Saúde mental: conceito e impacto do meio ambiente

A saúde mental é fundamental para o bem-estar individual e da comunidade. Mas sabia que as alterações climáticas também têm impacto na sua disposição?

Nos últimos anos, o reconhecimento da importância da saúde mental para o bem-estar humano – e, consequentemente, para o alcance das metas globais de desenvolvimento sustentável – tem crescido exponencialmente.

Alguns problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade, afetam um em cada seis cidadãos europeus, pelo que é importante que este tema esteja no centro das decisões comunitárias a nível nacional e internacional.

O que é a saúde mental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde a saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com o stress do dia a dia, tenham capacidade de aprender, tomar decisões, trabalhar e criar relações com outras pessoas. Com base nesta definição, a OMS classifica a saúde mental como um direito humano básico, que deve ser encarado como uma prioridade para as comunidades.

Ainda que os transtornos mentais possam surgir inesperadamente, existem alguns determinantes que podem influenciar a nossa saúde mental de forma positiva ou negativa, nomeadamente:

  • Fatores psicológicos e biológicos individuais, como as habilidades emocionais e a genética.
  • O uso de substâncias tóxicas.
  • A exposição a circunstâncias sociais, económicas e ambientais desfavoráveis.

 

saude mental o que é missão continente

Impacto do ambiente na saúde mental

Um estudo da Mental Health Foundation revelou que o contacto com a natureza é vital para o nosso bem-estar emocional e psicológico. Durante a pandemia da COVID-19, as pessoas que visitaram espaços exteriores verdes revelaram níveis de stress inferiores.

Neste sentido, o ambiente pode ter um impacto bastante positivo na saúde mental, tanto maior quanto a conectividade com a natureza e a qualidade do tempo passado nesses espaços.

Por outro lado, as alterações climáticas afetam negativamente o ambiente e, consequentemente, a saúde mental. Um estudo realizado pela Universidade da Gronelândia demonstrou que a crise climática tem causado elevados níveis de stress e ansiedade à população desta região, à medida que o degelo dificulta a sua forma de vida tradicional.

Assim, as principais consequências das alterações climáticas para a saúde mental são:

 

Ações de proteção da saúde mental

Segundo o Presidente das Nações Unidas, António Guterres, não pode existir saúde sem existir saúde mental. Neste sentido, algumas ações que devem ser empreendidas para garantir a proteção da saúde mental são:

  • Garantir a existência de espaços verdes nos centros urbanos, como jardins e parques.
  • Mitigação dos agentes que influenciam negativamente a saúde mental, como a poluição atmosférica e sonora.
  • Criação de políticas nacionais e internacionais que promovam a assistência de saúde mental, disponível para todos.
  • Incentivar a prática de atividade física e de atividades sociais/de lazer.

 

Tome nota!

A saúde mental é uma questão fundamental em termos individuais e comunitários. Os benefícios da natureza para o bem-estar psicológico não devem ser ignorados e revelam-se como mais um motivo para a implementação de políticas de proteção do meio ambiente.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.