De receitas ao cuidar de plantas. Descubra o que fazer com casca de banana

Não escorregue neste desperdício. A casca de banana conta com diversos nutrientes, pelo que o seu consumo tem benefícios para a sua saúde. Todavia poucos são os que aproveitam habitualmente estas mais-valias. Descubra algumas dicas que o vão ajudar a evitar “escorregar” neste desperdício alimentar.

Rica em fibras e com baixo valor calórico, a casca de banana pode ser utilizada como ingrediente em várias receitas, contribuindo ativamente para a melhoria do funcionamento intestinal. A sua riqueza em antioxidantes e minerais, como o potássio e o cálcio, ajuda ainda a fortalecer ossos e a prevenir cãibras, contribuindo para uma alimentação saudável e estilo de vida mais sustentável.

Ao dar utilidade à casca da banana estará também a contribuir para o combate ao desperdício alimentar.

6 benefícios da casca de banana para a saúde

  1. Ajuda a regular o intestino: as fibras solúveis, aliadas ao consumo de água, facilitam o trânsito intestinal.
  2. Regula o açúcar no sangue: As mesmas fibras solúveis tornam mais lenta a absorção da gordura e dos açúcares dos alimentos ingeridos.
  3. Evita as cãibras muscular: por ser rica em potássio, além de ajudar a combater a fadiga muscular, ajuda a regular a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos e reduz o risco de desenvolver pedra nos rins.
  4. Fortalece o sistema imunológico: as propriedades antibacterianas da casca amarela ajuda ao combate de infeções provocadas por algumas bactérias.
  5. Mantém a saúde dos ossos: O cálcio e o fósforo presente na casca de banana ajudam a fortalecer ossos e dentes.
  6. Combate a tristeza e a depressão: devido a presença de potássio, fibras, sais minerais, vitaminas B1, B6 e betacaroteno que possui.

Em resumo, não estamos a sugerir que consuma apenas as cascas das bananas, mas sim que tire o melhor partido de todo o fruto e dos seus nutrientes.

o_que_fazer_com_a_casca_de_banana _missaocontinente

Receitas com casca de banana

Em algumas receitas é possível substituir a carne por casca de banana. Estranho? Experimente primeiro as sugestões que reunimos, vai ver que vai ficar rendido à “carne” de casca de banana, que poderá adaptar para uma bolonhesa, um hambúrguer ou até mesmo para substituir o bacon.

Além do prato principal, torne as suas sobremesas e lanches mais sustentáveis e nutritivos com estes Docinhos de Casca de Banana ou uma fatia de Bolo de Casca de Banana , que também existe numa versão sem leite.

Farinha com casca de banana?

Sim! A farinha caseira com casca de banana é um excelente substituto, mais nutritivo e menos calórico, para a farinha de trigo. Aprenda a fazer e utilize-a nas suas receitas. Esta farinha não contém glúten e dura até 20 dias, num recipiente e ambiente bem seco.

Preparação: Corte as bananas (de preferência verdes) às rodelas e distribua-as num tabuleiro. Leve ao forno, a 150º, até ficarem bastante secas. Deixe arrefecer e depois coloque no liquidificador até ficar em farinha. Peneire até ficar a espessura deseja e guarde.

Casca de banana (também) para plantas

Sabia que os nutrientes da casca de banana promovem a floração e estimular o crescimento foliar das suas plantas? É verdade, um adubo fácil de fazer e muito económico para dar mais nutrientes às suas plantas de interior.

Preparação: Utilize três cascas de banana para cada meio litro de água. Corte as cascas de banana em pedaços pequenos e leve-os a ferver em água durante 10 minutos. Deixe arrefecer o preparado. Retire as cascas do preparado, com a ajuda de coador, e descarte-as. Guarde o líquido e junte-lhe mais meio litro de água.

Utilização: Regue as plantas com esta mistura uma vez por mês com esta mistura.

 

Leia também:

O que fazer com cascas de cebola?

Tome nota!

O combate ao desperdício alimentar é fundamental para a preservação do planeta e pode ainda ser algo que acrescenta mais nutrientes surpreendentes às suas refeições. Através de escolhas simples e saudáveis, todos podemos fazer a diferença.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar a fruta - I”. Prove que é capaz de aproveitar da melhor maneira os excedentes que tem armazenados. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!