Alimentos

Menu para uma Ceia de Natal Portuguesa: os melhores pratos na sua mesa

Desde entradas a sobremesas, conheça as nossas sugestões de pratos para servir uma Ceia de Natal tipicamente portuguesa!
Menu para uma Ceia de Natal Portuguesa

Atualizado a 27/11/2024

Percorremos o país de Norte a Sul à procura das melhores receitas para uma Ceia de Natal à portuguesa. Renda-se aos encantos da nossa gastronomia e tenha uma Ceia de Natal como manda a tradição.

1. Jantar de Natal típico do Minho e Douro


O Minho é uma região de enorme riqueza gastronómica, e a Ceia de Natal só podia estar repleta com as melhores iguarias. Tome nota das nossas sugestões para entradas, prato principal e sobremesas de Natal.

Entradas de Natal


Faça as honras da Ceia de Natal com apetitosas entradas de frutos secos natalícios. Coloque umas tacinhas com estes petiscos, e junte uma tábua de queijos e enchidos nacionais. Experimente ainda incluir alguns dos queijos premiados no World Cheese Awards.

Estas entradas são perfeitas para abrir o apetite e alimentar a conversa até que o prato principal fique pronto.

Prato principal para a Ceia de Natal


O polvo à lagareiro é um dos pratos mais confecionados para a ceia ou almoço de Natal. Bem regado com azeite virgem extra, torna o jantar de Natal ainda mais saboroso. Também poderá surpreender com cataplana de polvo ou feijoada de polvo, para uma Ceia de Natal deliciosa. Ambos harmonizam bem com este Albenaz Jardim Secreto Premium DOC Vinho Verde Branco.

No Continente, encontra polvo congelado capturado em águas portuguesas.

Para o dia seguinte, o cabrito assado no forno é uma refeição tradicional e irresistível.

Sobremesas de Natal


A aletria é uma das sobremesas de Natal mais apreciadas, com massa cozida em leite com açúcar, casca de limão e um pau de canela. Esta sobremesa pode ser ainda mais natalícia se no final polvilhar com canela em pó formando desenhos, como estrelas ou árvores de Natal.

As rabanadas são outro dos doces preferidos desta época. Prepare-as como manda a tradição: com fatias de pão cacete mergulhadas em leite, vinho ou água e envoltas numa mistura de açúcar e canela. O aroma que deixam no ar é reconfortante e sinónimo de Natal.

Para harmonizar, este Vinho do Porto Martha's Legacy 10 Anos com sabor de frutos secos, como passas e damascos, é uma boa escolha. Tem ainda notas de chocolate amargo e um toque de madeira.

2. Jantar de Natal típico do Alentejo


A cozinha alentejana é riquíssima em paladares e sempre esteve ligada aos produtos do campo. A partir de ingredientes muito simples criaram-se pratos cheios de sabor, como estes.

Entradas de Natal


O pastel de bacalhau é um dos grandes embaixadores da região. Dourados, ligeiramente crocantes por fora e cremosos por dentro, ficam bem em qualquer mesa de Natal e satisfazem o apetite de toda a família antes do prato principal. Para uma apresentação mais arrojada, experimente pastéis de bacalhau com queijo da serra.

Prato principal para a Ceia de Natal


O bacalhau cozido é o prato de eleição para a noite de Consoada. Cada lasca branca e firme, bem regada com azeite, é acompanhada com batata cozida, couve portuguesa, cenoura e ovo. Pode optar pela receita clássica de bacalhau para a sua Ceia de Natal, ou acrescentar um toque de criatividade com outras versões. Harmonize este prato com um bom vinho branco, como o Tapada das Lebres Verdelho Regional Alentejano.

Não se esqueça de guardar as sobras para fazer uma deliciosa roupa velha. Passe pela nossa peixaria e leve bacalhau de elevada qualidade e sabor autêntico. 

Em alternativa, prepare borrego assado no forno ou ensopado de borrego à moda antiga. Delicie-se com a maciez da carne cozinhada lentamente, servida com fatias de pão frito ou torrado e batatas. O vinho tinto Anas Sobroso Reserva DOC Alentejo com notas de frutos vermelhos, especiarias e cacau harmoniza na perfeição.

Sobremesas de Natal


O arroz-doce é outra sobremesa de Natal que não pode faltar na sua Consoada. Macio, de textura aveludada e reconfortante, é tradicionalmente confecionado com arroz branco, leite, açúcar e canela.

Experimente a nossa receita de arroz-doce cremoso, ou se quiser uma opção fora da caixa, espreite a receita de quinoa doce. Complete com sonhos, uma sobremesa leve, com uma textura estaladiça mas fofa.

Para harmonizar, escolha um vinho equilibrado como o Venâncio Costa Lima Reserva da Família Moscatel Roxo de Setúbal, vencedor da Medalha de Ouro nos Prémios Uva de Ouro 2021.

3. Jantar de Natal típico do Algarve


Do Sul chegam-nos várias sugestões irresistíveis para a Ceia de Natal.

Entradas de Natal


O marisco é um dos pontos fortes do Algarve e é sempre bem-vindo no Natal. Sugerimos a prática e deliciosa receita de camarões ao alho, com sabor intenso e rápida de preparar. Experimente também o camarão frito com casca, alho e limão, para todos petiscarem enquanto aguardam pelo prato principal.

No Continente encontra uma grande variedade de marisco para tornar as suas entradas de Natal ainda mais especiais. Desde camarão da costa já cozido e pronto a colocar na mesa, ao camarão selvagem de Moçambique ultracongelado, passando pelo miolo de gamba rosa selvagem de Moçambique e o tradicional camarão tigre selvagem.

Em alternativa pode servir este lavagante cozido, pernas de caranguejo real ou até lagosta selvagem de Moçambique.

Para harmonizar pratos de marisco, o Espumante Villa De Corgos Rosé Regional Beira Atlântico Bruto, frutado e de frescura moderada, é uma boa escolha.

Prato principal


O peru recheado é um prato muito apreciado na Ceia de Natal nesta região e uma autêntica arte de sabores e aromas. Experimente a nossa receita de peru recheado ou de peru assado no forno.

Para harmonizar este prato, um vinho tinto frutado e complexo, com notas de especiarias, como o Talabira do Algarve Premium Regional Algarve é uma boa opção.

Sobremesas de Natal


Uma das sobremesas de Natal mais apreciadas no Algarve é o bolo de mel com especiarias — fofo, macio e tão saboroso que será difícil comer só uma fatia. Tem ainda a particularidade de se conservar durante bastante tempo. A Tarte de Amêndoa também é uma opção deliciosa, com uma base crocante e amêndoas caramelizadas.

O vinho da Madeira Contemporal DOC Meio Doce, com notas de melaço e caramelo e vencedor da Medalha de Ouro nos Prémios Uva de Ouro 2023, harmoniza na perfeição com estas sobremesas.

Por fim, as estrelas das sobremesas de Natal: o Bolo Rei e o Bolo Rainha. Fazê-los em casa pode ser trabalhoso, mas vale a pena, sobretudo se apreciar iguarias caseiras. Guarde a nossa receita de bolo-rei tradicional, e espreite também a preparação do bolo-rainha.

Se ainda não conhece, experimente a seleção de bolos-rei do Continente, onde encontra dos sabores mais tradicionais aos mais inovadores, como o bolo-rei de pistácio e framboesa, de framboesa e mirtilo, de figo e noz ou de chocolate e avelã.
Agora que já conhece os pratos típicos de Natal das regiões do nosso país, aproveite esta lista e maravilhe toda a família na Ceia de Natal. E porque não misturar uma ou outra sugestão e preparar um menu de tradições diversificadas? Não deixe de espreitar também todas as nossas receitas para a sua Consoada.

Encomende a sua Ceia de Natal portuguesa no Continente


Se o tempo for escasso e preferir estar mais disponível para a família e amigos nesta época especial, deixe nas nossas mãos a confeção do seu jantar de Natal. Pode facilmente encomendar a sua Ceia de Natal apenas com um clique, e ter à sua porta as refeições confecionadas a partir dos melhores ingredientes portugueses, com a mestria dos nossos cozinheiros.