Abandono de idosos: saiba como manter a proximidade

O abandono de idosos é uma realidade que compromete um envelhecimento saudável e feliz. É necessário combater essa tendência, para se poder tratar os mais velhos com o respeito que merecem. Inspire-se neste artigo e perceba como pode ajudar.

O envelhecimento da população é um fenómeno mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 a população idosa deverá duplicar, ultrapassando os 1,5 mil milhões. Em Portugal, conforme os censos de 2021, para cada 100 jovens existem 182 idosos, uma faixa etária que já representa quase um quarto de toda a população.

A terceira idade é marcada por uma série de mudanças. O fim da atividade e rotina profissional, as limitações físicas e a perda ou afastamento de familiares e amigos, por exemplo, têm como consequência uma necessidade extra não só de cuidados de saúde e segurança, como também de atenção, carinho e companhia.

A problemática do abandono de idosos

Em 2015, a Organização Internacional do Trabalho apontava Portugal como um dos países europeus a abandonar mais os idosos. Mais recentemente, no âmbito da operação Censos Sénior 2020, a GNR sinalizou mais de 42 mil idosos que viviam isolados ou em situação de vulnerabilidade.

Deixados em casa, sozinhos, no hospital ou em instituições, sem visitas durante muito tempo. O abandono de idosos prejudica diretamente a saúde e bem-estar dos mesmos, pondo em causa um envelhecimento digno e saudável.

É difícil enumerar motivos que levam ao abandono, mas, entre os diferentes cenários conhecidos estão:

  • Isolamento social: a falta de contacto social ou familiar e a ausência de envolvimento na comunidade resultam numa dificuldade de resposta e apoio, quando os idosos se tornam dependentes.
  • Dificuldade financeira: sobretudo em hospitais, existem casos em que as famílias não têm capacidade financeira para receber os doentes em casa ou coloca-los em instituições, deixando-os nas instalações hospitalares, até terem uma resposta do serviço social.

Década do envelhecimento saudável

Com o objetivo de melhorar a vida dos idosos, das famílias e da comunidade, a ONU estabeleceu 2020-2030 como a década para o envelhecimento saudável. Neste sentido, estabeleceu as seguintes metas:

  • Mudar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem perante a idade e o envelhecimento.
  • Garantir e facilitar a participação e contribuição dos idosos na comunidade.
  • Assegurar serviço e cuidados de saúde primários e acompanhamento integrado adequado a cada situação.
  • Proporcionar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.

Combater o abandono de idosos é uma parte importante para o envelhecimento saudável.

Mantenha-se por perto e invista na relação com conhecidos e familiares mais isolados. Deixamos-lhe algumas ideias simples para melhorar a comunicação e aproximar-se dos idosos.

Como manter a proximidade com idosos?

Mantenha o contacto

Guarde 30 minutos do seu dia para telefonar a um idoso familiar (ou conhecido) mais isolado ou sozinho. Inclua este momento na sua rotina. Procure saber como a pessoa se sente, física e mentalmente, faça-lhe companhia perguntando-lhe pelo dia. Seja empático e mostre-se disponível para ouvir.

Organize a sua família para visitas regulares

Se tem um familiar em situação de solidão ou isolamento, motive as visitas regulares. Agende, junto de outros familiares, visitas intercaladas, para que o idoso não passe muito tempo sozinho.

Ajude um idoso que esteja sozinho

Esteja atento à sua comunidade. Se conhece alguém que esteja sozinha ou tenha dificuldades em executar algumas tarefas, mostre solidariedade, disponha-se a ouvir e ajudar, seja com a sua presença, a oferta de uma refeição, a ida às compras de supermercado ou farmácia.

Tenha atenção na forma de comunicar

Nem sempre é fácil estabelecer uma comunicação produtiva com os idosos. Tenha paciência e procure defender os direitos e interesses do idoso, sempre. Em qualquer conversa deve prevalecer o respeito e a consideração pelas motivações do idoso.

Denuncie situações de negligência, abandono ou maus-tratos

Se desconfia de algum caso de negligência, abandono ou maus-tratos a algum idoso, denuncie a situação para a Linha de Emergência Social (144), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima ou o Gabinete Atendimento à Família.

Procure (e partilhe) soluções

A Segurança Social apresenta um conjunto de respostas de apoio para pessoas idosas, que visam promover a autonomia, a integração social e a saúde. Pode encontrá-las aqui. Existem também já várias instituições com projetos dedicados ao combate ao isolamento, saiba mais sobre o tema isolamento social na página da campanha Luzes com Presença.

Veja o documentário que sensibilizou os portugueses para a problemática do isolamento social.

https://www.youtube.com/watch?v=XuYlYRR6pVM

Tome nota!

É urgente combater a realidade do abandono de idosos para estes poderem envelhecer de uma forma saudável e feliz. Conheça as iniciativas promovidas pela Missão Continente e comece já a construir um futuro melhor para si e para todos.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se!

Complete já as Missões “Refeição do Coração I e II” e  “Professor Voluntário perceba como é simples e recompensador criar hábitos mais solidários.