fechar fechar
pt  en
Três pessoas juntas a sorrir Unidos, fizemos a diferença Criança com o planeta Terra nas mãos A nossa Missão Rapariga com uma caixa com ervas aromáticas nas mãos Iniciativas no âmbito da sustentabilidade Rapariga e rapaz a sorrirem com as mãos juntas Parceiros e apoios institucionais
download pdf download pdf

Apoiar a Comunidade

iniciativas iniciativas
Conjunto de pessoas a trabalharem numa horta
Ser parte ativa nas comunidades em que se insere é essencial para a Missão Continente e traduz-se em iniciativas com o poder de transformar vidas para melhor. Em 2020, perante um novo contexto, estivemos presentes com várias formas de apoio, estimulando a cidadania solidária e a busca conjunta da inclusão social.

A marca que mais apoiou os portugueses A marca que mais apoiou os portugueses

A marca que mais apoiou os portugueses
Taça Ramo flores

Segundo o estudo BrandScore, divulgado pela consultora Scopen, o Continente foi a marca que mais contribuiu para apoiar os consumidores no contexto da crise provocada pela Covid-19, durante os primeiros meses da pandemia. Nomeado em “top-of-mind" por 1,4 milhões de portugueses, o Continente viu assim reconhecida a sua relevância e o contributo dado à sociedade.

O apoio à comunidade foi prestado através da Missão Continente, que respondeu às inúmeras solicitações pelos vários setores da sociedade.

Apoios Covid-19 Apoios Covid-19

Anos diferentes exigem esforços excecionais. Mais do que nunca, em 2020 a Missão Continente esteve ao lado dos portugueses e contou uma mobilização extraordinária em torno de grandes campanhas solidárias. Tudo, para ajudar milhares de pessoas e famílias que viram a sua situação agravar-se com a pandemia.

Taça

Nunca Desistir

Esta foi a primeira grande iniciativa a ser promovida pela Missão Continente e pela LAPS Foundation, com o intuito de angariar fundos para alimentar milhares de famílias fragilizadas pela pandemia. Juntando várias figuras públicas e contando com forte adesão do resto do país, a campanha traduziu-se numa onda de solidariedade.

Nunca Desistir
+ de 630.000 € angariados pelos portugueses
+ de 150 ton de bens alimentares
doados pela Missão Continente
doações entregues a
Rede de Emergência Alimentar
Cruz Vermelha Portuguesa

Todos por Todos

Na maior campanha solidária de que há memória em Portugal, a Missão Continente não só doou bens alimentares como, em parceria com a LAPS Foundation, a TVI e a Federação Portuguesa de Futebol, mobilizou mais de 370 mil clientes para fazer chegar os donativos à Cruz Vermelha Portuguesa, à Rede de Emergência Alimentar e à União Audiovisual:

+ de 1,2 M€ angariados
+ de 150 ton de bens alimentares doados
+ de 500.000 pessoas apoiadas
Aproveito a oportunidade para deixar um reconhecimento pelo papel fundamental e exemplar que a Missão Continente teve em 2020 junto de franjas da população mais carenciadas e sobre as quais o impacto da pandemia foi, certamente, muito significativo.
Mónica Ventosa | Diretora Geral Adjunta da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)

Outros apoios no âmbito da pandemia

Ao longo do ano, a Missão Continente associou-se a mais entidades e iniciativas para estar ao lado de quem mais precisa.

Parceria alimentar

para a campanha “Unidos por Portugal”
da Federação Portuguesa de Futebol e da SIC Esperança
334 instituições sociais apoiadas

Associação à Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade

na campanha de prevenção contra violência doméstica e tráfico de seres humanos

50 estruturas de resposta e acolhimento para vítimas de violência doméstica

apoiadas com doação de bens alimentares e higiene pessoal

28 entidades hospitalares e seus profissionais de saúde

apoiadas através da doação de milhares de bens alimentares, de higiene e equipamentos de proteção social

Não podíamos deixar de agradecer a ajuda dispensada ao nosso Hospital, no atual contexto de combate à Covid-19. Sentimo-nos mais próximos da vitória, graças à Missão Continente e a todos os que perceberam rapidamente que a luta não seria só dos profissionais de saúde, mas também dos que se mantivessem a seu lado dando-lhes as melhores condições e apoio para que chegassem a bom porto. Estamos no caminho e temos a sorte de poder contar convosco!
Mariana Botton | Hospital Beatriz Ângelo

Refeições preparadas por Chefs
com ingredientes doados pela Missão Continente, para profissionais de saúde de unidades de cuidados intensivos

Apoio social a pessoas sem abrigo, idosos, utentes de lares e mais de 150 entidades

(Câmaras Municipais, Proteção Civil, Bombeiros, Instituições, entre outros)

A Direção, Comando e Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, endereçam um agradecimento à Missão Continente e à equipa da Loja Continente Modelo de Câmara de Lobos pela doação de produtos alimentares disponibilizada aos bombeiros. Esta será muito relevante para os nossos operacionais, tendo em vista que contribui de maneira efetiva para minimizar as nossas necessidades no contexto atual, continuando a garantir e/ou dar continuidade a um trabalho de excelência e qualidade nos serviços prestados à comunidade. Agradecemos pelo gesto de bastante nobreza.
Comandante Fernando Gomes, Corporação de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos

Recolhas de bens e campanhas de vales

Doar bens essenciais a quem deles precisa mantém-se no topo das prioridades. A Missão Continente continua ativa no apoio a campanhas de angariação, associando-se a instituições de solidariedade social, contribuindo com apoio logístico, de comunicação e disponibilização de espaço em loja, com vista a amplificar resultados.

140 ton de bens alimentares
angariados para o Banco Alimentar Contra a Fome
305 ton de produtos alimentares para animais
angariados para a Animalife

Doação diária de excedentes

Centenas de instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal são apoiadas diariamente pelas lojas Continente, através da doação de excedentes alimentares. Pelos mais diversos motivos, estes bens perderam o seu valor comercial e não podem ser comercializados. Todavia, encontram-se em boas condições de consumo, podendo ser doados a instituições. Esta é não só uma das mais eficientes formas de combate ao desperdício, como também de apoio a quem mais precisa.

Em 2020, a Missão Continente apoiou um total de 1.170 entidades com excedentes alimentares das suas lojas e entrepostos num valor de 10,9 milhões de euros:

819 instituições de solidariedade social
apoiadas no valor de 9 M€
351 associações de apoio e bem-estar animal
apoiadas no valor de 1,9 M€
A PRAVI fez um apelo e recebeu da Missão Continente uma preciosa ajuda para fazer face a tantas dificuldades vividas pelo presente momento. Os nossos animais e animais sem dono agradecem! Estamos de coração cheio por tanta generosidade, e apresentamos os nossos agradecimentos. O nosso bem hajam!
Céu Esteves São Pedro | Coordenadora da PRAVI Núcleo de Alpiarça em Almeirim

Outros apoios à comunidade

Com o intuito de ser parte ativa na transformação social, a Missão Continente desenvolve parcerias com entidades que atuam na comunidade, apoiando iniciativas e projetos locais para fazer face a diferentes necessidades.

Apoios locais Apoios locais

• 267 iniciativas locais apoiadas com mais de
  • 380 M€

Só com donativos como os vossos é que o nosso projeto consegue continuar a distribuir tanto afeto e a chegar a tantas pessoas carenciadas da nossa freguesia de Santo António. Hoje chegamos já às 1.000 refeições entregues! Obrigada Missão Continente pela vossa generosa doação!
Cozinha de Afeto Casa do Povo de Santo António

Sacos Solidários

A Missão Continente desenvolveu um saco de compras solidário, para ajudar instituições de apoio social e/ou bem-estar animal.

A 1ª edição do saco solidário permitiu angariar 30.000 euros, entregues à Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) — que não só estiveram na linha da frente no combate à Covid-19, como trabalham todo o ano para servir a população. O valor foi utilizado para a compra de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Este donativo da Missão Continente é muito importante para salvar vidas em Portugal. Após análise dos corpos de bombeiros portugueses, identificámos a necessidade de DAE a nível nacional. Assim, vamos conseguir distribuir 25 DAE e todos os distritos vão ser contemplados, incluindo as regiões autónomas, o que vai fazer a diferença no socorro em Portugal. Ainda havia muita debilidade neste âmbito e por isso é um contributo importantíssimo, que nos enche de orgulho. O nosso muito obrigado também aos portugueses que aderiram em massa a esta iniciativa.
João Jordão Marques | Presidente da Direção da APBV

Contos Solidários

Através da venda de 15 contos clássicos da Disney, a Missão Continente e a Leya doaram 50.000 euros à Operação Nariz Vermelho, que desenvolve o seu trabalho junto dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses.

Através destas histórias, as preferidas da maioria das crianças, pretendeu-se criar um ambiente de conforto e inspiração, contribuindo para mais sorrisos nos serviços pediátricos portugueses durante as visitas dos Doutores Palhaços (temporariamente afastados em 2020 devido à Covid-19, mas presentes através do canal TV ONV).

A compra dos “Contos Solidários” é uma forma simples e solidária de ajudar e, simultaneamente, uma hipótese de conhecer algumas das mais belas histórias da Disney.