Regresso à rotina de herói? Eis as Missões em destaque para setembro

É altura de regresso às aulas, ao trabalho e às rotinas mais comuns, mas o bom tempo ainda convida a sair de casa. Em setembro, as Missões em destaque são “Um passeio de “cãopanhia” e “Um saco para todos os dias I”. Conheça-as neste artigo.

Contribua de forma ativa para um futuro melhor, tornando-se num dos Heróis Missão Continente. Realize as Missões propostas, replique estas boas ações no seu dia a dia e comprove que os seus pequenos gestos podem mesmo ser o seu grande superpoder.

Este mês faça a diferença, reutilizando um saco na ida às compras e proporcionando um passeio a um animal de canil ou estimação de alguém com mobilidade reduzida ou falta de tempo.

1 – “Um passeio de “cãopanhia”

Sabia que, em 2021, foram recolhidos mais de 43 mil animal por canis e gatis? Isto representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Muitos dos locais que recolhem estes animais estão sobreolhados e dependentes de ajuda de voluntários. prepare-se para ser um Herói, levando a passear ou fazendo companhia a alguns destes amigos.

Nesta Missão terá de trata e/ou passear um animal de canil ou de companhia de um familiar, amigo ou vizinho, pelo menos uma vez. 

Ações:

  1. Identifique uma pessoa, canil ou associação de proteção animal que necessite da sua ajuda para passear ou tratar dos animais.
  2. Procure na sua agenda os melhores dias e horários para esta atividade. Considere passeios ou visitas de (pelo menos) 30 minutos.
  3. Ofereça a sua ajuda e agilize – com o beneficiário – qual o melhor dia e horário para o passeio ou visita.
  4. Vá até à associação/canil ou reúna-se com o dono do animal a passear e tente compreender a personalidade do seu “cãopanheiro”.
  5. O “cãopanheiro” não tem de ser um cão. Compreenda as necessidades do dono ou associação para cada animal.
  6. Opção sem passeio: visite o novo amigo, passe algum tempo com ele, deixe água fresca, reponha a alimentação e deixe-lhe um miminho para a sua ausência (um brinquedo ou uma guloseima)
  7. Opção com passeio: organize o percurso, dificuldade e tempo para o passeio, tendo em conta as necessidades e o perfil do animal (idade, saúde, energia, preferências)
  8. Tenha em conta a possibilidade de levar alguns biscoitos ou brinquedos, com a autorização da associação ou detentor.
  9. Coloque a coleira e trela e nunca a tire (ou largue), durante o passeio.
  10. Passeie o cão durante o tempo necessário para o animal fazer as suas necessidades e ainda desfrutar do ar livre. Vá até a um jardim, parque, parque para cães, há imensas opções.
  11. Não se esqueça de apanhar os dejetos do animal – utilize um saco específico para o efeito ou um saco de material orgânico e coloque no lixo indiferenciado.
  12. Aproveite também o tempo para se divertir com o seu novo cãopanheiro, com uma bola, brinquedos e até alguns biscoitos para recompensar o bom comportamento.
  13. Respeite a personalidade do animal – não insista na confraternização com outros animais ou pessoas, não puxe a trela com força.
  14. Entregue o seu novo “cãopanheiro” ao canil ou à casa onde vive, dê-lhe água e agende já o próximo passeio!

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, terá de submeter pelo menos duas fotografias e/ou vídeo do animal que acompanhou e do passeio que deram.

 

2– “Um saco para todos os dias”

Sabia que, depois dos cigarros, os sacos de plástico leves são o resíduo mais encontrado à superfície do mar? Em 2015 foi imposta uma lei em Portugal que obriga a que os sacos de plástico nos supermercados, sejam pagos. Desde aí temos vindo a melhorar o nosso desempenho ambiental, mas ainda há muito caminho a fazer. Comece já hoje a fazer a sua parte e use o mesmo saco para todos os dias de compras!

Nesta Missão terá de optar por sacos reutilizáveis das próximas vezes que for às compras.

Ações:

  1. Faça a sua lista de compras.
  2. Prepare alguns sacos que tenha guardados.
  3. Recolha os suficientes para suportar as suas compras.
  4. Dobre-os e leve-os consigo.
  5. Faça as suas compras.
  6. Depois de pagar, leve os produtos para casa nos seus sacos reutilizados.

Para concluir esta Missão e comprovar a sua realização, deverá submeter fotografias e/ou vídeos das suas compras em sacos reutilizados. 

Já viu as Missões em destaque nos meses anteriores? Janeirofevereiromarçoabrilmaio, junho e julho, se ainda não as concretizou, comece agora mesmo a construir um futuro melhor.