Como reaproveitar casca de laranja? 9 ideias práticas

Se há fruto que dá cor e sabor às casas portuguesas, esse fruto é a laranja. Mas sabia que além da polpa pode também aproveitar a casca para receitas, limpeza e até decoração? Evite o desperdício com as sugestões que deixamos para si.

o que fazer para aproveitar cascas de laranja

Uma dieta equilibrada e saudável está dependente do contexto cultural, como os costumes e produtos locais, e das características de cada indivíduo, como a idade, sexo e estilo de vida. Ainda assim, explica a Organização Mundial de Saúde, uma dieta saudável tem alguns princípios básicos, como o consumo de fruta e hortícolas, que, diariamente, deve ser de 400 gramas, o equivalente a 5 porções.

A laranja é uma excelente opção para integrar uma alimentação equilibrada, dado o seu valor nutricional. Esta fruta é rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibra, que estão associados a benefícios para a saúde, nomeadamente:

  • Regulação do colesterol e função intestinal
  • Ação antioxidante
  • Funcionamento do sistema imunitário

Por sua vez, há uma parte da laranja que muitas vezes é descartada: a casca. Vamos, então, descobrir algumas formas de reaproveitar a casca da laranja.

9 ideias para reaproveitar a casca de laranja

A forma mais comum de consumir a laranja é ao natural ou em sumo, mas, habitualmente, a casca é descartada para o lixo ou compostor. A segunda opção, ainda que melhor que a primeira, deve ser controlada, porque o excesso de citrinos pode comprometer o processo de compostagem. Por isso, o desperdício pode ser evitado e a casca de laranja reaproveitada para:

Repelente de insetos

Os citrinos, como a laranja, contêm uma substância que repele mosquitos, moscas, formigas e até melgas. Coloque um pouco de casca de laranja à janela, por exemplo, para evitar a entrada de melgas, ou outra zona onde costuma observar este tipo de pragas, como na varanda, jardim, etc.

Spray para limpeza

Há quem use a parte branca da casca como esponja para “lustrar” moveis de madeira, mas também é possível utilizar a casca de laranja como produto de limpeza. Num recipiente coloque as cascas e vinagre branco, o suficiente para as cobrir. Guarde a mistura no frigorifico durante quatro semanas, agitando esporadicamente. De seguida reaproveite um frasco de spray para transferir o líquido que poderá utilizar para limpar janelas, chão e outras superfícies.

Saquinhos aromáticos

Espalhe o aroma da laranja pela sua casa. Basta deixar a secar algumas cascas de laranja e triturá-las. Coloque o preparado em pequenos frascos de vidro e utilize como decoração. Poderá ainda colocar em pequenos saquinhos e distribuir por gavetas e armários. Esta última é também uma excelente opção para colocar dentro de sapatos ou sapatilhas para evitar cheiro desagradável.

Compotas (ainda mais) saborosas

Além do consumo, uma das imensas estratégias simples para combater o desperdício alimentar na fruta é a confeção de compotas. Aproveite a receita, mas inclua a casca da laranja (cortada em tiras muito finas e pequenas). Siga os restantes passos normalmente. A casca de laranja vai trazer mais fibra para a sua receita e ainda dá um toque crocante e saboroso à sua compota.

Chá de casca de laranja

O chá pode ser preparado com a casca fresca ou desidratada e o processo é simples: ferver a água e deixar as cascas em infusão durante 5 minutos. Pode beber este chá quente ou frio, colocando alguns cubos de gelo. Poderá ainda acrescentar um pouco de mel, canela ou gengibre.

Proteger plantas de animais domésticos

Ao que parece, o aroma a citrinos não é o preferido de alguns cães e gatos. Por este motivo, caso tenha plantas ou uma pequena horta em casa, saiba que pode proteger a sua plantação dos seus amigos curiosos espalhando algumas cascas pelos vasos.

Taças frescas

Quando fizer sumo de laranja, guarde as cascas para utilizar como “taça aromática” de sobremesas frias. Deixamos-lhe duas ideias: pode cortar fruta da época aos pedaços e servir nas meias cascas de laranja ou pode ainda fazer gomos de gelatina.

Decoração para a casa

Durante as épocas festivas ou mesmo no dia a dia, poderá utilizar a casca de laranja para inúmeros projetos de decoração. Deixe a sua criatividade voar, inspirando-se nas ideias que sugerimos com casca de laranja no Halloween e no Natal.

Cascas de Laranja cristalizadas

Basta ferver as cascas de laranja em calda de açúcar por cerca de uma hora. Poderá consumi-las assim ou passar por açúcar ou chocolate derretido. A casca de laranja cristalizada pode ainda servir para enfeitar cocktails, bolos e sobremesas.

Nota: se vai reaproveitar as cascas de laranja para comer, deve procurar opções cultivadas de forma orgânica. Isto porque, convencionalmente, as laranjas são pulverizadas com produtos que nem sempre são seguros para o consumo. Antes de utilizar a cascas, lave-as sempre muito bem. 

 

Tome nota!

O desperdício alimentar é um problema ambiental, mas também um problema para as pessoas. Reaproveite também cascas de banana e conheça outras iniciativas da Missão Continente que combatem o desperdício e promovem a saúde na alimentação.