Presentes sustentáveis para o (Dia do) Pai

Afinal, qual o melhor presente que se pode oferecer a um pai? Inspire-se nas práticas mais sustentáveis e siga as nossas sugestões para celebrar este dia especial.

Presentes e momentos de partilha de sentimentos, diversão e alegria. É isso que qualquer pai quer, certo? Presente a presente, a verdade é que os mais valorizados acabam frequentemente por ser coisas simples criadas com esforço e amor. Trabalhos manuais, desenhos, cartas, vídeos ou simples programas em família. Nada como receber presentes feitos pelos mais pequenos.

Gostos à parte, acreditamos que contribuir para um futuro melhor e mais sustentável pode ser a melhor prenda neste dia, tanto para pais como para filhos. Vai ver que é possível conjugar a felicidade da sua família com uma maior consciência ambiental.

3 ideias DIY para presentes para o Dia do Pai

Transformar os presentes do Dia do Pai em ofertas sustentáveis é algo que está, sobretudo, dependente da utilidade, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados.

Evite comprar materiais novos para seguir as sugestões que apresentamos, prefira antes reutilizar excedentes. Aqui a ideia é mesmo criar algo que seja útil para o pai, mas amigo do ambiente.

Moldura de rolhas

Há coisa melhor que colecionar momentos? Uma fotografia especial, merece uma moldura única! Por isso mesmo sugerimos que crie a sua própria moldura (mas daquelas com “tão bom gosto” que merecem ficar na consola da sala).

Materiais:

  • Rolhas de cortiça (inteiras, cortadas ou às rodelas)
  • Cartão (pode ser de uma caixa de sapatos, cereais ou outro excedente de cartão)
  • Cola
  • Tesoura

Preparação: Corte o cartão em dois quadrados iguais. Num deles (o que ficará na parte frontal da moldura) faça uma abertura com as dimensões inferiores à da fotografia. Neste cartão com a abertura deverá colar as rolhas como preferir. Depois da cola secar, coloque a fotografia no meio e, com cola, una os dois pedaços de cartão.

Nota: Para tornar a moldura mais colorida, poderá pintar as rolhas com as cores preferidas do pai, por exemplo.

Criador de Memórias

Oferecer um jogo feito à mão é um ótimo motivo para se partilharem mais momentos felizes juntos. Mas, e se o jogo for um convite à construção (literalmente) de novas memórias? A ideia é utilizar blocos de construção, tipo lego, e escrever em cada um deles uma atividade que a criança queira fazer com o pai. A cada atividade realizada, as peças são retiradas do frasco e podem assim ser usadas para um projeto de construção entre pai e filho.

Materiais:

  • 1 jarro de vidro
  • Peças de jogos de construção (tipo Lego)
  • Marcador

Preparação: Com a criança, defina quais as atividades que o filho gosta (ou gostava) de fazer com o pai (por exemplo: acampar, cozinhar, ir ao cinema, etc). Depois da listagem, escreva cada uma das ações num bloco de construção. Junte os blocos e guarde-os no frasco. Ofereça o frasco com os blocos e sempre que tiverem algum tempo para partilhar em família, escolham uma das atividades do frasco.

Marcador de livros

Se o pai gosta de ler livros, oferecer um marcador de página é uma escolha vencedora. Mais uma vez, reutilizando materiais que tenha por casa vai certamente criar um marcador único e muito especial!

Materiais:

  • 1 pauzinho de gelado
  • Pedaço de cartão ou cartolina
  • Marcadores para colorir
  • Tesoura
  • Cola

Preparação: Desenhe no cartão ou cartolina o contorno de uma figura que revele um gosto do pai (uma bola de futebol, um carro, um sol, um cão, o que quiser), com o tamanho ideal para ficar no cimo do pau de gelado e fora do livro (na vertical). Recorte a figura e pinte-a a gosto, poderá acrescentar pequenos recortes, por exemplo, para dar relevo à figura. Cole a figura no topo do pau e escreva uma mensagem especial para o pai, no pauzinho de gelado. Sempre que o pai terminar uma página do seu livro, vai lembrar-se (e dar utilidade) ao presente oferecido.

Nota: caso não tenha os pauzinhos de gelado poderá substituir por um marcador de cartão. Basta recortar o cartão no molde pretendido e pintá-lo ou enfeitá-lo como preferir. A reutilização é a única regra!

Mantenha o foco na reutilização de materiais, não existem fórmulas fechadas para criar o presente perfeito, aqui o limite é a sua criatividade.

Presentes Sustentáveis Dia do Pai Missão Continente

3 sugestões para planear um Dia do Pai mais sustentável e em família

Uma refeição para o melhor pai do mundo

Este ano, o Dia do Pai calha a um sábado. E, porque não surpreender o “melhor do mundo” com uma refeição completa, saudável e sustentável? Inspire-se nas ideias para o Halloween e dê um toque especial ao menu, desta vez com uma declinação mais carinhosa e menos assustadora.

Um passeio especial para um pai ainda mais especial

Organize um passeio em família. Opte por um percurso junto à natureza e, porque não sugerir uma recolha de lixo em família? Há tempo para tudo! Prepare o material necessário para a recolha durante o passeio (luvas, sacos para o lixo, calçado e roupa confortáveis).

Um projeto só para pais (e família) Heróis

E desafiar o pai a salvar o futuro? É tão fácil e ainda vai trazer muita diversão à família! Faça um plano e inscreva-se nos Heróis Missão Continente e comecem já a realizar as Missões rumo a um mundo melhor. Embarquem neste desafio, juntos! Não vão faltar desafios divertidos com ações para executarem em família, que ajudam igualmente a cuidar do ambiente e a proteger as comunidades!

Tome nota!

É tão fácil fazer um pai feliz. Transforme as opções sustentáveis e os planos com reduzido impacto ambiental em rotinas para celebrar estes dias tão especiais. Explore algumas das iniciativas da Missão Continente, inspire-se nas atividades pedagógicas disponíveis e promova a criatividade (e a sustentabilidade) em família.