Já conhece todas as Missões? Estas são destaque em julho

Agora que já entramos no verão, pode começar a planear as atividades para as férias. Porque não tornar-se num Herói? Comece já as Missões “Um passeio higiénico na floresta” e “Uma garrafa para todas as sedes - I”, em destaque durante o mês de julho.

Descubra em detalhe como pode contribuir de forma ativa para um futuro melhor, na página Heróis Missão Continente. Realize as Missões propostas, replique-as no seu dia a dia e comprove que os seus pequenos gestos podem mesmo ser o seu superpoder.

1 - Um passeio higiénico na floresta

Conhecidas como o pulmão da Terra, as florestas têm vindo a sofrer muito com a poluição e desflorestação. A FAO avança que, embora o ritmo de desflorestação esteja a abrandar, entre 2015 e 2020 perderam-se 10 milhões de hectares por ano. A poluição é um dos problemas.

Nesta Missão terá de fazer uma caminhada de 30 minutos, num espaço não habitacional (um pinhal, uma mata ou uma floresta, por exemplo) e apanhar o lixo que encontrar e colocar no lixo e/ou ecoponto para o efeito. 

Ações:

  1. Identifique uma zona florestal para dar o seu passeio (poderá ser numa mata, um pinhal, por exemplo).
  2. Agende o dia ideal para uma caminhada de, no mínimo, 30 minutos.
  3. Prepare calçado e vestuário confortável para a caminhada.
  4. Prepare também umas luvas e sacos para a recolha de lixo.
  5. Não se esqueça de levar a sua garrafa com água.
  6. Dê início ao seu passeio.
  7. Apanhe os resíduos (não perigosos) que encontrar ao longo do caminho.
  8. No final, faça a separação o dos resíduos e coloque-os no ecoponto certo. Em anexo a esta Missão está um documento explicativo para a separação correta de resíduos que poderá consultar ou descarregar.
  9. Observe a paisagem: está ainda mais maravilhosa do que quando chegou.

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, submeta fotografias ou vídeos do local e do lixo que apanhou durante o seu passeio. Deixe-nos um comentário e partilhe como foi a sua experiência.

 

2 – Uma garrafa para todas as sedes – I

O plástico, quando mal utilizado ou descartado incorretamente, contamina solos, rios e oceanos, como consequência até já entrou na nossa cadeia alimentar. Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, por isto, o consumo deste material deve ser repensado. Como? Através de pequenos hábitos, como reutilizar o plástico de forma criativa, promover a separação de resíduos para reciclagem e, por exemplo, priorizar a escolha de um garrafa reutilizável, em vez das descartáveis.

Nesta Missão o desafio é optar pela utilização de uma garrafa reutilização, para beber água, diariamente, durante 1 (uma) semana.

Ações:

  1. Adquira uma garrafa reutilizável - não reutilize as garrafas de plástico descartável, estas não estão preparadas para serem reutilizadas.
  2. Prefira uma garrafa com capacidade igual ou superior 500 ml - quanto maior a garrafa, menos viagens para a encher.
  3. Opte por uma garrafa que corresponda à sua necessidade de reutilização, há produtos para bebidas quentes também.
  4. Antes de utilizar pela primeira vez, lave-a conforme indicado na embalagem.
  5. Leve a garrafa (já com água) para o trabalho, escola, ginásio ou para um passeio, por exemplo.
  6. Encha a garrafa com água várias vezes ao dia - deve consumir cerca de 2l de água por dia.
  7. Beba água.
  8. No final do dia, despeje o restante, passe o recipiente por água corrente e coloque a secar para o dia seguinte.
  9. Na manhã seguinte, não se esqueça da sua garrafa!
  10. Repita as ações 5, 6, 7, 8 e 9 durante uma semana.

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, submeta pelo menos 2 fotografias ou vídeos que comprovem a reutilização de uma garrafa própria para o efeito e partilhe como correu esta pequena mudança.

Conheça também as Missões sugeridas em janeirofevereiromarçoabril, maio e junho. Se ainda não as concretizou, comece agora mesmo a construir um futuro melhor.