Água potável: causas e consequências para a escassez deste recurso essencial

A escassez de água potável é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Saiba tudo sobre o conceito de água potável, causas e consequências para a sua escassez e, ainda, algumas dicas para a reutilizar.

A água é um elemento essencial à vida e o acesso a água potável, segura e limpa é um direito humano. Contudo, este direito essencial não chega a todos, seja pelas diferenças geográficas e políticas ou, até mesmo, por uma problemática maior: a escassez de água potável.

Vamos explorar o conceito de água potável, as causas e consequências da sua falta, bem como algumas ideias para a reutilização e poupança.

O que é água potável?

O conceito de água potável é relativamente simples. Considera-se água potável aquela que é segura para consumo humano. Esta é, portanto, água doce limpa, livre de substâncias e/ou de microrganismos, como químicos, bactérias ou vírus, nocivos ou causadores de doenças.

A água potável pode ser obtida de várias fontes, tais como águas subterrâneas, superficiais ou sistemas municipais de água. Contudo, a qualidade da água potável pode ser afetada por vários fatores, tais como poluição, catástrofes naturais e degradação das infraestruturas.

Escassez de água potável

A água potável é um recurso vital para a sobrevivência humana, para a produção agrícola, a produção industrial, gerar energia e para o bem-estar ambiental.

Contudo, apesar da abundância de água na Terra, a escassez de água potável é uma preocupação crescente. Por exemplo, estima-se que mais de 2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável segura.

Causas para a escassez de água potável

As causas para a escassez de água potável são complexas e variadas. Entre os principais motivos para a escassez deste recurso, estão:

  • Aumento da população e da urbanização: com o crescimento da população mundial e com cada vez mais pessoas a viverem em áreas urbanas, a procura de água potável está a aumentar muito rapidamente.
  • Alterações climáticas: as alterações climáticas afetam a disponibilidade e qualidade das fontes de água potável, na medida em que o aumento da temperatura e a alteração de padrões climáticos resultam em secas, inundações e outros fenómenos extremos, que perturbam o ciclo da água e afetam a segurança e disponibilidade da mesma para as pessoas e para os animais.
  • Poluição: algumas atividades humanas como a industrialização, agricultura e até práticas de higiene podem resultar na contaminação das fontes de água. Microplásticos, produtos químicos, metais pesados e outras substâncias nocivas acabam por tornar a água imprópria para consumo humano.
  • Degradação de infraestruturas: alguns sistemas de abastecimento ou armazenamento de água são antigos e necessitam de reparação ou substituição, levando a fugas, perda de água e contaminação.

escassez agua potável missão continente

Consequências da escassez de água

As consequências da escassez de água potável são terríveis e podem ter graves impactos na saúde pública, no ambiente e no desenvolvimento económico.

  • Saúde pública: a falta de acesso à água potável contribui significativamente para a carga de doenças a nível global. A falta de água potável leva também a uma higiene e saneamento deficientes, o que aumenta ainda mais o risco de doenças.
  • Impacto no meio ambiente: a escassez de água potável conduz ao esgotamento dos recursos hídricos disponíveis, à perda de biodiversidade e a danos nos ecossistemas.
  • Desenvolvimento económico: a falta de água potável reduz a produtividade de empresas de diferentes sectores como o da farmacêutica, da alimentação e o do vestuário, entre outros.

6 dicas para proteger e reutilizar água potável

Uma forma de abordar a questão da escassez de água potável é através do consumo consciente e reutilização da água potável. A poupança de água é essencial, por isto, deixamos algumas dicas sustentáveis e rentáveis para a consciencialização e reutilização de água potável:

  1. Apanhar água da chuva: uma forma simples e eficaz de reutilizar água potável, basta colocar algum objeto limpo que possa guardar a água enquanto esta cai. A água da chuva pode ser utilizada para vários fins, tais como rega de plantas ou como descarga substituta do autoclismo.
  2. Reutilização da água desperdiçada: enquanto aquece a água para o seu duche, por exemplo, já imaginou quantos litros de água potável está a ser desperdiçada? Tome atenção aos seus hábitos diários e retifique se pode ou não aproveitar esta água para fins não-potáveis, como a limpeza do chão e descarga substituta do autoclismo.
  3. Eficiência hídrica: se estiver na altura de atualizar os seus chuveiros, torneiras, etc, opte por escolhas mais eficientes, que possam reduzir o desperdício de água.
  4. Poupança da água: ações simples, como fechar a torneira enquanto se escovam os dentes ou a reparação de fugas, podem fazer uma diferença significativa na poupança de água e de despesas.
  5. Indústria e agricultura sustentável: na agricultura, por exemplo, a irrigação gota-a-gota e outras práticas eficientes podem reduzir o desperdício de água. Na indústria, a reciclagem de água e os processos eficientes podem reduzir significativamente o consumo.
  6. Educação ambiental: a consciencialização do problema é fundamental, por isso fale sobre a importância da conservação e reutilização da água e procure ajudar a promover práticas e comportamentos mais sustentáveis.

Tome Nota!

A água potável é um direito humano fundamental, e a escassez de água segura e limpa é uma preocupação crescente. As causas da escassez de água potável são complexas e variadas, e tem graves consequências na saúde pública, no ambiente e no desenvolvimento económico. A reutilização da água potável é uma solução sustentável e rentável que pode reduzir a procura de água. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.