Erradicar a fome no mundo: uma luta de todos

Acabar com a fome no mundo é uma batalha longa, mas cada vez mais necessária. Compreenda o conceito de fome e saiba como pode ajudar.

A pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia, as alterações climáticas e mais recentemente o problema da inflação, revelaram as falhas existentes nos sistemas alimentares a nível global e local, deixando uma boa parte da população mundial numa situação de grande vulnerabilidade. Para resolver o problema é importante conhecê-lo.

O que é a fome?

O sentido da palavra fome vai além da vontade de comer. A ONU define este conceito como uma sensação física desconfortável ou dolorosa causada pelo consumo insuficiente de energia dietética.

Quando não é ingerida a quantidade suficiente de calorias, a fome torna-se crónica e o organismo humano começa a ter dificuldade em funcionar corretamente. Infelizmente, é um problema que, diariamente, afeta milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

A fome no mundo

Comparativamente aos dados de 2021, o índice Global da Fome de 2022 classifica a situação de fome no mundo como “sombria”, dando conta de um aumento na percentagem de pessoas sem acesso regular a calorias suficientes.

A base do problema é a desigualdade no acesso a alimentos por todo o mundo. Em 2020, um relatório da ONU revelava que, se a percentagem do rendimento médio gasta numa refeição em Nova Iorque fosse a mesma que no sul do Sudão, então os nova iorquinos estariam a gastar cerca de 380 euros por um prato de comida. Esta comparação comprova a desigualdade no acesso a um bem tão essencial como são os alimentos.

A fome em Portugal

Também em Portugal, a fome é cada vez mais uma realidade. O aumento generalizado dos preços dos alimentos tem um impacto nos mais necessitados, havendo pessoas que não conseguem assegurar duas refeições por dia. Em declarações à SIC Notícias,  a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, revela que, atualmente, o Banco Alimentar contra a Fome ajuda cerca de 400 mil famílias em Portugal.

No âmbito do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade concluiu-se que um terço dos portugueses se sente pessimista em relação “ao acesso e qualidade da alimentação” e 51% tem dúvidas sobre a “capacidade de suportar os custos domésticos” nos próximos anos.

Como contribuir para a erradicação da fome no mundo?

São dados alarmantes que não nos devem desanimar, mas sim fazer o que estiver ao nosso alcance para contrariar a situação.

Ainda que alarmantes, estes dados devem servir de incentivo à ação. Neste contexto, a ONU estabeleceu como segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: erradicar a fome no mundo até 2030.

Para uma realização a nível global, é preciso agir localmente. Além das grandes instituições governamentais, também nós podemos fazer a nossa parte. Para isso deixamos-lhe algumas dicas do que pode fazer para ajudar:

  1. Esteja atento

    Identifique casos de quem esteja a passar fome na sua comunidade e faça algo em relação a isso. Tenha a certeza de que esses casos estão disponíveis para serem ajudados e ponha-os em contacto com instituições locais que possam dar o devido acompanhamento.

  2. Evite o desperdício alimentar

    Se lhe sobrar comida, congele para mais tarde ou use-a como ingrediente para fazer uma nova refeição. Outra excelente forma de dar uma nova vida é oferecê-la a alguém na sua comunidade que necessite. Existem várias associações que facilitam esse processo, como é o caso da Refood. Descubra algumas estratégias para combater o desperdício alimentar.

  3. Ajudar quem está a passar fome

    Se tiver possibilidade aja, sendo solidário. Desde voluntariado, doações a famílias que conheça, ou contribuindo em ações de recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome ou recolha de donativos, como a mais recente campanha de Natal da Missão Continente: Presentes à Mesa. O importante é lembrar-se daqueles que mais precisam da sua ajuda e fazer algo em relação a isso. Saiba como tornar os seus hábitos mais solidários.

  4. Sensibilize e eduque!

    Sobretudo se estiver em contacto com as gerações mais novas, mas também com os mais velhos é sempre importante sensibilizar e educar para estas questões. Desta forma, se todos adotarmos estes hábitos no nosso dia a dia, o desafio de acabar com a fome no mundo ficará mais perto de ser conquistado.

Até dia 8 de janeiro de 2023, contribuir para a luta contra a fome em Portugal é ainda mais fácil. A Missão Continente acaba de lançar a campanha “Presentes à Mesa”. Uma campanha de Natal, na qual, ao comprar um vale de 1 ou 5 euros está a contribuir para a Rede de Emergência Alimentar e para uma das 328 instituições locais que operam no contexto do combate à fome.

Tome nota!

Erradicar a fome no mundo é um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Seja um verdadeiro herói nesta missão e ajude da forma que está ao seu alcance: a solidariedade.

Preparado para se tornar um Herói?

Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Refeição do Coração I e II”  e descubra como é simples partilhar, oferendo os excedentes das suas refeições a alguém que precise deles.