Envelhecimento da população: uma realidade global

A população mundial está a envelhecer e este é um dado cada vez mais evidente nas estatísticas demográficas mundiais. Todos os países estão a assistir a um crescimento no número e na proporção de pessoas idosas na sua população.

O envelhecimento da população não é um fenómeno novo, mas tem-se acentuado ao longo do tempo. Estima-se que o número de idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, duplique até 2050 e mais do que triplique até 2100.

Envelhecimento da população em Portugal

Portugal não constitui uma exceção ao que se verifica em todo o mundo. O envelhecimento da população portuguesa, com o aumento significativo da população idosa e a diminuição da população jovem, tem vindo a agravar-se.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2021, existem 182 idosos por cada 100 jovens no nosso país. 

Oleiros, Alcoutim e Almeida são os municípios do país mais envelhecidos, com um índice de envelhecimento de 780, 759 e 722 idosos por cada 100 jovens, respetivamente.

Causas do envelhecimento da população

O aumento do número de idosos nos índices populacionais é uma realidade em vários países, sobretudo nos mais desenvolvidos economicamente, onde a proporção de pessoas com mais de 60 anos em relação à população total é muito representativa.

De um modo geral, há várias causas que explicam o aumento da população idosa:

  • Redução da taxa de natalidade. Nas últimas décadas, as mulheres têm menos filhos, devido a políticas de planeamento familiar, utilização de métodos contracetivos, maior qualificação e participação da mulher no mercado de trabalho, etc.
  • Diminuição da taxa de mortalidade, graças aos avanços da medicina, ao desenvolvimento de novos medicamentos, assim como a implementação e ampliação de políticas públicas de saúde.
  • Aumento da longevidade. Com a diminuição do número de mortes, as pessoas passaram a viver mais, havendo um aumento da esperança média de vida.

Envelhecimento da população missão continente

Consequências do envelhecimento da população

O envelhecimento populacional é uma das transformações sociais mais significativas do século XXI e tem implicações transversais a todos os setores da sociedade:

  • Mercado laboral e financeiro
  • Procura de bens e serviços, como a habitação
  • Estruturas familiares e laços intergeracionais

 

A principal consequência do envelhecimento da população prende-se com a diminuição do número de pessoas que têm condições para trabalhar e que contribuem para o sistema de segurança social do país (que necessita de contribuições da população ativa para pagar aposentadorias e pensões). Ou seja, o envelhecimento da população resulta numa maior pressão sobre a segurança social.

Esta realidade implica também uma necessidade de maiores investimentos nos sistemas de saúde para esta parcela da população, o que obriga a maiores gastos do poder público.

O envelhecimento pode levar ainda ao isolamento social e à solidão. A solidão é um dos problemas que mais afeta a população idosa e os números merecem atenção: em Portugal, em 2020, 42 mil idosos viviam sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

Envelhecimento da população: que soluções?

O envelhecimento populacional requer que os governos promovam ações de saúde pública que propiciem qualidade de vida para os idosos. São necessários programas de saúde, criação de casas de acolhimento para a terceira idade e projetos de acompanhamento específicos para esta parcela da população. 

Para minimizar a pressão sobre os sistemas económicos e de segurança social, alguns países, com destaque para os europeus, têm oferecido políticas públicas de incentivo à natalidade. Estas políticas podem passar por medidas como melhor acesso à educação e saúde e incentivos financeiros para que os casais tenham mais filhos.

Há países que têm optado por investir numa maior qualificação profissional como incentivo para que os profissionais continuem por mais tempo no mercado de trabalho.

A proposta do aumento da idade para a reforma, assim como do valor da contribuição são outras das ações implementadas com vista à diminuição da pressão sobre a rede de segurança social.

 

Tome nota!

O envelhecimento da população é uma realidade em todo o mundo e as suas implicações devem ser uma preocupação de todos. Conheça as iniciativas promovidas pela Missão Continente e contribua para um futuro melhor para a comunidade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se!