No âmbito da campanha Luzes com Presença, a Missão Continente cruzou-se com vários projetos que visam combater um problema muito real em Portugal: o isolamento social.
Solidão e isolamento social não são sinónimos, mas, para certas pessoas, seja por habitarem em localizações remotas, por questões mentais ou de necessidades especiais, estes são dois conceitos bastante presentes no seu quotidiano. Felizmente, algumas instituições desenvolveram projetos de apoio a estes portugueses, seja a nível nacional ou local, venha conhecê-las.
Episódio 1 – (quase) Esquecidos
Aldeias Humanitar
Há quem encontre a felicidade na visita de técnicos de saúde. Por este motivo, o projeto Aldeias Humanitar tem como propósito mobilizar todos para a luta contra o desamparo humano. Além das respostas presenciais, há uma linha telefónica disponível 24h/dia para apoiar e dar resposta às necessidades imediatas.
Atualmente, a instituição presta cuidados de saúde complementares em casa das pessoas idosas e de forma gratuita, em dez concelhos do Douro Sul. Mas o objetivo é alargar o seu modelo de intervenção a todo o interior de Portugal.
Episódio 2 – Espaço para Todos
Espaço T
O poder da arte é inquestionável. Mas como pode a expressão artística promover a inclusão e as relações interpessoais? A resposta está em projetos como o Espaço T. Atua no Porto, mas o desejo é que existam mais Espaços T no país e no mundo. Através da arte, nesta instituição liberta-se tudo aquilo que existe na sua mente.
Com o objetivo de estimular as competências cognitivas, emocionais, relacionais de pessoas com necessidades especiais dos concelhos do Porto, Maia e de Matosinhos, o Espaço T realiza sessões de expressão plástica e musical ao domicílio. A sua contribuição é necessária para que o trabalho desta instituição continue e possa chegar ainda a mais pessoas.
Episódio 3 – À Deriva
CRESAÇOR
Há quem viva numa ilha, mas nunca tenha visto o mar. Por existirem cada vez mais casos de isolamento social em São Miguel, a CRESAÇOR investe na inclusão cultural da população sénior.
A missão da CRESAÇOR é promover a Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região Açores, sustentando os valores da Cooperação, Identidade, Sustentabilidade, Local, Tradição, Cultura, Ambiente e Pessoas. Através de sessões de convívio, esta instituição tem como objetivo valorizar o património pessoal de cada um, promovendo eventos culturais e diálogos que celebrem histórias de vida, que mais tarde servirão de guião para um documentário.
Episódio 4 – Estou sim?
SOS Voz Amiga | Nacional
Imagine que precisava de alguém para falar, para desabafar ou simplesmente desejar uma boa noite e não tinha ninguém a quem pedir ajuda ou telefonar. Esta é uma realidade que acontece um pouco por todo o país. A solidão agora tem uma voz amiga.
A SOS VOZ AMIGA é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos, desde os seniores até às camadas mais jovens, como adolescentes, que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio. Constituída por uma equipa de apoio emocional especializado, com competências necessárias para responder às necessidades de quem liga, esta instituição precisa de mais técnicos de saúde (psicólogos) para dar resposta ao agravamento de problemas de saúde mental durante a pandemia.
Episódio 5 – Sempre Prontos
Cruz Vermelha Portuguesa - Teleassistência | Nacional
Mesmo à distância, o carinho também se partilha. Há 25 anos que a Cruz Vermelha Portuguesa contacta e acompanha pessoas que se sentem isoladas e sozinhas. Para alguns beneficiários, esta é a única chamada que recebem.
O serviço de Teleassistência da CVP é também uma resposta imediata em situações de emergência, insegurança e solidão, através do acionar de um botão de alarme pelo utente. Destina-se a todas as pessoas que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas.
Episódio 6 - Maré de Acaso
ACASO - Associação. Cultural. e Apoio Soc. de Olhão | Olhão
Os colaboradores ACASO, juntamente com uma rede de voluntários e parcerias, promovem visitas ao domicílio de idosos que sofram de isolamento ou com necessidades de acompanhamento próximo, com momentos de leitura, conversa e até a entrega de compras de supermercado e farmácia.
Mas há mais instituições a combaterem o isolamento social e a solidão.
Centro Social N.ª Sr.ª do Extremo | Vila Pouca de Aguiar
O Centro Social Nª Sr.ª do Extremo tem como missão cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação. Combate o isolamento através através do apoio à mobilidade (deslocação à sede do concelho de forma gratuita), à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), apoio psicológico e de enfermagem.
Associação Mais Proximidade | Lisboa
Para atenuar as consequências do isolamento entre os idosos, a Associação Mais Proximidade prepara a alta hospitalar de âmbito social, garante os recursos para um regresso a casa em condições adequadas e um acompanhamento de consultas e exames, gestão da medicação, visitas ao domicílio, contactos de acompanhamento, etc.
ACASO - Associação. Cultural. e Apoio Soc. de Olhão | Olhão
Os colaboradores ACASO, juntamente com uma rede de voluntários e parcerias, promovem visitas ao domicílio de idosos que sofram de isolamento ou com necessidades de acompanhamento próximo, com momentos de leitura, conversa e até a entrega de compras de supermercado e farmácia.
DTC Social | Região Norte
A DCT Social , através do projeto Animais de Ajuda Social, promove o acolhimento de animais de estimação identificado pela organização, entre os idosos que sofrem com o isolamento. Para assegurar o bem-estar de todos, são feitas visitas semanais.
Associação Coração Amarelo | Porto de Mós
A Associação Coração Amarelo realiza contactos telefónicos a idosos sinalizados em situação de isolamento. Com o objetivo de elevar a experiência, passando a chamada normal para a videochamada, o apoio a este projeto é crucial para adquirir smartphones e entregar a idosos elegíveis, para que possam receber estes contactos por parte da instituição.
Viver de Afetos | Madeira
O projeto Associação Viver de Afetos da tem como principal objetivo diminuir o sentimento de solidão e o isolamento social da população idosa que reside só nas zonas altas do concelho de Câmara de Lobos. Fazem visitas domiciliarias semanais, realizadas por uma equipa técnica, como forma de estar com os idosos, ouvir as suas histórias e identificar as necessidades.
Tome nota!
O isolamento social, voluntário ou involuntário, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. É por isto que estas instituições têm um papel cada vez mais importante na sociedade.
Conheças as Iniciativas que a Missão Continente tem vindo a promover e fortaleça a união da sua comunidade.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.