Heróis Missão Continente: “um projeto de todos e para todos”

É assim que Nádia Reis, head of PR, Brand Activation and CSR na Sonae MC, descreve o projeto Heróis Missão Continente. A ideia inicial passava por encontrar uma forma de dar mais notoriedade às iniciativas da Missão Continente e assegurar um maior envolvimento cívico das pessoas. O desafio foi proposto pela Buzzbit que, como explica Mário Alcântara, responsável pela agência de marketing estratégico, encontrou na implementação de uma mecânica gamification , um formato semelhante a um jogo, ideal para não só apresentar as “diversas ações que decorrem durante o ano”, mas também incluir as pessoas e as suas histórias nestas práticas associadas à sustentabilidade e responsabilidade social.

Um movimento grassroots

O movimento grassroots assenta na ideia de que as pequenas práticas individuais geram a mudança no todo, ou seja, ações locais podem influenciar não só o local, mas também o regional, nacional e mesmo mundial. “Grassroot também pode ter uma conotação de comunidade, onde as pessoas trabalham juntas por um propósito comum”, explica Mário Alcântara.

Tendo por base estes ideais, o projeto Heróis Missão Continente procura incentivar as pessoas a desenvolverem ações positivas e gratificantes, através de pequenos gestos individuais que podem fazer toda a diferença no futuro das suas vidas e comunidades. “Um projeto democrático para todos os portugueses, com as suas diferenças de gostos e as várias formas de ajudar existentes entre todos nós”, conclui Mário Alcântara.

Através do site Heróis Missão Continente, os utilizadores são desafiados a completar missões simples, assentes nos pilares de atuação da marca: Planeta, Pessoas e Alimentação. A soma destas participações individuais resulta numa mudança de hábitos que visa uma comunidade mais sustentável e solidária. O esforço de cada um, após terminar uma missão, é reconhecido com a “entrega” de um crachá especial digital ou com a subida de nível. Todavia, o verdadeiro prémio é a atuação deste “herói” como agente transformador da sociedade, ativo na construção de um amanhã melhor para todos e “contagiar” outros a fazê-lo também.

As Jornadas dos (nossos) Heróis

De forma a dar uma maior força e visibilidade a esta mensagem, tornou-se essencial conseguir contar uma história capaz de mobilizar as pessoas. A Adagietto deu a resposta a este desafio com a criação de documentários curtos que mostram os esforços solidários que diversos colaboradores Sonae MC, através de pequenos gestos, desenvolvem no seu quotidiano.

“Captar a sua essência. Levá-las, através de uma conversa, a mostrarem aquilo que realmente são”, desenvolve Miguel Moreira Rato, CEO da Adagietto. O objetivo passou por celebrar o “verdadeiro impacto que estes heróis da vida real têm no dia a dia da sua comunidade”.

Nestes documentários, é contada a história e o esforço solidário de sete colaboradores:

  • Eugénia Simões, responsável pela secção de Bazar do Continente Modelo do Barreiro;
  • Helena Conceição, Supervisora de Caixas do Continente Modelo de Setúbal;
  • Ana Cláudia, colaboradora no departamento de Recursos Humanos do Continente Vasco da Gama;
  • Rita Matos, Diretora de Unidade de Negócio da Mercearia Doce do Continente;
  • Luís Cruz, responsável pela área de operações da logística da Sonae MC;
  • Paula Gomes, colaboradora na área de Responsabilidade Social do Continente; e
  • Cristina Cruz, responsável pelo departamento de Desenvolvimento de Produtos Não Alimentares do Continente.

“Quem assistir vai querer conhecer mais este projeto dos Heróis e vai querer, certamente, participar de qualquer maneira”, acrescenta Miguel Moreira Rato, enaltecendo a importância dos pequenos gestos.

Sendo certo que a palavra “herói”, por si só, tem uma conotação bastante pesada (muito associada a personagens audazes em histórias de ficção, por exemplo), tornou-se importante desmitificar este conceito. Mas como? Demonstrando através destes testemunhos que a figura de herói pode “estar em todo o lado, a todo o segundo”, para tal, basta por vezes ajudar alguém mais necessitado ou contribuir ativamente para diminuir o impacto ambiental do nosso quotidiano.

“Impactar a vida das pessoas e trazer ao de cima o sentimento de ativismo”, foi este o principal objetivo dos documentários criados pela Adagietto, segundo explica o CEO, Miguel Moreira Rato. Através deste storytelling eficaz e transparente pretende-se chegar ao coração das pessoas e inspirá-las a ser parte ativa deste movimento de mudança.

“Um formato natural” para a apelar às pessoas e ao seu sentido de justiça social, confirmando a forma como “o seu gesto pode impactar a comunidade local ou até mesmo o país”, completa.

Tome nota!

Siga o exemplo dos nossos Heróis! Comece também a contribuir para um mundo melhor. Conheça as iniciativas promovidas pela Missão Continente e participe nas inúmeras missões que temos para si. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.