fechar fechar

Boas práticas ambientais

Juntos por aqueles que mais precisam

Somos um, somos todos. Somos aqueles que nos procuram diariamente, as instituições que ajudamos, os animais que salvamos. Somos a mão amiga que abraça no momento de solidão, que acende uma luz de esperança quando tudo parece ter menos brilho. Queremos ser cada vez mais um investidor social, ter uma atuação inovadora, pioneira e interventiva no universo empresarial. Por tal, anualmente, desenvolvemos inúmeras iniciativas de apoio à comunidade, onde aplicamos as melhores práticas e que contam com parceiros e milhares de portugueses, a nível nacional e local. A todos eles, o nosso sincero obrigado.

Compromisso Plástico Sustentável!

Uso responsável de plásticos

A circularidade é um eixo transversal à nossa ação, traduzido na forma como pensamos e desenvolvemos embalagens e produtos, como gerimos a nossa operação e organização.

Com esse propósito, ao longo dos últimos anos, temos vindo a transformar de forma muito significativa as nossas embalagens, tendo como ponto de partida os princípios do eco design. A eliminação do uso desnecessário de recursos, a incorporação de reciclado e a conceção da embalagem de forma a assegurar a sua reciclabilidade são dimensões trabalhadas diariamente pelas nossas equipas, em estreita parceria com a indústria.

Em 2019, a MC tornou-se no 1º retalhista português a associar-se ao New Plastics Economy Global Commitment, juntando-se a um conjunto de entidades de diferentes setores, que partilham uma visão comum para uma economia circular do plástico. Desde então, a MC reporta anualmente o seu progresso em relação às ambiciosas metas que definiu para as suas embalagens de plástico e com as quais está profundamente comprometida, nomeadamente, assegurar que até 2025 as suas embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

Este é um caminho feito de muitas, pequenas e grandes, mudanças que, no seu conjunto, atualmente se traduzem atualmente numa taxa de reciclabilidade das nossas embalagens de plástico de 74,7%.

Novo packaging Kasa

Eliminámos na totalidade o plástico das novas embalagens da roupa de cama (lençóis, capas edredão, fronhas) e têxtil Kasa, passando para papel/cartão.

-15 ton redução de plástico

Novas embalagens de Café Continente

100% recicláveis

Em 2021, o café do sistema exclusivo Continente tem uma nova embalagem, mais compacta e de cartão 100% reciclável, permitindo uma poupança de 26 toneladas de plástico por ano.

Substituímos cerca de 3,5 milhões de embalagens de café do sistema exclusivo Continente, que passaram de um saco multimaterial (plástico e alumínio) não reciclável, para uma embalagem de cartão proveniente de florestas geridas de forma responsável e 100% reciclável.

Para além desta alteração de material, as embalagens são mais compactas, reduzindo a quantidade de matéria-prima necessária, bem como a pegada de carbono no transporte, uma vez que se consegue transportar mais quantidade de cápsulas por viagem.

Nova embalagem café continente

Garrafas de Água Continente com Plástico Reciclado

Garrafa de água continente

As garrafas de água de marca própria são agora produzidas com 25% de plástico reciclado.

O Continente alterou a composição das garrafas de água de marca própria, de 0,33l aos garrafões de 6l, incorporando 25% de plástico reciclado em cada uma, o que resultará na eliminação de 400 toneladas de plástico virgem por ano.

Esta é mais uma iniciativa da Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos, em que a marca se propõe, entre outros compromissos, a aumentar a incorporação de matérias-primas secundárias (recicladas) em novos produtos, e assim evitar a produção de mais plástico.

Além de diminuir o consumo de matéria-prima virgem, contribui para uma economia verdadeiramente circular: por cada garrafa de água Continente em fim de vida reciclada, a marca volta a incorporar esse plástico numa nova garrafa.

Plástico Responsável: Fora da Caixa

‘Fora da Caixa’ é o nome da iniciativa no site Plástico Responsável do Continente que desafia os portugueses a sugerirem melhorias para as embalagens dos produtos de marca própria.

Esta iniciativa, que no lançamento contou com o apoio e participação da Sociedade Ponto Verde, surgiu com o objetivo de sensibilizar e criar engagement com os clientes Continente.

Até 2025, todas as nossas embalagens de marca própria serão 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Mas queremos ir mais além: todas as ideias que possam melhorar de alguma forma as embalagens Continente ou a forma como expomos um produto em loja são bem-vindas e isso é Fora da Caixa e que podem ser partilhadas na plataforma Plástico Responsável.

Sistemas de depósito de embalagens

Ganha o Planeta!

Em 2021 participámos em cinco projetos-piloto de sistemas de incentivo ao depósito de embalagens de bebidas, implementando este serviço em 25 lojas Continente, de norte a sul do país, e colaborando com várias entidades – como a APED, APIAM-Probeb, e os municípios de Cascais e Vila Real.

A performance nas nossas lojas foi bastante relevante, demonstrando uma atividade acima da média no total das iniciativas, verificando-se o depósito de mais de 5 milhões de embalagens, maioritariamente de Plástico PET, mas também de Metal e Vidro, nos 25 equipamentos Reverse Vending Machines instalados nas nossas lojas.

Estes pilotos permitiram compreender os mecanismos de um sistema de depósito de embalagens e robustecer conhecimento para preparar um futuro sistema de depósito eficiente nas mais de 300 lojas Continente.

+ 5 M

de embalagens recolhidas em 25 equipamentos

+ 12,4 M

de embalagens recolhidas em dois anos de projetos-piloto

Ganha o planeta

Plug&Charge

Estamos ainda mais elétricos!

Em 2020, o Continente inaugurou os primeiros hubs Plug&Charge do país.

Este serviço simples e inovador permite aos clientes carregar veículos elétricos com até 200 km de autonomia em 1 hora, enquanto fazem compras na loja.

Este projeto tem como objetivo melhorar a eficiência de consumo e a sustentabilidade ambiental, e contribuir para reduzir a pegada carbónica, compromisso assumido na assinatura do Acordo de Paris.

Rede Continente Plug&Charge

postos de carregamento em todo o país

3,5 M

km assegurados pela rede

viagens do Porto a Paris

Recolha de rolhas de cortiça

Recolha de cortiça

Desde 2008 que a parceria entre a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim está a dar uma segunda vida à cortiça através do projeto Green Cork.

Separar as rolhas em casa é dar oportunidade para que este material seja reciclado e reutilizado noutras aplicações, diminuindo assim a quantidade de resíduos e garantindo o armazenamento do dióxido de carbono na cortiça durante mais tempo.

Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha, com mais de 91% dos totais recolhidos anualmente.

Assim, o destino das rolhas deixou de ser o lixo indiferenciado e passou a ser uma loja Continente.

Desta forma, a Missão Continente quer fazer parte da construção de um mundo melhor para todos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente.

A recolha de rolhas nas Lojas Continente reverte a favor da plantação de árvores autóctones.

Para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente junto dos mais novos, há também durante o ano letivo uma dinamização através do envolvimento das escolas e das IPSS na recolha de rolhas. As mais empenhadas em entregar o maior número de rolhas de cortiça numa loja Continente recebem prémios!

1.200.000 árvores autóctones plantadas desde o início da parceria

O nosso desempenho ambiental

Continuamos determinados na proteção do ambiente, na minimização dos impactes ambientais negativos das nossas atividades, na promoção de boas práticas quer internamente quer na comunidade e na melhoria do nosso desempenho ambiental.

Desempenho ambiental
70 certificações ambientais de acordo com a ISO 14001 (lojas, entrepostos e centro de processamento) Produção e consumo de eletricidade a partir de fontes renováveis: 24 GWh = aumento de 105%
6.800 toneladas de emissões CO2 evitadas
Aumento para 83,6% taxa de valorização dos resíduos Certificações de sustentabilidade aumento de artigos de marca própria com certificações de sustentabilidade

Recolha de resíduos para reciclagem

O planeta é a nossa casa comum e cabe-nos a todos fazer a nossa parte para preservá-lo. É por isso que, nas lojas Continente, não só promovemos a reciclagem de milhares de toneladas de resíduos todos os anos, como também envolvemos os clientes neste processo, incentivando comportamentos responsáveis. Prosseguimos, desta forma, firmes num desempenho ambiental de excelência.

Reciclagem
Em 2021, foram recolhidos para reciclagem:

Resíduos entregues pelos clientes

• 121 ton de óleo alimentar usado