fechar fechar

Promover a alimentação e estilo de vida saudáveis

Mudar mentalidades

Continuamos no caminho da promoção da alimentação e do estilo de vida saudáveis, por isso, encontrámos alternativas para chegar a mensagem às nossas crianças em idade escolar, mesmo quando a pandemia as manteve em casa. E porque sabemos o quanto é importante a redução dos açucares e do sal na alimentação, estamos a diminuir a utilização destes ingredientes nos nossos produtos de marca própria.

Programa Escola Missão Continente

Missão Geração Saudável

O Programa Educativo “Escola Missão Continente”, criado em 2016, pretende impactar os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.

Edição de 2020-2021

Um método de ensino diferente

O modelo utilizado pela “Escola Missão Continente” teve de ser ajustado devido ao contexto da pandemia. Foi desenvolvido um vídeo de visita virtual à Loja, assim como um vídeo de visita virtual à Escola (aula), uma vez que as visitas presenciais não puderam acontecer. Para as escolas com condições de ter uma aula em direto, foram efetuadas sessões via Teams dadas pelos Embaixadores.

Edição de 2021-2022

Prevenir a obesidade infantil

Para medir a ação do Programa nas crianças que nele participam, a “Escola Missão Continente” vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 35 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

O estudo científico de medição de impacto acompanhará crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), inscritas no programa, abordando a temática geral “Dieta Mediterrânica - uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças. Todas as turmas inscritas no Programa vão abordar 4 temas principais ao longo dos 4 anos de acompanhamento.

Trata-se de um dos primeiros estudos envolvendo um programa de nutrição e saúde comunitária com a dimensão nacional que incluirá 40 turmas de 35 escolas do 1º CEB, representando os 18 Distritos de Portugal Continental incluindo ainda 2 da Madeira e dos Açores.

Este estudo pretende ainda contrariar o provável impacto da pandemia por COVID-19 no progresso da obesidade infantil em Portugal, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso.

Ana Rito, Presidente da Direção do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) e Investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)

Com a Missão de chegar a todos

A partir deste ano letivo, a Escola Missão Continente alarga a sua abrangência integrando novas gerações - o Pré-Escolar e o 2º ciclo do Ensino Básico. Até 2025 pretende alargar ainda mais a sua abrangência a outras gerações.

A Escola Missão Continente conta ainda com três personalidades nacionais que se destacam na área da alimentação, desporto e entretenimento como embaixadores oficiais do programa: o apresentador Francisco Garcia, como embaixador EMC do Pré-escolar; a apresentadora e food writer Filipa Gomes, como embaixadora do 1º CEB, e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadora do 2º CEB.

Este tipo de projetos é fundamental para a educação das futuras gerações e acreditamos muito no impacto e nos resultados que vierem a ser obtidos que permitirão certamente a tomada de decisões que melhorem o bem-estar e saúde das crianças e jovens nas nossas escolas.
José Carlos Sousa, Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem já uma relação de vários anos com o Continente que é, inclusive, patrocinador oficial das seleções A masculina e feminina e sub-21 de futebol. Esta parceria é agora fortalecida com o envolvimento da FPF no desenvolvimento de iniciativas que envolvem a atividade física, tema comum às duas entidades. É sempre com entusiasmo que contribuímos para a promoção de estilos de vida ativos em todas as gerações.
Nuno Moura, Diretor de Marketing e Novos Negócios da FPF
655 escolas participantes
70.704 alunos inscritos
5.110 professores envolvidos

Reduções de açúcar e sal nos produtos de Marca Própria

Polpa de tomate

Cortámos 1.185 toneladas de açúcar e sal nos nossos produtos

O Continente tem vindo a desenvolver planos de otimização nutricional em mais de 350 produtos de marca própria, tendo em vista a redução do açúçar, sal e gorduras, contribuindo desta forma para a saúde de todos.

As reduções incidem sobre produtos de marca própria, com destaque para iogurtes, cereais, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Entre outros exemplos, as leguminosas em conserva garantem baixo teor de sal e as polpas de tomate não têm qualquer sal adicionado. A marca eliminou ainda o óleo de palma a 80 dos seus produtos.

Reduções anuais de Açúcar, Sal e Gorduras nos produtos de marca Continente
  • -800 ton redução de açúcares
  • -120 ton redução de sal
  • -385 ton redução de gorduras saturadas

Até ao final de 2022, estima-se uma redução de sal nas sopas Continente de cerca de 4 toneladas, uma redução de 12% do teor de sal em batatas fritas e snacks e uma redução de 10% do teor de açúcar em iogurtes e leites com chocolate.

Para Mayumi Delgado, responsável pela equipa de Nutrição do Continente, “são reduções importantes que o Continente faz em prol da saúde dos portugueses, ajudando à prevenção da obesidade, mas também das doenças associadas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e muitas outras. Dois em cada três portugueses têm excesso de peso ou obesidade e o problema agravou-se com a pandemia. Nesse sentido, a equipa de nutrição do Continente tem acelerado a otimização nutricional para ajudar a inverter esta situação”.

As reduções são graduais para não impactar o sabor dos produtos, que garantimos com provas sensoriais junto dos consumidores, que testam e avaliam os novos produtos
Mayumi Delgado, Responsável pela equipa de Nutrição do Continente

Paralelamente, o Continente aposta no Semáforo Nutricional na frente das embalagens, para que o consumidor tenha acesso a informação simplificada sobre os produtos, principalmente sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo mostra a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo –moderada e vermelho – elevada). Uma dica essencial para escolhas equilibradas é optar mais vezes por mais verdes ou amarelos e menos por ‘sinais vermelhos’.