A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Comprar loja online

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Decoração para a mesa de Natal: 15 ideias criativas e sustentáveis

Quer uma mesa de Natal bonita sem gastar muito? Conheça as nossas sugestões de decoração acessível e sustentável. Descubra as tendências e ideias para brilhar.
Decoracao Para Mesa Natal

Atualizado a 11/11/2025

No Natal, é à volta da mesa que a família se reúne. Conheça algumas sugestões simples e criativas para decoração da sua mesa de Natal: das tendências ao reaproveitamento de artigos que já tem em casa, para um Natal mais sustentável, descubra os detalhes que fazem toda a diferença.

Tema e paleta de cores para a mesa de Natal


Antes de escolher pratos, velas ou arranjos, defina um tema visual simples. As tendências ditam menos quantidade e mais qualidade: poucas peças e bem escolhidas, bom tecido, vidro bonito e tons quentes que reforçam a sensação de conforto à volta da mesa.

Esta abordagem, conhecida por “luxo discreto” (quiet luxury), troca o brilho agressivo por texturas ricas, vidro trabalhado e metais em tom envelhecido, para criar ambientes elegantes. Conheça algumas paletas de cor que ajudam a criar esse efeito.

Verde, dourado envelhecido e vidro âmbar


O verde abeto ou o verde garrafa, combinado com pequenos apontamentos de dourado mate ou latão antigo e copos ou castiçais em vidro âmbar, ajudam a criar mesas sofisticadas com tons quentes. O vidro âmbar e o cristal vintage estão muito presentes nas propostas de decoração, porque refletem a luz das velas de forma suave.

Dica: não tem necessariamente de comprar um serviço de mesa novo. Se tiver louça branca simples em casa, basta acrescentar um ou dois elementos em âmbar ou dourado envelhecido, para fazer toda a diferença.

As nossas sugestões:

Terracota, canela e tons naturais


Os tons castanho canela, o terracota e os beges suaves dão vida a uma mesa mais orgânica. Esta paleta terrosa, muito em voga, transmite calor e proximidade, sobretudo quando combinada com têxteis naturais (linho, algodão cru), bases de pratos em madeira e fruta da época (romãs e laranjas secas, por exemplo).

Sugestão de toalha de mesa: elegante e versátil, a toalha de mesa Gold Effect é feita em algodão de alta qualidade. O delicado acabamento em dourado acrescenta sofisticação e brilho subtil.

Verde sálvia, branco linho, dourado suave e cobre canela


O verde sálvia continua a ser uma cor chave porque transmite tranquilidade e combina bem com velas brancas e apontamentos dourados ou cobre. A combinação sálvia, dourado suave e folhagem natural é uma das tendências atuais, em alternativa ao tradicional vermelho e verde.

Monocromático: preto e branco


Para quem prefere um Natal mais moderno, o preto e o branco surgem como tendência em destaque: padrões a preto e branco, laços às riscas, bases escuras e loiça branca, criam um cenário sofisticado. O truque é compensar a “frieza” com materiais ricos (veludo, metal escovado, velas quentes).

As nossas sugestões:

Têxteis


Os têxteis são a base visual da mesa de Natal. Atualmente, fala-se mais em camadas de tecido com texturas: linho, algodão cru, veludo, xadrez discreto e ráfia.

Toalha


Pode começar por uma toalha clara ou arrojar com toalhas temáticas. Os tons neutros fazem duas coisas importantes: iluminam a mesa e deixam que o resto da decoração (copos, velas, ramos verdes) tenham protagonismo.

Algumas sugestões de toalhas temáticas:

Caminho de mesa


Por cima da toalha neutra, acrescente um caminho de mesa com mais presença: veludo verde escuro ou verde floresta, tartan (tecido axadrezado) discreto em vermelho escuro e verde, ou um jacquard dourado envelhecido.

Estes caminhos de mesa criam uma “linha central” que ancora o centro de mesa e as velas, e dão profundidade sem precisar de uma toalha estampada de Natal. A sobreposição de tecidos é apontada como uma forma fácil de dar um ar luxuoso (“quiet luxury”) à mesa festiva, sem recorrer a brilhos.

Individuais e bases


Se não quiser usar uma toalha, pode inverter a lógica: use apenas um caminho de mesa ao centro e individuais em materiais naturais, como ráfia ou bases de prato claros.

Esta combinação de materiais quentes é uma das grandes tendências, porque transmite conforto e autenticidade. Esta solução também é prática para mesas pequenas.

Guardanapos


Trocar guardanapos de papel por guardanapos de pano faz, por si só, a mesa parecer mais cuidada. Prenda-os com ráfia ou com uma fita de cetim fina, adicione uma haste natural com neve ou com flor dourada. Se preferir argolas de guardanapo, temos duas sugestões:

Marcador de lugar


Utilize uma rodela de laranja desidratada ou um pau de canela para marcar cada lugar. Estas pequenas personalizações (mini coroas verdes, cartões manuscritos com o nome, fitas em tons quentes) tornam a mesa mais memorável, sem grande custo.

No Continente encontra uns gnomos marcadores de lugar que podem fazer a diferença. Também pode usar etiquetas de madeira escritas a giz ou mini molas de Natal que seguram um cartão com o nome.

Louça, copos e talheres


Use pratos brancos ou de tom neutro como base e acrescente um prato de sopa ou um prato de entrada com mais personalidade: com um rebordo dourado suave, um padrão clássico, inspirado em porcelana antiga, um tom verde garrafa ou terracota.

Dica: mesmo que não tenha um serviço completo igual para todos, pode repetir uma lógica cromática. Por exemplo, todos os pratos de sobremesa com apontamento dourado, verde ou borgonha. Pode ser suficiente para dar coerência visual.

Se optar por um serviço de mesa mais natalício, estas são as nossas sugestões:

Bases de prato e travessas de servir


As bases de prato continuam a ser uma forma acessível de dar moldura e profundidade ao lugar de cada convidado. Dourado envelhecido, tom cobre canela ou madeira escura funcionam muito bem porque “aquecem” visualmente a mesa e combinam tanto com verdes escuros como com tons naturais, como o linho ou o terracota.

Sirva o pão, a fruta da época, os frutos secos ou chocolates em travessas temáticas. Algumas sugestões:

Copos


Copos e taças em vidro âmbar, verde escuro ou cristal com recorte vintage, estão em destaque este ano porque refletem a luz das velas e criam brilho intimista na mesa

Talheres


A tendência atual recai sobre os talheres com acabamentos quentes: dourado mate, latão envelhecido e cobre canela. Estes metais mais suaves ligam bem com bases de prato em madeira, velas de cor creme e vidro âmbar, criando um conjunto coerente.

Se não tiver talheres metálicos especiais para todos, use-os apenas em alguns pontos estratégicos: por exemplo, nos talheres de serviço das travessas quentes, na colher do molho ou na faca do bolo-rei.

Veja também:

Centros de mesa e iluminação


Este ano sugerimos 3 grandes tendências:

No Gold temos o predomínio da cor dourada, como tom principal da decoração. Transmite elegância, brilho e sofisticação. A escolha do dourado torna-se versátil: funciona tanto para decorar com destaque (tons metálicos) como para complementar outras cores mais neutras (por exemplo, branco ou castanho champanhe) sem perder impacto.
Na Tradicional damos destaque às cores clássicas: muito vermelho e verde. Falamos de têxteis robustos e envolventes, acompanhados de iluminação quente e acolhedora. Pratos e copos com algum detalhe tradicional e toalhas temáticas.
A linha Candy inspira-se num universo doce: rebuçados, bengalas de açúcar, cores gulosas. A paleta de cores inclui rosa, branco, toques de vermelho ou verde menta, ou seja, tons mais suaves do que metálicos. Pode usar uma toalha ou base branca ou creme e complementar com acessórios em tons de rosa ou para que sobressaia o tema.

Decoração da mesa de Natal: À Sua Medida


Os pequenos detalhes fazem toda a diferença e dão personalidade à mesa de Natal. Uma ótima forma de impressionar os convidados (sem gastar muito) é personalizar a decoração.

Marcadores de lugar


Em vez dos cartões tradicionais, experimente usar elementos da natureza. Por exemplo, pinhas pequenas podem transformar-se em porta-nomes: pinte-as com tinta dourada ou prateada e prenda uma etiqueta com o nome de cada pessoa.

Ramos de azevinho ou de alecrim, amarrados com uma fitinha vermelha, também podem servir como identificadores de lugar. Escreva os nomes dos convidados em folhas de louro com uma caneta dourada, por exemplo, e surpreenda-os. Ou em etiquetas de madeira escritas a giz com o nome de todos. Se usar as mini molas natalícias pode fazer um desenho em cada cartão.

Faça biscoitos de gengibre em forma de estrela ou de árvore e escreva o nome de cada convidado com glacê: funcionam como marcador de lugar e presente personalizado.

Guardanapos


Dobre os guardanapos em forma de pinheiro ou de estrela. Pode também atá-los com um laço bonito ou com um raminho de alecrim fresco.

Pela mesa


Disponha fatias de laranja e de maçã desidratadas e nozes em potinhos ao longo da mesa. Faça estrelas com papel kraft e espalhe também pela mesa.

Pode também optar por esconder um bilhetinho carinhoso ou uma pequena lembrança debaixo do prato de cada convidado, para ser descoberto na hora da ceia. São detalhes que transmitem que cada lugar à mesa foi preparado com dedicação.

​​Não deixe de ver as Aldeias de Natal e as casinhas decorativas que temos neste Natal.

Mesa de Natal para crianças


Se está a planear ter uma mesa especialmente dedicada às crianças, temos algumas sugestões para a tornar ainda mais especial.

  • Use tons pastel (rosa, lavanda, azul céu, verde menta) e conjugue-os com dourado ou prata, para dar um toque festivo;
  • Crie mini kits criativos, com lápis de cor e desenhos natalícios para pintar durante o jantar a noite de Natal, e coloque-os em sacos de papel Kraft;
  • Use guardanapos com padrões divertidos (renas, estrelas, árvores) e pratos reutilizáveis com motivos natalícios;
  • No centro da mesa use figuras, como um pequeno Pai Natal em globo, uma casinha de gengibre ou uma árvore de papel feita à mão;
  • Opte por luzes LED, em forma de estrela ou de rena, com pilhas, ou um projetor pequeno que projete flocos de neve na parede ou no teto da sala, para um ambiente ainda mais mágico.

Snacks e sobremesas decorativas para a mesa das crianças


Mais do que deliciosas, estas sugestões tornam-se parte da decoração, estimulam a imaginação e envolvem os mais pequenos na magia do Natal.

Bolinhas de neve de coco


Faça pequenas trufas brancas com coco, coloque-as em forminhas coloridas ou em potinhos com etiquetas com o nome de cada criança. Parecem bolas de neve e podem funcionar como marcadores de lugar.

Árvores de bolacha


Use bolachas com formato de estrela, de vários tamanhos, empilhe-as usando creme entre cada camada e forme pequenas árvores. Finalize com açúcar em pó (a simular neve).

Espetadas de fruta natalícias


Coloque uvas, morangos e pedaços de banana alternados em palitos, formando “gorrinhos de Pai Natal”. Use pepitas de chocolate para fazer os olhos.

Bolachas personalizadas


Prepare bolachas de gengibre ou de manteiga com formatos natalícios e deixe que cada criança decore as suas com glacé e toppings coloridos.

Chocolate quente


No final da noite, sirva um chocolate quente em canecas natalícias.

Tudo o que precisa para decorar a mesa de Natal


Está na altura de passar à ação e começar a preparar a decoração da sua mesa de Natal. Não precisa de andar de loja em loja: no Continente vai encontrar tudo o que precisa para decorar todas as divisões da casa.