Natal solidário: como pôr a solidariedade em prática nesta altura do ano?

A solidariedade deve ser uma prática do dia a dia de todos porque as pequenas ações têm a capacidade de contribuir para um mundo melhor. Esta expressão ganha ainda mais força no Natal, a época de dar sem pensar em receber.

Se, para muitos, o Natal é sinónimo de estar com as pessoas de quem mais gostamos, num ambiente confortável, rodeados de amor e comida, para outros a realidade é diferente. Há por um lado os que trabalham para que possamos ter um Natal mais seguro, iluminado e recheado, também há quem – simplesmente – não tenha família ou dinheiro para garantir uma mesa farta de pessoas e comida.

Por esta razão, a época natalícia é a altura do ano em que mais pessoas se juntam para contribuir para algumas causas de apoio social, reforçando a prática da solidariedade, que deve, ainda assim, ser parte integrante do dia a dia de cada pessoa, ao longo de todo o ano.

A importância da solidariedade

Quando falamos em solidariedade, estamos perante uma prática altruísta, que engloba o auxílio a pessoas vulneráveis, sem esperar receber nada em troca. Assim, a solidariedade é o sentimento que leva alguém a tentar ajudar outros ou a compartilhar o seu infortúnio.

Em Portugal, a importância da solidariedade tem um peso ainda maior. Os períodos de crise que o País tem atravessado têm posto em causa a segurança alimentar, deixando cada vez mais pessoas numa situação de pobreza e vulnerabilidade.

Além disso, no nosso país, o isolamento social, principalmente da população mais idosa, é bastante comum, o que apela a um sentido de comunidade e de urgência com o objetivo de apoiar quem mais precisa.

É cada vez mais importante que cada um de nós contribua com o que pode, seja com doação de dinheiro, voluntariado, uma refeição ou uma palavra de conforto.

natal solidario missao continente

Como ser mais solidário este Natal?

Esteja atento à sua comunidade, às pessoas e às iniciativas solidárias locais: além das várias causas sociais que pode apoiar, é ainda possível contribuir para o Natal de alguém que se encontre em situação de desamparo. Se tem um vizinho ou um colega de trabalho que passa esta época sozinho, convide-o para estar algumas horas na sua casa. Se souber de alguma família que esteja a passar por dificuldades financeiras, ofereça um cabaz de Natal e proporcione uma consoada mais confortável.

Participe individualmente, em família ou através do apoio a uma instituição: existem várias causas sociais que pode apoiar, particularmente na altura do Natal. Seja uma recolha de alimentos nos supermercados, ajudar uma associação de animais, doar alguma roupa de inverno que já não use ou fazer companhia a um idoso, basta escolher que causa quer apoiar e começar já hoje.

Pense em atividades e presentes solidários: altere algumas tradições natalícias, tornando-as mais solidárias. Faça - por exemplo - um amigo secreto solidário com a sua família e/ou amigos. Cada pessoa escolhe uma instituição que o seu “amigo secreto” gostaria de apoiar e faz uma doação em seu nome. Ofereças presentes solidários, experiências de voluntariado, seja criativo tendo em conta as necessidades da comunidade.

Sensibilize todos para a importância da solidariedade: aproveite este momento para sensibilizar as pessoas à sua volta para o tema da solidariedade, seja de forma geral ou mencionando uma causa em particular que lhe chame à atenção. Assim, está a incentivar à solidariedade da sua família, seja no Natal ou no resto do ano. Porque não começar já a estabelecer metas mais solidárias para o próximo ano?

E, especialmente nesta época, ofereça a comida que sobrar e doe os objetos antigos que vão ser substituídos por novos: fortaleça o sentido de comunidade, procurando apoiar ações locais, e evite o desperdício alimentar e não só.

 

Campanha “A ajuda mora ao lado”

A campanha de Natal "A ajuda mora ao lado" da Missão Continente pretende combater o desamparo de milhares de pessoas, através do apoio a instituições espalhadas pelo país. Cada pessoa pode contribuir através da compra de vales nas lojas Continente ou através da app Cartão Continente, escolhendo o montante que quer doar e qual a instituição. São cerca de 1000 instituições, todas com o objetivo comum de construir um mundo melhor.

 

Tome nota!

A solidariedade é um conceito que deve ser implementado o ano todo, para que cada pessoa contribua para uma sociedade mais equitativa. Ainda assim, o Natal é uma altura de família e amor, que apela ao sentimento de cada um e incentiva práticas mais solidárias.