Fora do prazo de validade: consumir ou não?

Uma leitura correta dos prazos de validade é um passo importante para evitar o desperdício. Mas será que pode consumir produtos fora do prazo?

Além se ser uma estratégia essencial para combater o desperdício alimentar, a interpretação correta dos prazos de validade e sinais de frescura nos produtos é crucial para assegurar a segurança alimentar.

Ainda antes de interpretar a informação de validade nos rótulos, é importante referir que a data indicada na embalagem pode ser posta em causa se o produto não for mantido onforme indicações de conservação. Muitos alimentos embalados, em particular os mais perecíveis, depois de abertos perdem imediatamente a longevidade do prazo de validade.

Segundo , as embalagens dos produtos alimentares devem incluir a data de durabilidade mínima ou data de limite de consumo, bem como as condições especiais de conservação, quando for caso disso. Por isto, esteja atento aos rótulos dos seus produtos alimentares.

Que tipos de menções de prazos de validade existem?

Nos rótulos, existem diferentes menções de validade, que deve ter em atenção e saber interpretar:

- Consumir até: significa que o alimento não deve ser consumido depois da data indicada. Esta indicação é normalmente utilizada em alimentos perecíveis (ou seja, os que após um curto período de tempo apresentem um perigo para a saúde humana) como peixe fresco, carne fresca, iogurtes, queijo, entre outros.

- Consumir de preferência antes de: indica a data até a qual o produto mantém as suas propriedades específicas (textura e sabor, por exemplo), ainda assim pode ser consumido depois da data indicada se bem conservado e passar o teste de observar, cheirar e provar. Cereais, chá, arroz são alguns exemplos.

- Consumir de preferência antes do fim de: geralmente apenas com a indicação do mês e ano, este prazo refere-se a um período até ao qual o alimento mantém as suas propriedades específicas. Se respeitadas as regras de conservação, podem ser consumidos depois do indicado. É o caso dos congelados e dos enlatados como o grão, feijão, etc.

- Após abertura, conservar em (...) até: esta indicação nem sempre está perto do prazo de validade, mas é muito importante uma vez que indica a validade do produto e método de conservação recomendado pelo fabricante do produto, após a abertura do mesmo.

Já passou o prazo, posso consumir?

A iniciativa “Observar, Cheirar, Provar”, da qual o Continente faz parte, pretende ajudar a identificar e compreender a validade de produtos cuja data é colocada como indicador de qualidade máxima, ou seja, “Consumir de preferência antes de/antes do fim de”. Poderá aplicar este teste também em produtos não embalados. 

Assim, os seus sentidos e sensibilidade podem ajudá-lo a perceber se um alimento está apto ou não para consumo, independentemente de já ter passado a data preferencial ou de a embalagem já ter sido aberta. Desta forma, antes de consumir um produto:

  • Observe: se a cor ou textura do alimento estiverem alteradas, ou se tiver bolor, deve descartar ou – sempre que possível – colocar na compostagem.
  • Cheire: o aroma dos alimentos é muito característico, por isso, se sentir alguma alteração, não consuma.
  • Prove: se o produto passou os pontos anteriormente mencionados, poderá provar uma pequena porção do alimento para conferir se mantém o seu sabor característico.

Para o ajudar, selecionamos alguns produtos e ideias para testar a frescura dos mesmos:


Ovo

Coloque o ovo num recipiente com água. Se o ovo se afundar horizontalmente na água é porque está fresco e apto para consumo; se ficar na vertical, no fundo do recipiente, é porque ainda está bom, mas menos fresco (deve cozinhá-lo imediatamente); se flutuar na água não deve consumi-lo.

Iogurte

Normalmente, quando um iogurte está estragado, o plástico que serve de tampa fica com um aspeto inchado, sendo este um sinal de que não está apto para consumo. Para confirmar poderá abri-lo e retificar se a textura e cheiro estão alterados. Se assim for, não deve consumir.

Pão

O alerta mais evidente no pão é a presença de bolor. O bolor é visível através de pequenas manchas verdes ou cinzentas à superfície. Caso não se tenha alastrado a todo o pão, prove um pedaço não contaminado e teste o sabor.

Carne

Este é um produto a que deve dar especial atenção. O cheiro da carne estragada é facilmente identificado, por ser muito forte. Mas existem outros sinais que põem em causa a frescura e consumo da mesma. Carne com uma textura viscosa ou pegajosa, ou com a cor alterada (geralmente, cinzenta ou esverdeada) não deve ser consumida.

Peixe

No caso do peixe (cru ou cozido) é importante ter atenção ao cheiro e à cor. Se tiver um odor muito intenso e tons amarelados ou acastanhados, não deve consumir. Quando cru, poderá perceber pela opacidade dos olhos do peixe, a frescura do mesmo. Quanto menos brilhantes, menos fresco está o peixe.

Fruta e hortícolas

Se a fruta ou hortícola apresentar zonas mais moles, com bolor ou cor alterada, retire estas partes contaminadas e aproveite o restante para sumos, panquecas ou sopas, por exemplo.

Tome Nota!

A interpretação correta dos prazos da validade é essencial para combater o desperdício alimentar, promover a sua saúde e a da sua família e ainda o vai ajudar a poupar no orçamento familiar. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.