
A Páscoa é uma época de celebração em família, mas também pode ser sinónimo de excesso e desperdício. Entre ovos de Páscoa, decorações e presentes, é fácil ficar preso ao consumismo e esquecer as boas práticas do consumo responsável. No entanto, com algumas dicas simples, é possível ter uma Páscoa mais sustentável, que seja boa para o planeta e até para a sua carteira.
7 dicas para uma Páscoa mais sustentável:
-
Escolha ovos de Páscoa sustentáveis
Os ovos de chocolate são um elemento básico da celebração com os mais novos, mas muitas opções contêm excesso de embalagem, muitas vezes com materiais não sustentáveis, como o plástico. Para reduzir o desperdício e desempenhar uma escolha mais sustentável e consciente, opte por produtos pouco embalados e de comércio justo. Poderá ainda fazer os seus próprios ovos de chocolate, derretendo o chocolate e utilizando moldes ovais. Dê um toque extra adicionado alguns frutos secos.
-
Reduza o desperdício alimentar
Seja durante as refeições em família ou mesmo em casa, tenha em conta estratégias para evitar o desperdício alimentar. Planeie as suas refeições com antecedência, seja um consumidor responsável na ida ao supermercado e reaproveite os excedentes para marmitas e lanches ou ofereça a alguém que necessite.
-
Use a criatividade, reutilize decorações
Coelhinhos, ovos e muitas flores, as decorações da Páscoa são muito divertidas, mas podem criar muitos resíduos. Em vez de comprar novas decorações todos os anos, opte por decorações reutilizáveis que podem ser armazenadas e utilizadas novamente no próximo ano. Além disto, poderá fazê-las você mesmo, com excedentes ou reutilização de materiais. Algumas opções sustentáveis incluem materiais naturais, tais como madeira e flores secas ou artigos velhos como vasos de pedreiro e cordel. Inspire-se nas sugestões para o Halloween, Carnaval e para o Natal, por exemplo, e adapte a esta época!
-
Ofereça presentes sustentáveis
Se tem por hábito oferecer presentes na Páscoa, este ano, em vez de comprar presentes como brinquedos e bugigangas, considere oferecer lembranças sustentáveis, tais como garrafas e sacos reutilizáveis. Outra opção é fazer os seus próprios presentes: inspire-se nestas ideias para o Dia do Pai, o Dia da Mãe, o Dia da Criança e mesmo para o Natal.
-
Celebre com o local (e da época)
A escolha de comprar alimentos e produtos da época e de origem local pode reduzir significativamente a sua pegada ecológica e ter benefícios na sua saúde. Apoie artesãos, pequenas empresas, produtores e agricultores locais, comprando produtos sazonais para consumir ou oferecer na sua Páscoa sustentável.
-
Descarte os resíduos de forma responsável
O descontrolo no consumo pode levar a um aumento de produção de resíduos. Para reduzir o seu impacto sobre o Ambiente, reduza e descarte os resíduos de forma responsável. Reutilize sempre que possível, recicle o máximo de materiais e considere a compostagem de restos de comida e outros excedentes orgânicos.
-
Considere celebrações alternativas
Considere formas diferentes e fora da norma de celebrar a Páscoa. Organize um jantar solidário e apoie uma causa, agende um passeio pela natureza para falar sobre o Ambiente, ou junte a família e num dia de voluntariado na sua comunidade.
Ter uma Páscoa sustentável não significa sacrificar a diversão ou a celebração. Com um pouco de planeamento e decisões mais conscientes, é possível desfrutar desta época e reduzir o seu impacto no Planeta.
Tome Nota!
Optar por ovos de Páscoa sustentáveis, reduzir o desperdício alimentar, ou apoiar empresas locais: há muitas maneiras de ter uma Páscoa mais sustentável. Saiba mais sobre sustentabilidade e conheça algumas das iniciativas e boas práticas levadas a cabo pela Missão Continente para um futuro mais sustentável.