Já conhece as Missões que temos para si? Eis os destaques para maio

Em maio celebramos a biodiversidade com as Missões “Passeio higiénico à beira mar” e “Semear para depois comer”. Preparado para proteger o futuro da biodiversidade com os seus pequenos gestos?

Os seus gestos são o seu superpoder: quando replicados, vão fazer toda a diferença numa causa maior. Proteja o ambiente ao mesmo tempo que ajuda a sua comunidade, com as duas Missões que lhe apresentamos agora e prepare-se para ser um Herói! 

Aceda à página Heróis Missão Continente para descobrir com detalhe como pode contribuir ativamente para um mundo melhor e celebre o Dia Internacional da Mãe Terra.

1 - Passeio higiénico à beira mar

Mudanças climáticas, poluição, perda de habitats e a exploração excessiva de espécies marinhas são algumas das preocupações de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, que revelam a pressão em que se desenvolve a biodiversidade marinha.

Nesta Missão, terá de fazer uma pequena caminhada de 30 minutos, recolher o lixo com o qual se cruzar e colocar no ecoponto correto. O objetivo é promover a limpeza de espaços comuns tendo em mente a separação dos resíduos e a proteção do futuro da biodiversidade.

  1. Identifique o local perto do mar ou rio para dar o seu passeio (poderá escolher também um riacho, lagoa ou praia fluvial);
  2. Agende o dia ideal para um passeio de 30 minutos;
  3. Prepare calçado e vestuário confortável para a caminhada;
  4. Prepare também umas luvas e sacos para a recolha de lixo;
  5. Dê início ao seu passeio;
  6. Apanhe os resíduos (não perigosos) que encontrar ao longo do caminho e coloque no saco;
  7. No final, faça a separação dos resíduos e coloque-os no ecoponto;
  8. Observe a paisagem: está ainda mais bonita do que quando chegou.

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, submeta fotografias (ou vídeos) do local e do lixo que apanhou durante o seu passeio.

 

2 - Semear para depois comer

Produzir os produtos que come traz muitos benefícios para si e para o ambiente e são precisos apenas 3 passos para ter uma horta.

Nesta Missão será desafiado a criar uma pequena horta em casa. Em terreno, no terraço, na varanda ou na cozinha poderá escolher semear vegetais ou simplesmente algumas aromáticas.

  1. Identifique o local onde vai colocar a sua horta;
  2. Faça uma lista com o material que necessita;
  3. Escolha o que vai semear ou plantar;
  4. Deite as sementes na terra ou plante conforme indicado no documento de apoio (disponível para consulta, depois de começar a Missão);
  5. Regue;
  6. Fique atento às necessidades da sua nova horta;
  7. Divirta-se.

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, submeta uma fotografia ou vídeo que mostra a sua nova horta.

Conheça também as Missões sugeridas em janeirofevereiromarço e abril. Se ainda não as concretizou, comece agora a construir um futuro melhor.