Atividade física em família? Temos 5 ideias para si

Sabia que 80% da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial de Saúde? Contrarie esta tendência, promova um estilo de vida mais saudável junto dos que mais gosta com estas 5 ideias de atividade física em família.

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população global fosse mais ativa. Esta informação torna imperativa a mudança de alguns hábitos que levem a realizar mais movimento, sobretudo, em família. Estima-se que 64% das crianças com 11 anos sejam pouco ativas fisicamente e o valor sobe para mais de 95% em jovens com 17 anos.

A preocupação global levou a OMS a definir a meta de reduzir em 10% a inatividade física nos países membros, até 2025. E, também neste contexto, foi criado em Portugal o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF).

Benefícios da atividade física

A Atividade física contempla qualquer movimento realizado os principais músculos do corpo que resulte no gasto energético acima dos valores de repouso. A Fundação Portuguesa de Cardiologia ressalva que a prática de atividade física, além de diminuir o risco cardiovascular, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental:

  • Mais energia;
  • Maior resistência;
  • Melhor autoimagem;
  • Controlo do peso;
  • Redução do risco de ataque cardíaco.

O PNPAF recomenda que os adultos acumulem 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, como andar de bicicleta, dançar ou fazer uma caminhada, e, adicionalmente, praticar atividades de força e resistência, pelo menos duas vezes por semana.

Em crianças e adolescentes recomenda-se a prática de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada três vezes por semana, que deve incluir 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer ou saltar.

No caso de idosos, o PNPAF alerta que o movimento é essencial para o equilíbrio fisiológico e psicológico. Se possível, a pessoa idosa deve participar em 30 minutos de atividade aeróbia de intensidade moderada 5 dias por semana.

Agora que já conhece as recomendações, concilie agendas, planeie a semana e aproveite tempo em família para praticar algumas atividades divertidas. Selecionamos 5 ideias para que toda a família possa estar presente.

ideias atividade física em família missão continente

5 ideias de atividade física para fazer em família

Em família, seja ela grande ou pequena, é possível fazer várias atividades ao ar livre. A combinação perfeita entre cuidar da saúde familiar e criar bons momentos:

  1. Desportos de equipas pequenas

Não precisa de ter uma família muito grande para praticar desportos de equipa. Por exemplo, se quiser jogar uma partida de ténis ou padel, só precisa de 2 ou 4 pessoas. Na verdade, tudo é adaptável: não precisa de 11 jogadores para jogar futebol ou 6 para praticar volei. Se não tem os jogadores suficientes, faça equipas e campos mais pequenos. Se não tiver balizas: árvores ou arbustos são sempre uma boa opção. O importante será participar e fomentar o espírito de equipa!

  1. Uma caça ao tesouro

Esta opção vai deixar os mais novos muito entusiasmados. De piratas a exploradores, é uma ótima forma de estimular o desenvolvimento físico e intelectual dos seus filhos, motivando-os a decifrar as pistas em torno de um objetivo comum: encontrar o tesouro! É uma atividade que precisa de alguma preparação, por isso deixamos-lhe aqui os passos que deve seguir:

  1. Escolha o que será o tesouro (poderá ser uma localização ou um objeto).
  2. Crie um mapa da caça ao tesouro que sirva de apoio durante a atividade.
  3. Crie as pistas, adivinhas ou tarefas, por exemplo, que encaminhem os jogadores até ao tesouro.
  4. Defina e decore o local, coloque pistas durante o percurso para que os jogadores saibam que estão no caminho certo.
  5. E que comece a caça ao tesouro: divirtam-se!

Nota: Torne este jogo ainda mais desafiante! Além das pistas, crie alguns obstáculos no percurso e motive ainda mais a prática de atividade física durante a caça ao tesouro. Reaproveite material (por exemplo, cartão para fazer um túnel ou lençóis pendurados para dificultar a passagem) ou, se a atividade for na rua, aproveite a disposição da natureza: árvores, buracos e/ou areia, a criatividade é o limite.

  1. Deixar o papagaio voar!

Esta é uma atividade divertida para dias mais ventosos. Os mais novos adoram e a ajuda dos mais velhos é essencial. Sentir que têm o controlo do papagaio e vê-lo a voar a muitos metros de altura é uma sensação única que quase todos já tivemos na nossa infância. Deve escolher um sítio com muito espaço, como a praia, o campo ou um parque aberto. Nesse sítio, deve evitar muitas árvores, postes de eletricidade ou outros obstáculos. E claro, escolher um dia ventoso, mas não muito, porque vento em excesso também dificulta a prática do exercício!

  1. Uma boa caminhada

Caminhar em família é sempre uma boa opção e uma oportunidade de ter contacto privilegiado com a natureza. Sugerimos que procure caminhos perto do sítio onde vive e que guarde uma boa parte do dia para esta atividade. Seja na praia ou num trilho pela montanha, é essencial levar água, calçado e roupa adequada, chapéu e protetor solar. Acima de tudo leve boa disposição e motive a sua família nos momentos em que estiverem mais cansados.

  1. Um passeio de bicicleta

Andar de bicicleta está ao alcance de quase todos. Porque não em família irem dar um bom passeio? Desde aproveitar os paredões da praia, passear num jardim público, pedalar por estradas de terra no campo ou até mesmo pelas ciclovias da cidade. O importante será ter em conta o ritmo de cada um, ter especial atenção aos mais novos e às pessoas que se cruzem consigo na rua. Evite sítios muito movimentados, verifique se as bicicletas estão em condições e faça-se à estrada!

Tome nota!

Os seus hábitos têm uma grande influência em quem está à sua volta, sobretudo nos seus filhos. Seja o primeiro a incentivar a sua família à prática de exercício físico e contribua para a saúde de todos. Agora é consigo! Lembre-se: a atividade física pode (e deve) ser algo divertido.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.