Cada vez mais pessoas optam por pratos vegetarianos na sua alimentação, mas nem todos se consideram vegetarianos ou vegans, apenas reconhecem a importância na redução do consumo de produtos de base animal para o ambiente e também para a sua saúde, introduzindo mais produtos vegetais.
O Natal é conhecido pelas inúmeras tradições gastronómicas. Por isto, é importante ter consciência do impacto que estas refeições podem ter no ambiente. Para um Natal mais sustentável à mesa tenha em conta:
- O conceito de alimentação sustentável
- O consumo consciente na ida ao supermercado
- A importância de optar por produtos da época
- Estratégias para combater o desperdício alimentar
A agricultura animal intensiva e o próprio abate são responsáveis por uma enorme emissão de metano, um dos gases responsáveis pela intensificação do aquecimento global. Reduzir o consumo de produtos de origem animal, com receitas vegetarianas, vegan ou simplesmente substituindo alguns ingredientes, é uma das mais importantes decisões que pode tomar um Natal mais sustentável.
Conheça algumas receitas vegan - sem qualquer produto de origem animal - para incluir nas suas refeições de Natal mais sustentáveis.
Receitas de Natal vegan
Damos-lhe 6 ideias para pratos vegan perfeitos para a época natalícia: duas entradas, dois principais e duas sobremesas. O convite passa por reduzir o consumo de carne e derivados pela sustentabilidade, mas nestas receitas garantimos zero produtos derivados ou de original animal.
Entradas:
Pâté vegan
- 1 cenoura
- 1 beringela
- 1 pimento vermelho
- 1 cabeça de alho (pequena)
- 400g de grão-de-bico cozido
- 35g de nozes (ou outro fruto seco)
- 10 tomates cherry
- 1 c. de sopa de alcaparras
- Azeite virgem extra
- Sal, pimenta e paprika q.b.
Pré-aqueça o forno a 190 °C. Corte os tomates cherry a meio, e a cenoura, a beringela e o pimento em pedaços. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e tempere com sal, pimenta e paprika. Corte a extremidade superior da cabeça de alho (inteira sem descascar), regue com azeite, embrulhe em papel alumínio e coloque no mesmo tabuleiro. Leve ao forno durante 30 minutos, retire e deixe arrefecer. Num processador, coloque os legumes, o alho (sem casca), o grão, as nozes e as alcaparras. Triture até ficar com o aspeto de pâté. Retifique temperos e procure substitutos para a adição de sal.
Sopa de Legumes
Qualquer sopa de legumes, sem adição de ingredientes de origem animal, é a melhor opção de entrada para uma consoada mais saudável. Existem várias opções, certamente tem a sua preferida.
Prato principal
Seitan Assado com batatinhas
- 600g de seitan
- 500g de batatas pequenas para assar cortadas a meio (com casca)
- 100g de polpa de tomate
- 4 cenouras cortadas em palitos grossos (com casca)
- Marinada: 4 c. de sopa de vinha de alhos; 2 c. de sobremesa de mostarda; 2 c. de chá de especiarias a gosto; 2 folhas de Louro; 2 c. de sopa de massa de pimentão (ou em pó), 1 copo de vinho branco.
Deixe o seitan a marinar na mistura de ingredientes, durante pelo menos 1 hora, antes de cozinhar. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Numa travessa coloque o seitan, as batatas, as cenouras temperadas com sal (e especiarias) e a polpa de tomate. Regue com um fio de azeite e leve ao forno durante 15 minutos. De seguida, regue com um pouco da marinada e leve de volta ao forno por mais 25 minutos.
Couve-flor no forno com lentilhas
Para a couve-flor tostada:
- 1 couve-flor grande
- 2 c. de sopa azeite virgem extra
- 1 malagueta seca picada
- 1/4 c. de chá de cominho moído
- 1 c. sopa de paprica
- 1-2 c. de chá de sumo de limão
Para as lentilhas:
- 200g de lentilhas hidratadas
- 3 copos de caldo de legumes
- 1 lata de tomate picado
- 2 chalotas
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento verde
- 2 malagueta secas picadas
- Sal q.b.
- Coentros, romã e amêndoa q.b. (opcional)
Prepare primeiro a couve-flor: pré-aqueça o forno a 180 °C. Tire as folhas e corte o fundo do talo para se poder pousar a couve-flor pelo talo. Misture o azeite com as especiarias e pincele toda a parte superior da couve-flor. Cubra a couve-flor em folha de alumínio e leve-a ao forno, durante 60 minutos.
Enquanto isto, prepare as lentilhas: corte finamente as chalotas e o pimento em cubos. Num tacho, frite as chalotas e o alho durante 2 ou 3 minutos, no azeite. Adicione o pimento e a malagueta por mais 3 minutos. Acrescente os restantes ingredientes e deixe cozinhar durante 35 minutos, ou até as lentilhas ficarem tenras. Sirva a couve-flor numa cama de lentilhas e espalhe alguns coentros picados, sementes de romã e amêndoas.
Sobremesas
Tarte de maçã
- 1 massa folhada ou quebrada
- 6 maçãs descascadas
- 2 colheres de sopa de pepitas de chocolate vegan
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- Canela em pó
- 1/2 de copo de farinha
- 1 de copo de açúcar
- 4 c. sopa de creme vegetal
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Corte as maçãs em fatias pequenas e tempere com meio copo de açúcar, canela e o sumo de limão. Envolva bem. Numa tarteira coloque a massa para a base (folhada ou quebrada, como preferir) e acrescente o preparado de maçã. Dobre ligeiramente as bordas da tarte. Leve ao forno por 5 minutos. Durante este tempo, prepare o crumble: junte meio copo de açúcar, meio copo de farinha e o creme vegetal, mexa com as pontas dos dedos até ficar com a aparência granulada. Acrescente ao topo da tarte e leve-a ao forno até ficar dourada.
Brownie sem forno
- 180g de tâmaras sem caroço
- 190g de nozes
- 2 c de sopa de manteiga de amendoim
- 3 c. de sopa de cacau em pó vegan
- Pitada de sal
- Bagas de goji
- Pistachos sem casca
Num processador de alimentos coloque as tâmaras, as nozes, a manteiga de amendoim, o cacau e o sal. Misture ficar uma massa espessa e pegajosa. Numa tarteira, forrada com papel vegetal coloque a mistura. Decore com as goji e os pistachos. Coloque no frigorífico por, pelo menos, 30 minutos antes de cortar.
Tome Nota:
Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente, que contribuem para uma alimentação mais equilibrada e sustentável.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participando em desafios com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Complete já as Missões “(Re)aproveitar fruta amadurecida I e II”, “Cozinha Circular” e “Refeição vegetariana I”. Substitua os ingredientes de origem animal e comece hoje mesmo a introduzir algumas refeições vegetarianas.