Páscoa sustentável: temos 9 ideias simples e criativas

As quadras festivas não têm de ser sinónimo de exageros. Este ano, escolha ter uma Páscoa sustentável. Mais amiga do planeta, da sua saúde e da carteira.

crianças a pintar ovinhos para a páscoa

Os dias mais compridos já anunciam a celebração mais querida desta primavera. Entre coelhinhos e ovos, amêndoas e folares, decorações e presentes, já parou para pensar no quanto as suas escolhas impactam o ambiente? Este ano queremos contribuir para uma Páscoa sustentável em todas as casas.

Já todos sabemos que quadras comemorativas quase sempre significam exageros e desperdício. Afinal, durante as festas é mais fácil ceder ao consumismo e esquecer das boas práticas do consumo responsável. Mas com algum planeamento e uma dose de criatividade, é possível celebrar de forma mais amiga do planeta e da carteira. 

Ao preparar o convívio com a família, siga as nossas dicas e aceite esta missão connosco.

9 boas formas de ter uma Páscoa mais sustentável

Desde a decoração à compra dos doces, sem nos esquecermos da refeição com a família, as escolhas mais sustentáveis são possíveis. Tudo depende do quanto está disponível para adaptar as tradições. Venha connosco e descubra sugestões descomplicadas e mais saudáveis de celebrar a quadra com mais consciência - mas nem por isso de forma menos divertida.

1. Ofereça chocolates e prendas mais sustentáveis

menina a cortar tecido para embrulhar ovos de páscoa

Os ovos de chocolate não ficam de fora da celebração Pascal, mas podemos fazer escolhas mais conscientes de consumo. Na altura de fazer as suas compras, dê preferência às embalagens mais sustentáveis. 

Produtos de comércio justo, pouco embalados e com menos plástico são opções mais amigas do ambiente. Em alternativa, poderá confecionar os seus próprios ovos temáticos. Basta derreter chocolate e utilizar moldes, podendo dar um toque extra e gourmet com diferentes recheios. 

Para quem segue a tradição de oferecer prendas na Páscoa, é boa ideia considerar opções de lembranças mais sustentáveis. Arranjos florais, garrafas e sacos reutilizáveis são ótimas escolhas, mas também pode criar os seus próprios presentes.

2. Compre produtos certificados

Os doces não estão proibidos nesta quadra, mas pode tornar este consumo mais equilibrado se der preferência a produtos com certificação UTZ. Esta certificação, que abrange o cacau, o café e o chá, tem como objetivo garantir uma produção agrícola e um fornecimento sustentável, que não explora mão de obra nem prejudica o meio ambiente, respeitando as regras do comércio justo.

3. Fuja ao desperdício alimentar

Há estratégias simples de combater o desperdício alimentar, tão comum nas alturas de festas. Opte por planear as refeições em família antecipadamente e crie uma lista consciente dos ingredientes que vai precisar. Ao chegar ao supermercado, siga a lista e seja um consumidor responsável. 

Se vai levar as crianças, não se esqueça de estabelecer limites sobre o que podem ou não levar para casa. Sobrou comida dos almoços e jantares festivos? Reaproveite os excedentes para preparar os lanches e marmitas dos dias seguintes, ou faça uma doação a quem precisa. 

4. Experimente um menu vegan

Nesta Páscoa, que tal deixar de lado as carnes, peixes e tantos outros produtos de origem animal e apostar em opções de receitas vegetarianas? E não precisa de perder pitada de sabor!  

À mesa, uma refeição rica em nutrientes e com baixo impacto ambiental é a melhor opção. Partilhe com a família receitas deliciosas, como um risoto de cogumelos e espargos, ou de curgete e nozes, um dahl de lentilhas ou um empadão de batata-doce e espinafres. Para adoçar, há bolo de chocolate e cheesecake vegan, é só escolher. 

Sabia que adotar uma dieta balanceada e incluir refeições à base de alimentos vegetais (plant-based) pode ajudar a combater as mudanças climáticas? Ao evitar o consumo de carne, promove-se um uso eficiente de recursos energéticos e a redução da emissão de gases efeito estufa. Não precisa de fazer mudanças drásticas, mas já ajuda se conseguir reduzir o consumo.

5. Organize uma caça aos ovos mais amiga do planeta

crianças a caçar ovos de páscoa no relvado

A tradição de Páscoa mais esperada pelos mais novos pode ser sustentável se usar a criatividade. Os ovos de chocolate que compramos levam-nos ao consumo excessivo de embalagens (e de açúcar). Por isso, que tal usar ovos cozidos decorados com a ajuda dos mais novos? Reutilize material reciclável ou excedente que tenha em casa, como folhagens e flores, fitas e botões, canetas e tintas. Soltem a imaginação e divirtam-se. Não se esqueça que os ovos podem ser aproveitados para as refeições, para haver zero desperdício.

6. Reaproveite ou crie decorações sustentáveis

Coelhinhos, flores e muitos ovos! Se gosta de decorar a casa para as festas, há formas de conseguir uma decoração ‘mais verde’. Reaproveite decorações passadas para não gerar mais resíduos ou, se não as tiver, use a criatividade para construir as suas próprias peças. 

Envolva os mais pequenos nos processos decorativos e transforme tudo numa grande brincadeira. Pode imprimir desenhos de coelhos e ovos da internet para pintarem juntos e depois usar os próprios desenhos na decoração. Assim, além de deixar a casa colorida para a Páscoa, passam bons momentos em família.

Não se esqueça que é de pequenino que torce o pepino. Eduque-os para a sustentabilidade, explicando a importância de fazer escolhas amigas do ambiente. 

7. Celebre com produtos locais e da época

Se optar por comprar produtos da época e de origem local vai reduzir a sua pegada ecológica e ter mais benefícios para a sua saúde. Para consumir ou oferecer a quem mais gosta, nossa sugestão é que escolha produtos sazonais de artesãos, pequenas empresas, produtores e agricultores locais.

Consulte o calendário de sazonalidade da Deco Proteste e descubra as fruta e vegetais que deve preferir.

8. Celebre de forma consciente

Deixem de lado os ecrãs e desliguem as consolas de videojogos. Nesta Páscoa, considere formas alternativas e menos tradicionais para viver as celebrações. Pode levar a família para viver um dia de voluntariado, apoiar uma causa com um almoço ou jantar solidário, ou organizar uma caminhada com vista para a natureza enquanto falam sobre formas de preservar o planeta

Com decisões mais conscientes todos podem desfrutar da quadra com diversão, mas de olhos postos no futuro do ambiente e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade económica. 

9. Recicle

ovos de páscoa decorados com materiais reciclados

As quadras festivas são momentos para ter mais atenção ao descarte de resíduos. Por isso, seja responsável e recicle o máximo de materiais, reutilize sempre que possível e considere a compostagem dos excedentes orgânicos e restos de comida. 

Não se esqueça: ao desembrulhar as prendas e doces da Páscoa, separe os materiais das embalagens e deposite cada um no ecoponto certo. Papel e cartão devem ser colocados no azul, enquanto o plástico e o metal devem ir para o ecoponto amarelo. Veja aqui bons exemplos:

  • Muitos dos ovos de chocolate vêm embrulhados O papel metalizado que envolve os ovos de chocolate é para ser colocado no ecoponto amarelo.
  • O mesmo vale para as embalagens de plástico, dos ovos e das amêndoas tradicionais da Páscoa: o seu destino é o ecoponto amarelo.
  • Costuma preparar o tradicional folar da Páscoa? O cartão que compõe a caixa dos ovos tradicionais, o saco do açúcar e o da farinha devem ser colocados no ecoponto azul. Já a embalagem do leite deve seguir o caminho do ecoponto amarelo.

Comece já a planear as comemorações e divirta-se enquanto constrói um futuro mais saudável e equilibrado para todos.

Acompanhe as novidades da Missão Continente sobre sustentabilidade e conheça algumas das iniciativas e boas práticas que levamos a cabo para um futuro melhor.