Saúde Social: o que é e qual a sua importância para a comunidade

A saúde é mais do que estar livre de doenças, implicando o bem-estar físico, mental e social. Conheça a importância da saúde social para as pessoas e para a comunidade.

As relações sociais são parte integrante do nosso desenvolvimento, através das mesmas aprendemos a interagir com os outros, a conduzir hábitos de saúde quotidianos e a adaptar-nos às diferentes comunidades.

Deste modo, a saúde não se caracteriza apenas pelo bem-estar físico e pode ser influenciada por diversos fatores como a educação, o trabalho e as interações socais, entre outros.

O que é a saúde social?

A saúde social assenta na capacidade de criar relações interpessoais saudáveis e gratificantes. Considerada um pilar do bem-estar, está associada ao conforto e adaptação a situações sociais, bem como à estrutura de apoio que nos permite superar desafios. A qualidade e a quantidade destas relações têm impacto na saúde mental e física. As situações de solidão e isolamento social podem mesmo pôr em risco a vida das pessoas.

Saude Social Missao Continente

Qual a importância da saúde social?

A qualidade na saúde social é medida assim pela qualidade da interação pessoal. Ter uma rede social de apoio permite desenvolver competências assertivas, de comunicação, confiança e resolução de conflitos, sendo essencial para desenvolver resiliência emocional e aumentar a autoestima.

Assim, a saúde social tem um papel extremamente importante nas nossas vidas, pois envolve:

  • Adaptação a situações sociais;
  • Equilíbrio entre o tempo social e pessoal;
  • Envolvimento com a comunidade;
  • Capacidade de desenvolver e manter relações;
  • Criação de fronteiras nas amizades e relacionamentos.

 

Por outro lado, a saúde social debilitada pode causar uma variedade de problemas de saúde, tais como:

  • Inflamação;
  • Doenças cardíacas;
  • Tensão arterial elevada;
  • Sistema imunitário suprimido;
  • Condições de saúde crónicas;
  • Problemas de saúde mental como a ansiedade.

 

Desta forma, as nossas relações, além de nos moldarem ao longo de todo o nosso desenvolvimento, a nível social e cognitivo, também têm um grande impacto na nossa saúde.

Como promover a saúde social?

Pôr a conversa em dia com os amigos, falar com a família e participar de forma ativa na comunidade, são ações essenciais que deve colocar em prática regularmente. Identificamos ainda algumas estratégias para melhorar a sua saúde social:

  1. Nutra as suas relações interpessoais: as relações sociais podem ajudar a proteger a saúde. Sejam com a família, os amigos, os vizinhos, os parceiros românticos, as relações sociais podem influenciar o nosso bem-estar. É importante saber como manter as suas ligações de apoio.
  2. Torne-se ativo na comunidade: o local onde vive ou trabalha pode ter um grande impacto no quanto se move. Ser ativo na sua comunidade pode ter um efeito positivo nos seus hábitos de saúde e criar oportunidades de ligação.
  3. Ligue-se à sua família: ser sensível, recetivo, consistente e disponível para a família pode ajudar a construir relações positivas e saudáveis. Os fortes laços emocionais que estas relações potenciam, ajudam-nos a aprender a gerir os nossos próprios sentimentos e comportamentos e a desenvolver a autoconfiança.

 

Tome Nota!

O bem-estar da sua saúde envolve várias áreas do seu dia a dia, aproveite para fortalecer e formar novas relações com vista a garantir uma vida mais saudável. Explore o tema da saúde social em artigos, iniciativas e boas práticas da Missão Continente.