Com amigos, com a família ou até com os colegas de trabalho, dezembro é um mês de celebrações, mas também muito desperdício. Além do papel de embrulho e do plástico das decorações, há mais um tema preocupante: o desperdício alimentar.
Num cenário de crise, este assunto torna-se ainda mais alarmante. Atualmente, 8% da população mundial passa fome e a ONU adverte para a crescente ameaça à segurança alimentar e nutricional global, como consequência da guerra na Ucrânia e dos efeitos dos eventos climáticos. Em Portugal, o Banco Alimentar alerta para a subida do número de pedidos de ajuda, mas as famílias portuguesas continuam a ser as que mais desperdiçam alimentos, ocupando o primeiro lugar da União Europeia, com o desaproveitamento de 124 kg per capita.
Preparação para a festa:
- Contabilize o número de pessoas que estará presente
- Confirme se algum convidado vai trazer alguma coisa
- Organize uma ementa para a festa: número de entradas, pratos e sobremesas consoante o número de pessoas
- Retifique os ingredientes que tem na despensa
- Faça uma lista com os ingredientes em falta e quantidades necessárias
- Na ida ao supermercado, assuma um consumo responsável
- Tenha atenção às quantidades necessárias vs as disponíveis (evite comprar a mais)
- Prefira sempre produtos da época e locais/nacionais
- Atente a validade do produto, se for para consumo imediato poderá até aproveitar produtos com etiqueta de aproximação de prazo (no Continente, são cor-de-rosa).
- Opte por decorações amigas do ambiente
Na festa:
- Coloque faseadamente as entradas, prato principal e sobremesas.
- Para petiscar ao longo da noite, deixe apenas na mesa produtos secos, que não se estraguem, ou pequenas quantidades, mantendo os alimentos guardados em condições adequadas.
- Siga as boas práticas para uma celebração ecológica, com estas dicas para uma festa mais sustentável
Depois da festa:
- À medida que for retirando a comida da mesa, vá acondicionando os excedentes em caixas ou frascos de vidro.
- Escreva e cole uma nota no exterior do frigorífico com o que ainda está por acabar, para que nada fique esquecido.
- Aproveite para fazer a lista de compras para a próxima celebração, tendo em conta as preferências dos convidados e evitando, assim, o desperdício.
- Ofereça os excedentes aos convidados, proponha a doação a alguém que necessite ou o aproveitamento para outras refeições.
- Utilize as sobras para levar refeições familiares ou para a marmita do trabalho/escola
- Aproveite as sobras como ingredientes para novas receitas.
- Agende um almoço com amigos ou família para comer “os restos”.
- Organize e ofereça as sobras a algum familiar, vizinho ou conhecido mais carenciado.
Tome Nota!
Organizar uma festa com menos desperdício é, também, uma excelente forma de abordar o assunto da sustentabilidade e solidariedade juntos dos seus familiares e amigos. A partilha vai gerar, ainda mais, ideias para estratégias que prometem a poupança em custos para a sua carteira e, claro, para o meio ambiente. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor a participar em desafios, com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Comece já as Missões “Uma refeição do coração I” e “Uma refeição do coração II” e encontre na doação uma estratégia para combater o desperdício alimentar.