

Ananás ou abacaxi? Apesar de algumas características diferentes, no que toca ao desperdício alimentar, ambas as frutas podem ser aproveitadas na sua totalidade, à exceção da coroa.
Diferença entre ananás e abacaxi
O Governo dos Açores, através do Portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade, explica que o ananás e o abacaxi pertencem à mesma família botânica, mas são variedades distintas. Ainda assim, fatores como a localização e método da produção conferem características diferentes a cada uma das variedades.
Entre outras, algumas diferenças entre o ananás e o abacaxi são visíveis e facilmente comparáveis:
Coroa: o ananás tem uma coroa menor e achatada, já o abacaxi tem uma coroa longa.
Tamanho: o ananás é menor, de forma cilíndrica, e o abacaxi é maior e de forma alongada.
Folhas: o ananás tem menos folhas que o abacaxi, na coroa.
Cor da casca: o ananás tem um tom laranja-escuro, quando maduro, enquanto o ananás tem um tom mais amarelado.
Polpa: O ananás tem a polpa amarela e o abacaxi tem uma polpa mais esbranquiçada.
Benefícios do ananás e do abacaxi
O consumo de ananás e abacaxi contribui para a sua saúde, uma vez que estas frutas são fonte de fibra, vitamina C e manganês. Além disso:
- Pode ajudar a melhorar a digestão.
- Promove o bom funcionamento dos sistemas imunitário e nervoso, devido à vitamina C.
- Fortalece ossos e tecidos, graças à vitamina C e manganês.
- Reduz a fadiga e cansaço pela presença de vitamina C.
Mas, sabia que, apesar desta fruta ser cultivada durante todo o ano, um ananaseiro só produz um ananás em cada dois anos? Mais uma razão para aproveitar o fruto da época sem desperdício.
5 Receitas com casca de ananás (ou abacaxi)
Seja ananás ou abacaxi o importante é tirar o maior partido possível desta fruta e evitar o desperdício alimentar. Lave, sempre, muito bem as cascas antes de as utilizar, e adapte as sugestões que deixamos para si aos ingredientes que tem disponível no seu frigorífico.
Lave, sempre, muito bem as cascas antes de as utilizar e adapte as sugestões que deixamos para si aos ingredientes que tem disponível no seu frigorífico.
Bolo de casca de ananás
Ingredientes
1 litro de água
Casca de 1 ananás
1 chávena de azeite
2 ovos
2 bananas maduras
3 chávenas de farinha de trigo
1 c. sopa de fermento em pó
Coloque a casca de um ananás numa panela com 1 litro de água. Em lume brande, deixe cozinhar até ferver. Deixe ferver durante 20 minutos e retire do fogo. Coloque o preparado num liquidificador e triture, de seguida coe e reserve o líquido. Quando arrefecer totalmente, em 2 chávenas deste preparado, acrescente o óleo, o açúcar, os ovos e bata (pode utilizar o liquidificador). Numa tigela, misture a farinha e o fermento. Depois verta o preparando anterior sobre a farinha e misture até ficar uma pasta homogénea. Coloque a mistura numa forma para bolos e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC. O bolo estará pronto quando a superfície estive dourada e ao espetar um palito na massa, este saia limpo. Com o bolo ainda quente, regue com o restante líquido coado da calda de cascas de ananás.
Compota de Casca de ananás
Ingredientes
1 chávena de cascas de ananás
1 chávena de água
1 laranja (sumo)
1 c. sopa rasa de margarina
1 cravinho
Pique a casca do ananás leve a ferver, numa panela com água, até amolecer. De seguida, coloque as cascas e a água da cozedura num liquidificador e triture. Coe o líquido e coloque a pasta que ficou na peneira numa panela com a margarina e o cravinho. Mexa sempre para não colar no fundo. A compota fica preparada assim que conseguir passar a colher e deixar um rasto de vazio no fundo.
Sumo de casca de ananás
Ingredientes
Cascas de ananás
Folhas de hortelã q.b.
1 Pau de canela
Corte as cascas de ananás pequenos pedaços e leve ao lume, numa panela, e deixe ferver durante 20 minutos. Retire o preparado do lume e coe. Acrescente as folhas de hortelã e a canela. Deixe arrefecer e guarde o sumo no frigorífico, pelo menos 30 minutos, até servir.
Chá de casca de ananás
Ingredientes
Casca de ananás q.b.
Água q.b.
Numa panela ferva água, adicione as cascas de ananás e tape a panela. Deixe ferver durante 5 minutos e reduza o lume. Coe o líquido e beba ainda quente ou frio.
Delícia gelada de ananás
Ingredientes
2 chávenas de ananás
1 chávena de água
1 chávena de casca de ananás
2 tâmaras
Sumo de 1/2 limão
Pedaços de ananás e folhas de coroa para decorar
Numa panela coloque a água, a casca do ananás e a tâmara, e cozinhe até ferver, depois reduza a lume brando e deixe cozinhar durante mais 5 minutos. Num liquidificador, triture o ananás até ficar em puré. Retire a casca do ananás da panela e acrescente o puré e o sumo de limão. Misture bem até ficar uma pasta homogénea. Coloque numa travessa e leve ao congelador cerca de 2 horas. Retire o preparado do congelador, bata numa batedeira e volte a colocar no congelador por mais 1 hora. Repita este processo. Depois deixe repousar no congelador até 15 minutos antes de comer. Decore com pedaços de ananás e folhas da coroa e sirva.
Tome nota!
O desperdício alimentar é um problema ambiental, mas também um problema para as pessoas. Além das do ananás, saiba como reaproveite também cascas de banana ou de cebola e conheça outras iniciativas da Missão Continente que combatem o desperdício e promovem a saúde na alimentação.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Complete já as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar a fruta I e II”. Prove que é capaz de aproveitar da melhor maneira os excedentes que tem em casa.