O que é a camada de ozono?
A camada de ozono é uma barreira fina e gasosa, localizada entre 15 a 35 quilómetros acima da superfície da Terra. Composta por moléculas de ozono (O3), esta absorve a maior parte da radiação solar nociva, impedindo que estes raios cheguem à superfície da Terra. Este escudo protetor é crucial para salvaguardar a saúde humana, do meio ambiente e da biodiversidade.
Importância da camada de ozono
A camada de ozono desempenha um papel na regulação do clima da Terra e proteção da radiação solar. A importância desta camada estende-se assim ao domínio da regulação do clima, onde contribui para a estabilização dos padrões de temperatura e para a manutenção da circulação atmosférica.
Por sua vez, a radiação ultravioleta (UV), se não for filtrada, pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo cancro da pele e cataratas. Além disso, esta radiação afeta também negativamente a saúde dos ecossistemas, perturbando as cadeias alimentares marinhas, reduzindo o rendimento das culturas e prejudicando os organismos terrestres e aquáticos.
Quais é que são as ameaças à camada de ozono
A destruição da camada de ozono é real. Entre os principais motivos para este cenário estão os produtos químicos produzidos pelo Homem, conhecidos como substâncias que empobrecem a camada de ozono (ozone depleting substances – ODS) contidas em equipamentos de refrigeração e de ar condicionado, clorofluorcarbonetos (CFC); e extintores, halons. Uma vez libertadas na atmosfera, as ODS podem subir e atingir a estratosfera, onde quebram as moléculas de ozono, provocando a diminuição da camada de ozono.
Como podemos proteger a camada de ozono
A proteção da camada de ozono não é apenas uma responsabilidade, mas uma necessidade urgente para o bem-estar do nosso planeta. Ao compreender as principais estratégias de ação e praticar as medidas impostas contribuímos para a preservação da camada de ozono, garantindo um ambiente mais saudável para as gerações atuais e futuras. Algumas dessas estratégias são:
- Regulamentos e acordos: o Protocolo de Montreal, acordado em 1987, é um tratado internacional destinado a eliminar progressivamente a produção e o consumo de ODS.
- Tecnologias alternativas: as inovações no domínio da refrigeração, do ar condicionado e do isolamento de espuma reduziram significativamente a utilização de ODS.
- Sensibilização e educação do público: educar os indivíduos sobre os impactos dos ODS e encorajar o consumo responsável pode fazer uma diferença significativa.
- Ações Pessoais: cada um de nós pode contribuir dando preferência a produtos rotulados como “ozone friendly”, reciclando aparelhos antigos que contenham ODS ou efetuando regularmente a manutenção de equipamento mais antigo, e ainda, verificando se o ar condicionado do seu automóvel e o frigorífico de sua casa têm fugas.
Qual o estado atual da camada de ozono?
O esforço global para combater a destruição da camada de ozono tem vindo a trazer resultados positivos, com a previsão de recuperação da camada de ozono em 2066.
Assim, devemos manter hábitos sustentáveis e aprender com as lições da preservação da camada de ozono para continuar a inspirar e impulsionar mudanças positivas para o futuro do nosso planeta.
Tome Nota!
Experimente o otimismo sobre o futuro: com as pequenas ações de cada uma podemos construir um futuro melhor. Explore o tema a sustentabilidade ambiental e social em artigos, iniciativas e boas práticas da Missão Continente.