Como aproveitar restos de frango? 11 receitas muito simples

Assado, cozido, frito ou grelhado. Sobrou frango da última refeição e não sabe o que fazer? Confira as dicas de conservação e inspire-se nas 11 receitas muito simples com frango, que pode fazer para si e para a sua família.

Os resíduos alimentares são um enorme contributo para as emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que libertam metano quando se decompõem em aterros sanitários. Além disto, quando os alimentos são desperdiçados, todos os recursos utilizados para os distribuir e produzir são também desperdiçados, tais como a água, a energia e a mão de obra. Desperdiçar alimentos também é dispendioso, uma vez que é necessário comprar mais produtos para os substituir.

Ao aproveitar restos de frango está, assim, a poupar dinheiro e reduzir o seu impacto ambiental. Existem várias receitas na quais pode aproveitar frango de outras refeições, mas também é importante saber como armazenar os restos de frango.

Há muitas formas de utilizar restos, ao ser criativo com as suas refeições, pode reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo a sua comida.

Como guardar restos de frango?

Antes de pensar em utilizar ou guardar, note que se a carne esteve à temperatura ambiente mais de 2 horas, poderá já não estar na sua qualidade máxima de consumo.

Caso contrário, há algumas formas de guardar os restos de frango de forma a mantê-los frescos para a utilização noutras receitas:

  1. No frigorífico: coloque as sobras num recipiente hermético. Sem oscilações e a uma temperatura adequada, no máximo de 4 ºC, o frango cozinhado pode aguentar no máximo de 4 dias, no frigorífico.

  2. Congelamento: se não conseguir comer as sobras dentro de 4 dias, pode congelá-las para utilização posterior. Para congelar o frango, deixe-o arrefecer à temperatura ambiente, depois embale-o em recipientes próprios ou em vácuo. Pode aguentar até um mês. Lembre-se de que depois de descongelado, não deve ser novamente congelado.

  3. Desfie ou corte o frango em cubos: se estiver a planear utilizar o frango numa receita que exija frango desfiado ou cortado em cubos, prepare-o com antecedência para tornar mais intuitivo o aproveitamento deste alimento.

11 receitas muito simples com sobras de frango

Juntamos 11 ideias para receitas muito simples, onde as sobras de frango prometem dar ainda mais sabor, enquanto poupa recursos e a sua carteira. Inspire-se nas sugestões que deixamos, e deixe a sua criatividade fazer o mesmo. Ideias para aproveitar restos de frango:

  1. Salada de Frango César: desfie as sobras de frango, que pode ser cozido, assado, estufado ou grelhado, por exemplo, e acrescente a esta receita de salada césar de abacate.

  2. Quesadilhas de frango: só precisa de cortar em tiras os restos de frango e seguir esta deliciosa receita de quesadilhas.

  3. Tarte de frango: uma base de massa folhada ou quebrada, ovos, natas, legumes e frango desfiado faz uma tarte de frango. Veja o passo a passo da receita de quiche de frango.

  4. Arroz frito com frango: se tem restos de frango e sobras de arroz cozido, basta juntar tudo na frigideira, acrescentar ovo e legumes prontos a saltear. Mexa, tempere com molho de soja e deixe fritar. Pode ainda adaptar a receita e fazer um arroz de frango no forno.

  5. Tosta de frango: misture numa tigela o frango desfiado, iogurte natural sólido, coentros picados e alho em pó. Tempere com gotas de limão e misture bem. Barre o preparado no pão e leve à tostadeira.

  6. Frango à Brás: basta seguir os mesmos passos que na conhecida receita de bacalhau à Brás, mas substituir o peixe por frango desfiado.

  7. Quinoa com frango e molho vinagrete: acrescente o frango desfiado ou em pedaços nas suas bowls de quinoa. Porque não acrescentar os restos de frango a esta salada?

  8. Sopa de massa de frango: num caldo com cenoura e massa, basta acrescentar o frango desfiado e um fio de azeite. Deixe cozinhar em lume brando e tem uma sopa parecida com uma canja – pronta a comer. Acrescente uma folha de hortelã.

  9. Caril de frango e legumes: aproveite restos de frango e junte vegetais previamente cortados em cubos e ligeiramente cozidos, num molho de leite de coco e caril.

  10. Tacos com frango: misture frango desfiado com feijão-preto previamente cozido numa frigideira e tempere com paprika. Numa tortilha de milho coloque o preparado, milho, tomate cortado em cubos e sirva com molho de tomate.

  11. Massa de frango e pesto: cozinhe uma massa a seu gosto, acrescente o molho pesto e o frango aos pedaços. Mexer e servir. Delicioso e sem desperdício.

Estas são apenas algumas ideias para começar, pode sempre adaptar a receita ao seu gosto e dependendo dos ingredientes que tiver prestes a chegar ao limite de validade.

Tome Nota!

Experimente novos sabores enquanto torna a sua alimentação mais sustentável. Explore receitas tendo em conta ingredientes da época e colabore para um futuro melhor para o planeta e para a comunidade. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.