A saúde ambiental estuda os fatores físicos, químicos e biológicos exógenos ao Homem que afetam a saúde, tendo como objetivo melhorar o Ambiente e assim diminuir o risco para a saúde.
A simbiose entre o Homem e o Ambiente, na sua relação de total interdependência, configura o foco do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao incluir, avaliar, corrigir e prevenir fatores no ambiente que podem afetar, de forma adversa, a saúde das populações. Neste sentido, são objetivos da saúde ambiental:
- Salvaguardar o bem-estar e preservar a saúde dos indivíduos e comunidades;
- Identificar e avaliar os fatores de risco, passíveis de ameaçar o bem-estar das populações.
A saúde das populações é influenciada por vários fatores, 70% dos quais estima-se que estejam fora do âmbito comum dos sistemas de saúde. Entre os principais determinantes de Saúde, destacam-se os fatores ambientais.
Importância de promover e preservar a saúde ambiental
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ambientes saudáveis podem prevenir em cerca de um quarto do peso global associado a doença. Em 2016, uma em cada quatro mortes deveu-se a condições ambientais. Doenças respiratórias, cancro e doença cardíaca encabeçam a lista de doenças frequentemente causadas por fatores ambientais.
Ar e água não poluídos, clima estável, higiene e saneamento, utilização segura de químicos, proteção contra a radiação, ambientes de trabalho saudáveis e seguros, práticas agrícolas saudáveis, cidades amigas da saúde e preservação da natureza são requisitos fundamentais para uma boa saúde.
Alertar para a necessidade de prevenir estes riscos e preservar a saúde ambiental é o objetivo do Dia Mundial da Saúde Ambiental, que se assinala anualmente a 26 de setembro.
Como proteger a saúde ambiental no nosso dia a dia?
Cuidar da saúde ambiental é possível através da adoção de pequenos gestos e hábitos quotidianos, tais como:
- Promover a separação de resíduos;
- Evitar o desperdício;
- Cultivar uma horta;
- Optar por uma alimentação sustentável;
- Adotar um estilo de vida saudável, porque ao cuidar de si estará a cuidar do ambiente!
Saúde ambiental é um pilar na saúde global
Num relatório recente, a Organização das Nações Unidas (ONU) defende a abordagem “One Health”, que une a saúde humana, animal e ambiental, como a melhor forma de preservar, dentro do possível, o desejável estado de equilíbrio entre as três variáveis. Uma abordagem cada vez mais apontada como a “Santíssima Trindade” na prevenção de futuras pandemias.
A Covid-19 é apenas um dos exemplos da tendência crescente de doenças transmitidas de animais para seres humanos, bem como uma chamada de atenção para a relação delicada entre os humanos e o planeta.
Tome Nota!
A saúde humana não depende apenas de nós, estando profundamente ligada a todos os seres vivos que nos rodeiam, desde os microrganismos, os grandes animais e até ao ambiente. O tratamento não sustentável dos recursos naturais, junto com a globalização, induz desequilíbrios ambientais que afetam a saúde de todos os seres vivos e fomentam o aparecimento de doenças.