A expressão “ano novo, vida nova” leva-nos imediatamente para metas de desenvolvimento pessoal. Estas metas são essenciais para evoluirmos seja em termos psicológicos, financeiros, profissionais ou de saúde, mas, por outro lado, e não menos importante, estão objetivos a pensar no bem comum.
Além de se centrar na ajuda ao próximo ou na construção de um mundo melhor, a solidariedade acaba por recompensar também quem a exerce, sobretudo na sensação de missão cumprida e no sentido de pertença e de comunidade. A sua prática acaba assim por beneficiar, seja quem dá, como quem recebe.
Ideias de metas solidárias
Ser solidário não é sinónimo de investir muito dinheiro ou de um compromisso que lhe ocupe todo o tempo livre. Há diversas ações que deve ter em mente para se tornar mais sensível e mais disponível para situações que precisem da solidariedade. No próximo ano, prometa a si mesmo:
- Estar mais presente: mantenha o contacto com familiares, vizinhos, amigos, identifique situações de isolamento social e procure combater esta tendência.
- Ser mais compreensivo: por vezes, estamos tão envolvidos no nosso dia a dia que não nos lembramos que há quem precise de nós. Sermos mais empáticos pode ter um impacto enorme na vida de quem precisa de ajuda ou compreensão.
- Contribuir para diferentes causas: se possível, procure deixar um valor mensal para doar a uma causa, a doação de roupa e outros materiais ao longo do ano, seja para instituições de apoio social ou de proteção animal, também é uma excelente opção para ajudar sem impactar o seu orçamento familiar.
- Experimentar um dia de voluntariado: o primeiro dia de voluntariado pode ser assustador, mas só se tentarmos é que percebemos que podemos fazer a diferença. Escolha a sua instituição preferida e experimente, nem que seja apenas um dia.
- Aproveitar as redes sociais: utilize as plataformas digitais para se aproximar das causas em que acredita e acompanhar o seu crescimento e necessidades, seguindo as associações com as quais se identifica.
Tome nota!
O ano novo é uma ótima oportunidade para criarmos hábitos, em particular hábitos mais solidários. Não se esqueça que para cuidar dos outros deve, primeiro, cuidar de si! A par destas metas solidárias, implemente também metas pessoais de bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Conheça a campanha “A ajuda mora ao lado” da Missão Continente, que tem o objetivo de apoiar instituições que combatem o desamparo, e contribua para esta iniciativa!