O que fazer com cascas de cebola?

A cebola é um vegetal quase obrigatório nas cozinhas portuguesas, sendo esta a base para qualquer refogado. Mas como podemos tornar mais sustentável o consumo deste produto? Tudo começa na compra consciente, no armazenamento e sobretudo no aproveitamento total do produto, e isto implica a utilização da casca, claro.

O combate ao desperdício deste e outros vegetais, começa no momento de compra e escolha. Ainda que encontremos facilmente à venda durante todo o ano, em Portugal, a época da cebola começa em abril. Até junho, poderá encontrar a cebola nova, mais doce e sumarenta e com uma casca mais clara. Posteriormente, o mesmo vegetal fica mais seco e encascado e é reconhecido apenas por cebola.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício, do qual o Continente faz parte, revela alguns pontos a ter em conta para prevenir o desperdício deste alimento:

  • Armazene a cebola num local fresco, seco, escuro
  • Guarde as cebolas novas no frigorifico
  • Opte cebolas mais pequenas
  • Se lhe sobrou cebola crua, congele o excedente e utilize numa outra receita

 

Mas, afinal, o que fazer com as cascas de cebola? Se as costuma deitar para o lixo, então está na hora de mudar de hábitos! Descubra abaixo algumas sugestões de receitas capazes de dar utilidade a esta parte da cebola.

receitas cascas cebola

3 receitas com cascas de cebola que pode (e deve) seguir

Mais sabor para o seu arroz

Sabia que as cascas de cebola podem dar ainda mais sabor (e cor) ao seu arroz? Experimente esta receita e descubra por si mesmo.

 Ingredientes:

  • 1 medida de arroz
  • 2 medidas de água quente
  • 1 cebola
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b

Preparação:

  1. Descasque e pique a cebola. Lave a casca da cebola e reserve.
  2. Num tacho coloque um fio de azeite e refogue a cebola picada.
  3. Acrescente o arroz e mexa, sempre, sem deixar colar.
  4. Adicione a casca da cebola (já lavada) ao arroz e misture.
  5. Acrescente a água quente e deixe cozinhar o arroz, conforme indicação na embalagem.
  6. Depois de cozinhado, retire a casca de cebola e sirva.

 

Uma farinha aromática

Dê um toque extra aos seus cozinhados, enquanto reduz o consumo de sal. Como? Basta incluir esta farinha de casca de cebola como tempero. No sal, misture 50/50 de sal e da farinha de cebola. Poderá usar ainda este tempero em massas, misturando-o com a farinha de trigo.

Ingredientes:

  • Cascas de cebola (quantas mais, melhor)

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC
  2. Lave bem as cascas de cebola e disponha num tabuleiro
  3. Leve ao forno durante 10 minutos, ou até ficarem estaladiças.
  4. Coloque as cascas num liquidificador e triture bem até ficar farinha.

 

Caldo de Legumes

Aproveite as cascas de cebola bem como os talos e sobras de outros vegetais para preparar um caldo saboroso que servirá de base para sopas, smoothies, risotto/arroz, cozidos, estufados, entre outros. A congelação, quer das sobras quer do caldo já feito, é a melhor opção para garantir o aproveitamento de todos os excedentes para o caldo e a simplicidade na confecção das suas receitas.

Passo 1 – o aproveitamento

Coloque os excedentes de corte de legumes num saco e congele. Vá acrescentado as cascas, talos, e outras sobras dos vegetais neste saco, sempre que preparar refeições.

Passo 2 – a confecção

Ingredientes

  • Sobras de vegetais
  • Água
  • Sal q.b.

Preparação

  1. Coloque as sobras de legumes num tacho alto e cubra de água.
  2. Deixe ferver e cozinhe durante 40 minutos.
  3. Deixe arrefecer e coe o caldo, descartando as sobras de vegetais.
  4. Utilize de imediato ou congele o caldo em formas de gelo, se quiser armazenar para futuras receitas.

 

Tome nota

Combater o desperdício alimentar é fundamental para a preservação do planeta e ainda vai fazê-lo poupar alguns gastos. Através de escolhas simples e saudáveis, todos podemos fazer a diferença.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar a fruta - I”. Prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor os excedentes que tem armazenados. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!