desperdício de alimentos, complete esta Missão e transforme-a num hábito.

2. Uma refeição do coração – I

Sabia que Portugal é o segundo país menos solidário no mundo? O mesmo estudo aponta questões culturais e a falta de hábitos solidários como justificação para esta conclusão. Vamos contrariar esta tendência? Descubra como é simples.

Nesta Missão terá que preparar uma refeição para dar a um vizinho ou a um desconhecido que possa estar mais isolado ou com dificuldades de mobilidade. A refeição pode ser preparada especificamente para a realização desta Missão ou, poderá, simplesmente, ser aproveitada do seu almoço ou jantar para o qual cozinhou uma dose extra.

  • Identifique a pessoa que necessita de apoio;
  • Defina o prato a preparar e confecione-a;
  • Embale a dose a doar num recipiente próprio para conservação de alimentos;
  • Entregue a refeição, com uma nota a identificar os ingredientes utilizados.

Quanto terminar todas as ações disponíveis, submeta fotografias ou vídeos como prova da entrega da refeição. A sua sensação de missão cumprida não terá comparação à de gratidão de quem recebeu a refeição que precisava. Mantenha esta corrente de boas ações viva e em movimento, agora que sabe que, ser solidário é muito mais fácil do que o que parece.

 

Conheça também as Missões sugeridas em janeiro e fevereiro. Se ainda não as concluiu, esta é a motivação que lhe faltava.