O que se entende por consumo consciente?
Sabia que 1 em cada 3 toneladas de alimentos acaba desperdiçada? Este desperdício não só representa uma enorme perda de recursos, mas também é responsável pela emissão de 8% dos gases de efeito estufa. Ao tomar decisões mais conscientes sobre o que compra e consome, não só poupa dinheiro, mas também contribui para a redução destes números e do impacto ambiental.
8 passos para uma cozinha sustentável
Transformar a sua cozinha num espaço mais ecológico não precisa de ser complicado. Com estas pequenas mudanças, pode fazer uma grande diferença na redução da pegada ambiental.
1. Compras amigas do ambiente
Os sacos reutilizáveis são um indispensável para as suas compras. Traga sempre um na carteira ou na mala do carro. Existem muitos modelos e tamanhos, adequados a cada tipo de compra.
Além de versáteis, evitam o consumo de plástico. E com um pequeno gesto, fazemos uma grande diferença no planeta.
2. Dê preferência a produtos biológicos
Os produtos de origem biológica promovem um estilo de vida mais natural através da alimentação, respeitam o ambiente e o bem-estar dos animais e contribuem para a valorização dos produtores e comunidades locais. São a escolha de quem quer tornar a sua cozinha – e o seu estilo de vida – um pouco mais sustentável.
3. Aposte no aço inoxidável
Sabia que o aço inoxidável é 100% reciclável e pode ser transformado sem perder qualidade? Além disso, o aço é duradouro, resiste a altas temperaturas, não enferruja e é fácil de limpar. Tudo boas razões para o ter na sua cozinha, em tachos e panelas, facas, coadores e outros utensílios.
A Caçarola Energy Saving é um excelente exemplo. Esta caçarola em aço inoxidável com uma tampa inovadora, ajuda a manter o calor e a temperatura dos alimentos por mais tempo e poupa energia enquanto cozinha. É uma caçarola de elevada qualidade, resistente a impactos e corrosão, e pode ser usada com todo o tipo de fontes de calor, incluindo no forno.
Este é um utensilio sustentável e bom para o ambiente: a caçarola é composta em 91% por material reciclado, poupa 10% de energia no aquecimento e 69% de energia a cozinhar.
4. Produtos de limpeza ecológicos
Opte por produtos de limpeza amigos do ambiente, produzidos com matérias-primas sustentáveis, ingredientes biodegradáveis e embalagens de plásticos recicláveis e reciclados.
Conheça a gama de produtos sustentáveis da marca Continente ECO e contribua para um mundo melhor.
5. Opte por esponjas sustentáveis
Quando trocar de esponja ou esfregão, procure produtos feitos de materiais sustentáveis, como a luff (esponja vegetal) e até de coco.
6. Prefira placa de indução
Sabia que as placas de indução são as que consomem menos eletricidade? Por este motivo, são uma boa opção para a sua cozinha.
7. Cuidado com a função de autolimpeza do forno!
Para poupar mais energia na cozinha, modere o uso da função autolimpeza nos fornos, uma vez que esse processo pode ser extremamente intensivo no consumo de energia.
8. Armazene alimentos em vácuo
Quando armazenados em vácuo, os alimentos duram mais tempo, sem perder frescura, nutrientes, sabor ou textura. Esta técnica evita a oxidação e as queimaduras causadas pelo frio do congelador. Pode ser utilizada para embalar carne, peixe, marisco, legumes, frutas e até líquidos. Precisa apenas de sacos de conservação reutilizáveis e uma bomba vácuo para economizar espaço e evitar contaminação cruzada de sabores e odores.
Para aumentar o tempo de conservação dos alimentos também os pode armazenar em caixas de plástico ou de vidro de vácuo que selam de forma igualmente segura. Estas caixas podem ser pequenas ou grandes. Não se esqueça de apontar a data na embalagem.
Transforme a sua cozinha num espaço mais amigo do ambiente
Agora que já sabe como conseguir uma cozinha sustentável, veja outras dicas para ter uma casa mais amiga do ambiente.