Jornada do Herói

Conheça as aventuras e histórias de quem ousa ir mais além

“Despertar a consciência individual em prol da comunidade”

 

“Seria muito importante as pessoas envolverem-se pessoalmente naquilo que acreditam que possa ser o mundo ideal”. É esta a mensagem principal que Luís Cruz, responsável pela área de operações da logística da Sonae MC, procurou recentemente colocar em prática ao apoiar o desenvolvimento de um projeto de limpeza de espaços públicos em Carnide, freguesia onde vive. “Sinto que tenho de ter um papel mais ativo, onde consiga ser consequente com aquilo que gostaria de encontrar à minha volta”, conta.

A acumulação de lixo em zonas mais escondidas da freguesia onde mora era um assunto que vinha a inquietar o colaborador da Sonae MC. “Desenvolver iniciativas de responsabilidade social já está na minha cabeça há uns anos, mas devo confessar que só muito recentemente me senti mais estimulado a passar à ação”, conta. Nos últimos anos, “olhando mais atentamente” para o que o rodeia durante os seus percursos de corrida, inspirou-se no perfil interventivo da Missão Continente para dar o primeiro passo na direção da sustentabilidade e juntar um grupo de amigos e familiares para proceder à limpeza dos espaços identificados. “O desafio de uma maior intervenção individual em prol do coletivo foi a ideia que me fez passar a ação”, acrescenta.

 

Uma dinâmica inter-geracional integrada num propósito comum

“Durante as minhas corridas costumo encontrar vários tipos de lixo”, diz Luís Cruz, especificando o papel, o plástico, e, mais recentemente as máscaras como materiais “passiveis de serem reciclados, mas também necessários de serem retirados das ruas e serem colocados nos locais próprios”.

Além de juntar amigos e familiares para proceder à recolha e separação de lixo nestas zonas, Luís fez questão de entrar em contacto com a Junta de Freguesia para conhecer as iniciativas promovidas pela instituição e perceber de que forma o seu projeto poderia integrar as mesmas. “Um e-mail poderia ser suficiente para ativar uma maior atenção a essas zonas mais escondidas da freguesia, contudo havia algo que provavelmente não conseguiríamos fazer que era despertar a consciência individual e a importância de atuarmos pessoalmente para conseguirmos chegar a objetivos que são de ordem comunitária, para o bem da comunidade”, clarifica.

A ação de limpeza promovida pelo Luís tem como principal objetivo uma “freguesia mais limpa, mais amiga do ambiente”, mas não só. O colaborador da Sonae MC pretende ainda promover “a confraternização e troca de conhecimento” entre diferentes gerações, convidando a população mais sénior a ter “um estilo de vida mais saudável”, saindo de casa e juntando-se aos mais jovens neste tipo de ações. “Um movimento que junte a nossa população mais sénior com a população mais jovem irá criar uma dinâmica mais inter-geracional muito positiva e muito integrada num propósito comum”, afirma.

Nas escolas, mais propriamente no ensino básico, pretende partilhar conteúdos que sensibilizem a camada mais jovem a aderir ao projeto. “Temos de ter a responsabilidade formar os jovens, a comunidade do futuro”, declara. “Aumentar o nível de responsabilidade social da nossa comunidade é o legado que devemos ajudar a promover”. 

Uma família unida, pela sustentabilidade

A importância da participação da família neste projeto está associada à própria mensagem que Luís gostaria de passar aos filhos. “A importância de nos envolvermos pessoalmente naquilo que acreditamos e naquilo que gostaríamos de mudar, nem que seja só um bocadinho, em prol de um benefício coletivo”, explica, destacando a esposa, Sónia, como “fundamental” no apoio ao processo de organização e implementação da ação. “Foi a pessoa que me deu mais força para arrancarmos com esta iniciativa, e depois passar à fase seguinte, falar com o presidente e identificar a forma como poderia evoluir”.

Em comum, a família de Luís Cruz tem a vontade de transformar o ambiente que os rodeia e, assim, todos participam também com sugestões sobre o rumo do projeto de limpeza de áreas comuns.

 

Tome nota!

O Continente tem o privilégio de contar com colaboradores proactivos na melhoria da sua comunidade. Tal como o Luís, muitos outros são verdadeiros exemplos de altruísmo, que inspiram a nossa atividade. 

Siga o exemplo dos nossos Heróis! Comece também a contribuir para um mundo melhor. Conheça as iniciativas promovidas pela Missão Continente e participe nas inúmeras missões que temos para si. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.