Contribua de forma ativa para um futuro melhor, tornando-se num dos Heróis Missão Continente. Realize as Missões propostas, replique estas boas ações no seu dia a dia e comprove que os pequenos gestos podem ser o seu grande superpoder.
A reciclagem e a solidariedade são dois temas que deve priorizar neste mês, carregado de nostalgia e no qual o ambiente festivo resulta num enorme desperdício desnecessário.
Missão Reciclar é fácil no trabalho I
Sabia que, em 2020, apenas 16,1% dos resíduos urbanos produzidos foram reciclados? Promova a reciclagem juntos dos seus colegas de trabalho. Nesta Missão terá de criar um espaço de separação de resíduos no seu local de trabalho.
Para concluir a Missão deverá seguir as seguintes ações:
1. Identifique se, no seu local de trabalho, existe um espaço para separação de resíduos. Além da copa/cozinha, retifique em zonas como gabinetes, open spaces, oficinas, fábricas, salas de formação, etc.
- Caso não existam zonas de separação de resíduos, informe a chefia e ofereça-se para criar este espaço.
- Escolha uma zona de fácil acesso, mas com pouca exposição. Tenha em conta a organização do espaço de trabalho dos seus colegas.
- Reutilize um caixote com separadores para os diferentes tipos de resíduos. Poderá ainda deixar-se levar pela sua criatividade e, através de caixotes simples, identificá-los acordo com o tipo de resíduo. Consulte o toolkit, (disponível durante a realização da Missão) para relembrar as cores e resíduos.
- Coloque o caixote (ou caixotes) no local escolhido para o efeito.
- Anuncie junto dos colegas este novo espaço, sensibilizando-os para a reciclagem.
- Dê o exemplo! Esforce-se para cumprir a separação de resíduos e encaminhá-los para a reciclagem.
Esta Missão tem a duração de 3 semanas e para a concluir, terá de submeter duas fotografias (ou vídeo): uma em que mostra o local antes de ser criado o espaço de separação de resíduos e uma em que mostre o espaço com o novo caixote. Deixe-nos um comentário a explicar o processo.
Missão Um saco heroico
Consequência da pandemia e da guerra, o aumento da inflação faz prever dificuldades junto de várias famílias. Segundo o III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade da Missão Continente, 1/3 dos portugueses admite sentir-se pessimista em relação ao acesso e qualidade da alimentação.
Por este motivo, ser solidário torna-se ainda mais urgente. Seja participando em campanhas como a Presentes à Mesa, ou por iniciativa própria, a solidariedade implica um compromisso claro com a causa a que se dedica, tendo como principal objetivo combatê-la, atenuá-la ou protegê-la.
Para completar esta Missão, siga as seguintes ações:
- Identifique alguém com dificuldade de mobilidade ou que necessite ajuda alimentar. Um familiar, vizinho, colega ou amigo a passar por mais dificuldades, ou uma pessoa em situação de sem-abrigo que conheça, por exemplo.
- Faça uma lista com alguns bens-essenciais, tendo em conta a sua possibilidade de ajudar. Poderá consultar, no toolkit disponível nesta ação, alguns exemplos de bens essenciais.
- Dirija-se ao supermercado/mercearia e siga a lista que elaborou.
- Entregue o saco com os bens à pessoa que identificou.
- Procure saber se existem outras formas de ajudar.
Comprove a conclusão desta Missão com o envio duas fotografias: uma em que mostra o processo de compra dos produtos e outra com o saco pronto a entregar. Deixe-nos ainda um comentário a falar sobre a sua experiência.