Natural, artificial ou DIY? Ideias para árvores de Natal ecológicas

Mantenha a tradição e espírito natalício, mas com uma maior consciência ambiental. Se procura opções mais ecológicas para árvores de Natal, este artigo é para si.

Nas ruas, a iluminação e decorações dão um conforto especial, característico do Natal. Nas casas portuguesas, a chegada da época natalícia é marcada com montagem da árvore de Natal, um momento que deve ser divertido, partilhado com a família e com consciência ambiental. 

Natural ou artificial, qual a árvore mais sustentável?

A sustentabilidade de cada uma destas opções (natural ou artificial) depende das suas escolhas, nomeadamente da compra consciente do produto, intenção de reutilização e plano de descarte. Desta forma, tenha atenção a alguns detalhes para que – natural ou artificial - a sua árvore de Natal seja sobretudo mais ecológica:

Árvore de Natal natural

Segundo a Carbon Trust, uma árvore natural descartada para lenha, ou queimada como tal, emite cerca de 3,5 kg de dióxido de carbono (CO2). Por sua vez, se a árvore for descartada de forma incorreta e acabar num aterro, a pegada aumenta para os 16 kg.

Adquirir uma árvore natural nova todos os anos, não é sustentável, mas se o vai fazer tenha em consideração algumas certificações ambientais, como a FSC, e de produção sustentável. Procure outras opções, como o alugar ou comprar árvores com raiz para plantação posterior, e iniciativas promovidas tendo em conta a sustentabilidade.  

No momento de descartar, contacte o seu município e informe-se do melhor método de recolha ou descarte deste resíduo.

Árvore de Natal artificial (plástico)

A pegada de carbono de uma árvore artificial de plástico pode atingir a emissão de 40 kg de CO2. Por isto, se já tem uma árvore de Natal artificial é essencial reutilizá-la o máximo de anos possível - mais de 12 anos, se quiser equiparar ao impacto da transformação ou queimada como lenha.

Só quando for extremamente necessário é que a deve substituir e optar por outras soluções ecológicas (mais abaixo neste artigo). Se a árvore artificial é a sua única opção, prefira alugar, comprar em segunda mão ou pedir emprestada. Evite longas distâncias para o transporte. A Carbon Trust ressalva que uma árvore artificial reutilizada durante muitos anos é melhor para o ambiente do que comprar uma árvore nova, cultivada com intuito comercial, anualmente. 

Mas há mais opções para uma árvore de Natal ecológica. Ponha a criatividade ao serviço da sustentabilidade. Além das referidas, existem outras soluções sustentáveis para a sua árvore de Natal, damos-lhe 5 ideias para explorar e tornar a sua árvore de Natal mais ecológica.

Ideias árvores de Natal ecológicas

1. Faça a sua árvore numa parede

Com fotografias, luzes LED, restos de tecidos e/ou outros materiais. Basta “desenhar” um triângulo na sua parede, acrescentar uma estrela (que poderá ser recortada de um cartão e pintada) no topo e decorar ao seu gosto.

2. Construa uma pequena árvore

Blocos de construção para crianças, caixas de sapatos pintadas, pequenos paus, rolos de cozinha, tudo pode servir de material para criar a sua árvore de Natal. Se tem jeito para atividades manuais, procure ideias na internet e crie a sua própria árvore, diferente todos os anos.

3. Aproveite um ramo

Certamente já se cruzou com ramos, sem folhas, caídos em parques ou até na rua. Porque não lhes dar uma nova vida? Pinte ou forre um garrafão de água vazio para servir de base, coloque o pau ramificado e enfeite-o com luzes e decorações natalícias. Quando terminar a época natalícia, informe-se junto do seu município sobre a melhor forma de descartar deste resíduo.

4. Plante o seu pinheiro

Se tem espaço exterior, porque não plantar um pinheiro e ver a sua árvore de Natal crescer ano após ano? Para tal deve informar-se sobre as especificidades de cada espécie e compreender os melhores métodos para tratar desta árvore.

5. Enfeite uma planta que tenha em casa

Em espaços já decorados com plantas, a tarefa fica ainda mais fácil. Alie a naturalidade com a época natalícia, crie decorações adaptadas às suas plantas e escolha uma para representar o papel de árvore de Natal ecológica.

Se procura outras formas de tornar o seu Natal mais sustentável, inspire-se também nestas ideias para decorações sustentáveis e prendas DIY, especialmente para a mãe ou para o pai.

Tome Nota!

Uma árvore de Natal ecológica é aquela que é adquirida, utilizada e descartada com consciência ambiental. As suas ações são o principal motor para um Natal mais sustentável. Descubra algumas iniciativas Missão Continente no âmbito da sustentabilidade.    

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.