O Continente é o primeiro retalhista ibérico a aderir à iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” da Too Good To Go, que visa a colocação de um selo em produtos da marca própria, para ajudar os consumidores a compreenderem melhor a validade dos produtos com durabilidade mínima. Os selos serão implementados em outubro, mas os utilizadores da food app podem, desde já, adquirir Magic Boxes em qualquer uma das 41 lojas Continente.

A iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” pretende ajudar a identificar e compreender a validade de produtos cuja data é colocada como indicador de qualidade máxima, e não de consumo limite de segurança alimentar, como é exemplo a validade introduzida por “consumir de preferência antes de”. Comprometido com o combate ao desperdício alimentar e sensibilização dos consumidores, o Continente vai aplicar um selo de alerta junto ao rótulo de data de validade na embalagem de produtos de marca própria, a partir de outubro. Este selo, desenvolvido pela Too Good To Go já circula em produtos um pouco por toda a Europa e apela ao uso dos sentidos - visão, olfato e paladar - para que o consumidor faça uma avaliação ao produto, após término da data indicada em rótulos de durabilidade mínima, atestando se o mesmo ainda pode ser consumindo em segurança.

Atualmente, os utilizadores da Too Good To Go podem adquirir Magic Boxes em qualquer uma das 41 lojas Continente associadas. As Magic Boxes são compostas por alimentos de qualidade que não foram vendidos nos horários normais de expediente das lojas, das secções de Take Away e de Padaria. Ao adquirir estas Magic Boxes, o utilizador beneficia sempre de uma redução de 70% face ao valor dos produtos em loja. Por exemplo, uma seleção de produtos no valor de 12€ é vendida por 3,99€, na aplicação.

Como retalhista alimentar líder no país, assumimos este compromisso – de combate ao desperdício alimentar - para com a comunidade e o ambiente. A nossa visão é atingir 0% desperdício, mas estamos conscientes que esta é uma missão que tem de ser levada a cabo coletivamente, com a participação e contributo de todos. Esta parceria interliga todas as partes e potencia uma dinâmica em que todos ganhamos: o negócio, o consumidor e o Planeta”, refere Pedro Lago, Diretor de Projetos de Economia Circular e Sustentabilidade da MC.

A app Too Good To Go tem vindo a apresentar-se como uma solução estratégica recorrente no combate ao desperdício alimentar - a nível nacional e global - e que permite aos seus parceiros terem um papel realmente ativo num problema real. Uma solução que beneficia todos os envolvidos porque permite aos parceiros escoar o seu excedente alimentar e otimizar alguns custos de operação, e aos utilizadores adquirirem comida de qualidade a preços mais acessíveis, para que todos contribuam para um planeta com desperdício alimentar zero.

O nosso utilizador está ciente da importância de um consumo mais consciente e sustentável, e vê na nossa aplicação, um benefício de custo, também ele muito relevante. Uma forma simples e prática de adquirir produtos de qualidade a preços muito mais acessíveis, algo que faz hoje, mais do que nunca, uma diferença enorme no orçamento das famílias" comenta Nuno Plácido, Diretor Geral da Too Good To Go Portugal.

Para salvar as Magic Boxes basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes - que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efetuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação.