Do ambiental ao social: as boas práticas da sustentabilidade no trabalho

Se procura reduzir a sua pegada ecológica deve repensar as suas ações também na esfera profissional. Afinal, grande parte do seu dia é passado neste contexto. Conheça o conceito de sustentabilidade no trabalho e algumas das boas práticas que pode (e deve) seguir.

Com as consequências das alterações climáticas, que têm um impacto nefasto em diversas áreas da sociedade, é essencial a procura por um estilo de vida mais sustentável.

Seja a nível da alimentação, da moda ou da sua rotina de higiene, a oportunidade de controlar o impacto das suas ações no planeta está nas decisões que toma ao longo do seu dia.

Considerando que passamos cerca de 41 horas por semana no nosso local de trabalho, não podemos descurar a importância de aplicarmos estas dicas sustentáveis também nesse contexto.

Segundo o Centro de Práticas Empresariais Sustentáveis, as práticas de sustentabilidade no trabalho são aquelas que minimizam o impacto no ambiente e diminuem os recursos utilizados. Para além disso, a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores são vertentes fundamentais, a par com a proteção do ambiente. 

A Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho define “trabalho sustentável” como o ajuste das características do emprego às necessidades do trabalhador. As empresas têm assim um papel importante no contexto da sustentabilidade laboral, na medida em que devem:

  • Garantir a igualdade de oportunidades entre trabalhadores,
  • Escutar as opiniões pessoais dos colaboradores,
  • Propor regimes de trabalho flexíveis.

Uma estratégia promotora de sustentabilidade no trabalho foca-se assim no equilíbrio entre as vertentes financeira, ambiental e social. A empresa beneficia com esta implementação, uma vez que um ambiente de trabalho harmonioso aumenta a produtividade dos trabalhadores e melhora a imagem corporativa, assim como a defesa da proteção ambiental. 

Mas sabia que também está nas suas mãos promover a sustentabilidade no trabalho, tanto a nível ambiental como social? Damos-lhe algumas ideias simples para pôr em prática durante o seu horário laboral.

sustentabilidade no trabalho

Boas práticas ambientais no local de trabalho

A título individual, existem várias dicas que pode pôr em prática para tornar o seu local de trabalho mais amigo do ambiente, nomeadamente:

  • Faça e promova a reciclagem, fale sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e crie uma zona de separação de resíduos para motivar os seus colegas a colaborarem. 
  • Desligue o computador quando não o está a utilizar, em vez de deixar em “standby”, e poupe energia. 
  • Evite enviar e-mails desnecessários, se cada utilizador prescindisse de apenas um e-mail por semana, deixaria de emitir 16.433 toneladas de dióxido de carbono por ano.  
  • Reduza a quantidade de papel, opte pela impressão e utilização na frente e verso das folhas, prefira papel reciclado sempre que o seu uso for imprescindível e reutilize folhas que seriam desperdiçadas para rascunhos. 
  • Elimine os copos descartáveis e prefira sempre as opções reutilizáveis para beber água, chá ou café.
  • Climatize o espaço de forma eficiente, evite ter o ar condicionado muito tempo ligado em temperaturas demasiado baixas ou altas. Feche portas e janelas para evitar a entrada de calor ou frio.
  • Utilize transportes públicos ou bicicleta para se deslocar até ao local de trabalho, prefira a mobilidade ecológica.

 

Boas práticas sociais no local de trabalho 

A existência de um ambiente de trabalho agradável depende não só das políticas da direção da empresa, mas também das ações de cada um dos trabalhadores. Assim, comece por implementar estas dicas:

  • Mostre-se disponível para ouvir os problemas dos seus colegas de equipa.
  • Trabalhe em equipa, ofereça ajuda sem pretensão de reconhecimento profissional, promova a intenção de alcançar um objetivo comum.
  • Faça um gesto amigável a outro colaborador, como oferecer-lhe um café ou ajudá-lo numa tarefa mais complicada. 
  • Proponha momentos de lazer depois do trabalho, para fomentar o convívio e a descontração entre a equipa.
  • Seja paciente e compreensivo, quando estiver a ensinar algo ou a corrigir o trabalho de outra pessoa. 

 

Tome nota!

A sustentabilidade no trabalho é uma temática que se relaciona com a diminuição do impacto ambiental no decorrer da atividade profissional, bem como com a proteção do bem-estar dos trabalhadores. Todos nós podemos contribuir para esta realidade, diariamente. Conheça algumas das iniciativas da Missão Continente que contribuem para o bem-estar da comunidade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Vamos caminhar? I e II” e “Uma garrafa para todas as sedes I e II”. Descubra como é simples levar a sustentabilidade para a sua vida profissional.