fechar fechar

Cuidar da comunidade interna

Cuidar da comunidade

Pelas nossas Pessoas

Sabemos que a nossa força está com as Pessoas que contribuem todos os dias para o sucesso das nossas operações. Por isso, desenvolvemos anualmente um conjunto de ações que visam a melhoria da sua qualidade de vida, bem como procuram elevar o seu bem-estar pessoal e profissional.

Somos uma comunidade forte

Comunidade forte

O foco está nas nossas Pessoas e na procura de oportunidades de progressão, valorização e integração profissional.

Queremos criar condições para a melhoria da qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional dos nossos colaboradores. Acreditamos que promover a sua satisfação, sentido de união e bem-estar é o fator-chave do nosso sucesso.

É com esta premissa que são pensadas e desenvolvidas ações que pretendem ir ao encontro das necessidades da nossa comunidade interna.

Apresentamos alguns exemplos de projetos que desenvolvemos a pensar nas nossas equipas.

Benefícios para as áreas sociais

No combate ao desperdício alimentar, todos os dias as áreas sociais das lojas e entrepostos disponibilizaram produtos alimentares excedentes aos seus colaboradores. Estes produtos podem ser consumidos durante o horário laboral, permitindo poupanças de custos com a alimentação e evitando o desperdício de alimentos em boas condições de consumo.

2,2 M€ em produtos alimentares
excedentes disponibilizados aos
colaboradores

Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

Programa “Somos Sonae”

205 colaboradores apoiados
496 total de pessoas apoiadas
(colaboradores e familiares)

App Better Together

Desenvolvimento de uma plataforma digital integrada que permite a todos/as os/as colaboradores/as da Missão Continente aceder a ferramentas e conteúdos essenciais para o seu quotidiano, como formação, comunicação interna, marcação de férias, recibos de vencimento e muitas outras funcionalidades.

Programa #PrecisamosFalar”

O programa #PrecisamosFalar visa sensibilizar toda a organização para a temática do bem-estar, nas suas diversas componentes (financeiro, social, físico e psicológico) e dotar os/as colaboradores/as de ferramentas que lhes permitam cuidar de si e dos outros.

A ação incluiu uma série de iniciativas, desde a produção de quatro podcasts, o desenvolvimento da app de bem-estar Holi, várias sessões de formação e webinars, bem como uma rubrica especial na newsletter Better You.

Combate ao excesso de peso e obesidade

Este programa atua na sensibilização e intervenção com um plano de acompanhamento personalizado a colaboradores com excesso de peso, durante um período de 6 meses.

73% perderam peso entre a consulta
inicial e a intermédia
70% diminuíram massa gorda ao fim de
90 dias
80% reduziram o perímetro abdominal

Diversidade e inclusão

Trabalhamos para criar um ambiente de trabalho assente na riqueza de perfis, com foco na singularidade e como catalisador do desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que apenas deste modo conseguimos dar resposta aos desafios atuais e futuros.

• Partilha de informação e experiências

• Promoção da colaboração entre pessoas e equipas

• Aproximação e humanização das lideranças

• Reconhecimento e valorização das nossas pessoas

Movimento Improving Our Life

Milhares de colaboradores já beneficiaram deste movimento

Dinamização do 1º de maio

Realizada em todas as nossas lojas e entrepostos, com esta iniciativa criámos espírito de equipa e sentimento de pertença - fomentando o #bettertogether.

Foi também criado o hino Sonae MC, com letra de Vasco Palmeirim, que foi dinamizado por todas as lojas e entrepostos, inclusive com um flashmob.

Campanha de Natal 2021 #umnatalcomtodos

Entregámos cabazes de Natal, que incluía bacalhau e bolo-rei, a mais de 38 mil colaboradores.

Future Leaders @ Retail

O Future Leaders@Retail é o programa de preparação dos futuros líderes do retalho da Missão Continente. A 6ª edição teve como mote “O desafio da liderança numa cultura de diversidade” e contribuiu para o desenvolvimento e valorização de 29 participantes.

• 16 mulheres | 13 homens

• Média de idades: 29 anos