Nesta consoada, há receitas de Natal (mais) saudáveis

Descubra as ideias e receitas que preparámos para ajudar a seguir uma refeição mais equilibrada e nutritiva, sem descurar do sabor e, claro, da tradição!

O Natal é uma época especial para toda a família. Além do convívio, é também através da comida que sentimos toda a magia das festividades. Nas pastelarias, os sonhos enfeitam as montras, ao lado dos bolos rei e rainha. Um verdadeiro presságio à noite da Consoada, que “promete” sempre alguns exageros. Mas será possível manter todo o espírito natalício sem ignorar as preocupações inerentes a uma alimentação saudável?

A introdução de alguns hábitos simples pode contrariar a tendência de escolhermos sempre alimentos mais calóricos para satisfazer a nossa fome. Ao incluir certas opções alimentares mais nutritivas, estará a contribuir ativamente para uma refeição mais equilibrada.  Descubra agora algumas sugestões do Programa Nacional para a Alimentação Saudável (PNPAS), que prometem tornar a sua consoada mais saudável:

  1. Tome um pequeno almoço equilibrado na véspera e no dia de Natal
  2. Inclua a sopa na ementa da Consoada
  3. Componha o seu prato de forma saudável e com os nutrientes certos, confira aqui como o fazer.
  4. Acompanhe as refeições com produtos vegetais e hortícolas
  5. Opte por frutos secos para aperitivos
  6. Sirva água, como opção entre as bebidas
  7. Motive a família a caminhar um pouco depois das refeições

 

Receitas Natal Saudáveis Missão Continente

Receitas para uma consoada mais saudável

De forma a ajudar a concretizar o objetivo de seguir uma refeição mais equilibrada, selecionámos nove diferentes receitas simples e divertidas de pratos que poderá confecionar em famílias:

Entradas natalícias saudáveis

Salada Natalícia
Ingredientes:

  • 2 tomates grandes
  • 2 queijos mozarella frescos
  • Molho Vinagrette

Preparação: Corte o tomate e o queijo em rodelas. Disponha os ingredientes intercalados com numa travessa. Tempere com flor de sal e o molho de vinagrete (consulte a receita aqui). Também pode acrescentar folhas de manjericão fresco, se for do seu agrado.

Palitos Crus com molho tatziki
Ingredientes:

  • Cenoura
  • Pepino
  • Pimento Vermelho
  • Molho tatziki

Preparação: Descasque e corte os vegetais em palitos finos e sirva como dip para uma taça de molho tatziki (veja a receita aqui).

Nota: as cascas de cenoura podem ser aproveitadas, lave-as bem, tempere-as e toste no forno. Mais uma entrada pronta a surpreender. Se usar batatas na sua refeição, aproveite as cascas para o mesmo. 

Pinchos de Salmão
Ingredientes:

  • Pepino
  • Salmão fumado
  • Queijo creme

Preparação: Descasque e corte o pepino em rodelas. Coloque, em cima de cada rodela, um pouco de queijo creme e uma pequena porção de salmão. Una com um palito e sirva.

Receitas de Natal portuguesas (mas mais saudáveis) 

Bacalhau da Consoada

O Bacalhau da Consoada é uma tradição que não pode faltar na mesa de Natal. Opte pela preparação através da cozedura, encontre aqui a receita, e lembre-se de servir vegetais e hortícolas para acompanhar o prato. Coza ainda alguns ovos, ricos em proteínas são uma excelente forma de saciar, evitando o consumo excessivo de outras receitas menos saudáveis.

Perú Recheado com Maçã

Se é mais apologista da carne, esta receita de Perú Recheado com Maçã vai, certamente, aquecer a sua noite e compor a mesa natalícia. Acompanhe este prato com Espinafres Salteados.

Polvo da Consoada

Também o polvo, entra no menu natalício e é tradição na casa de muitos portuguesas. Confira a receita aqui para fazer o seu polvo no forno e acrescente ainda alguns legumes assados, para acompanhar.

Sobremesas de Natal saudáveis

Leite Creme saudável
Ingredientes:

  • 700 ml de bebida de aveia
  • 2 gemas
  • 1 pau de canela
  • 100 ml de xarope de ácer
  • Raspa de 1 limão
  • 3 colheres de amido de milho

Preparação: Num tacho deite a bebida vegetal e deixe levantar fervura. Junte raspas de limão e canela e deixe ferver por 5 minutos. Numa tigela misture as gemas, o amido e o xarope de ácer. Retire o pau de canela e acrescente a mistura à bebida vegetal, mexendo sempre por cerca de 10 minutos e deixando ferver em lume brando. Sirva em taças e deixe arrefecer.

Salada de Fruta da Época

Rápido, saudável e sustentável. Assim é a salada de fruta quando escolhidos frutos da época, de produtores locais. Durante o mês de dezembro, opte por fruta como o ananás, a anona, a banana, o dióspiro, a maçã, a pêra, o kiwi, a romã e a uva. Inspire-se nesta receita de salada de fruta de inverno, mas, para uma versão mais saudável substitua o açúcar refinado por mel.

Rabanadas rápidas e mais saudáveis

Entre os doces mais cobiçados no Natal estão as rabanadas. Para torná-las mais saudáveis, a solução está na redução do açúcar e no encontrar de uma solução alternativa à fritura: o forno. Esta é uma ótima e saborosa opção - descubra aqui a receita. Menos tradicional, mas com a promessa de surpreender, são as Rabanadas Chai Latte e as Rabanadas com Fruta. Experimente e crie uma nova tradição, mais saudável.

 

Tome nota!

Este Natal, ofereça saúde a si e à sua família. Através de escolhas simples e mais saudáveis, poderá manter a tradição sem pôr em causa um regime equilibrado. Descubra como é fácil trocar alguns hábitos por soluções mais sustentáveis.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar a fruta - I”. Prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor os excedentes que tem armazenados. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!