O combate ao desperdício deste e outros vegetais, começa no momento de compra e escolha. Ainda que encontremos facilmente à venda durante todo o ano, em Portugal, a época da cebola começa em abril. Até junho, poderá encontrar a cebola nova, mais doce e sumarenta e com uma casca mais clara. Posteriormente, o mesmo vegetal fica mais seco e encascado e é reconhecido apenas por cebola.
O Movimento Unidos Contra o Desperdício, do qual o Continente faz parte, revela alguns pontos a ter em conta para prevenir o desperdício deste alimento:
- Armazene a cebola num local fresco, seco, escuro
- Guarde as cebolas novas no frigorifico
- Opte cebolas mais pequenas
- Se lhe sobrou cebola crua, congele o excedente e utilize numa outra receita
Mas, afinal, o que fazer com as cascas de cebola? Se as costuma deitar para o lixo, então está na hora de mudar de hábitos! Descubra abaixo algumas sugestões de receitas capazes de dar utilidade a esta parte da cebola.
3 receitas com cascas de cebola que pode (e deve) seguir
Mais sabor para o seu arroz
Sabia que as cascas de cebola podem dar ainda mais sabor (e cor) ao seu arroz? Experimente esta receita e descubra por si mesmo.
Ingredientes:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água quente
- 1 cebola
- Azeite q.b.
- Sal q.b
Preparação:
- Descasque e pique a cebola. Lave a casca da cebola e reserve.
- Num tacho coloque um fio de azeite e refogue a cebola picada.
- Acrescente o arroz e mexa, sempre, sem deixar colar.
- Adicione a casca da cebola (já lavada) ao arroz e misture.
- Acrescente a água quente e deixe cozinhar o arroz, conforme indicação na embalagem.
- Depois de cozinhado, retire a casca de cebola e sirva.
Uma farinha aromática
Dê um toque extra aos seus cozinhados, enquanto reduz o consumo de sal. Como? Basta incluir esta farinha de casca de cebola como tempero. No sal, misture 50/50 de sal e da farinha de cebola. Poderá usar ainda este tempero em massas, misturando-o com a farinha de trigo.
Ingredientes:
- Cascas de cebola (quantas mais, melhor)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC
- Lave bem as cascas de cebola e disponha num tabuleiro
- Leve ao forno durante 10 minutos, ou até ficarem estaladiças.
- Coloque as cascas num liquidificador e triture bem até ficar farinha.
Caldo de Legumes
Aproveite as cascas de cebola bem como os talos e sobras de outros vegetais para preparar um caldo saboroso que servirá de base para sopas, smoothies, risotto/arroz, cozidos, estufados, entre outros. A congelação, quer das sobras quer do caldo já feito, é a melhor opção para garantir o aproveitamento de todos os excedentes para o caldo e a simplicidade na confecção das suas receitas.
Passo 1 – o aproveitamento
Coloque os excedentes de corte de legumes num saco e congele. Vá acrescentado as cascas, talos, e outras sobras dos vegetais neste saco, sempre que preparar refeições.
Passo 2 – a confecção
Ingredientes
- Sobras de vegetais
- Água
- Sal q.b.
Preparação
- Coloque as sobras de legumes num tacho alto e cubra de água.
- Deixe ferver e cozinhe durante 40 minutos.
- Deixe arrefecer e coe o caldo, descartando as sobras de vegetais.
- Utilize de imediato ou congele o caldo em formas de gelo, se quiser armazenar para futuras receitas.
Tome nota
Combater o desperdício alimentar é fundamental para a preservação do planeta e ainda vai fazê-lo poupar alguns gastos. Através de escolhas simples e saudáveis, todos podemos fazer a diferença.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Complete já as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar a fruta - I”. Prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor os excedentes que tem armazenados. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!