Promover a alimentação e estilo de vida saudáveis
![Promover a alimentação e estilo de vida saudáveis](/img/temp/relatorio/detalheiniciativa/promover-alimentacao/2021-promover-a-alimentacao-hero.jpg)
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Mudar mentalidades
Continuamos no caminho da promoção da alimentação e do estilo de vida saudáveis, por isso, encontrámos alternativas para chegar a mensagem às nossas crianças em idade escolar, mesmo quando a pandemia as manteve em casa. E porque sabemos o quanto é importante a redução dos açucares e do sal na alimentação, estamos a diminuir a utilização destes ingredientes nos nossos produtos de marca própria.
Programa Escola Missão Continente
![Missão Geração Saudável](/img/temp/relatorio/detalheiniciativa/promover-alimentacao/2021-programa-escola.jpg)
O Programa Educativo “Escola Missão Continente”, criado em 2016, pretende impactar os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno.
A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.
Edição de 2020-2021
Um método de ensino diferente
O modelo utilizado pela “Escola Missão Continente” teve de ser ajustado devido ao contexto da pandemia. Foi desenvolvido um vídeo de visita virtual à Loja, assim como um vídeo de visita virtual à Escola (aula), uma vez que as visitas presenciais não puderam acontecer. Para as escolas com condições de ter uma aula em direto, foram efetuadas sessões via Teams dadas pelos Embaixadores.
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Edição de 2021-2022
Prevenir a obesidade infantil
Para medir a ação do Programa nas crianças que nele participam, a “Escola Missão Continente” vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 35 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.
O estudo científico de medição de impacto acompanhará crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB), inscritas no programa, abordando a temática geral “Dieta Mediterrânica - uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças. Todas as turmas inscritas no Programa vão abordar 4 temas principais ao longo dos 4 anos de acompanhamento.
Trata-se de um dos primeiros estudos envolvendo um programa de nutrição e saúde comunitária com a dimensão nacional que incluirá 40 turmas de 35 escolas do 1º CEB, representando os 18 Distritos de Portugal Continental incluindo ainda 2 da Madeira e dos Açores.
Este estudo pretende ainda contrariar o provável impacto da pandemia por COVID-19 no progresso da obesidade infantil em Portugal, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso.
Com a Missão de chegar a todos
A partir deste ano letivo, a Escola Missão Continente alarga a sua abrangência integrando novas gerações - o Pré-Escolar e o 2º ciclo do Ensino Básico. Até 2025 pretende alargar ainda mais a sua abrangência a outras gerações.
A Escola Missão Continente conta ainda com três personalidades nacionais que se destacam na área da alimentação, desporto e entretenimento como embaixadores oficiais do programa: o apresentador Francisco Garcia, como embaixador EMC do Pré-escolar; a apresentadora e food writer Filipa Gomes, como embaixadora do 1º CEB, e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadora do 2º CEB.
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Reduções de açúcar e sal nos produtos de Marca Própria
![Polpa de tomate](/img/temp/relatorio/detalheiniciativa/promover-alimentacao/2021-reducoes-acucar-sal.png)
Cortámos 1.185 toneladas de açúcar e sal nos nossos produtos
O Continente tem vindo a desenvolver planos de otimização nutricional em mais de 350 produtos de marca própria, tendo em vista a redução do açúçar, sal e gorduras, contribuindo desta forma para a saúde de todos.
As reduções incidem sobre produtos de marca própria, com destaque para iogurtes, cereais, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Entre outros exemplos, as leguminosas em conserva garantem baixo teor de sal e as polpas de tomate não têm qualquer sal adicionado. A marca eliminou ainda o óleo de palma a 80 dos seus produtos.
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- -800 ton redução de açúcares
- -120 ton redução de sal
- -385 ton redução de gorduras saturadas
Até ao final de 2022, estima-se uma redução de sal nas sopas Continente de cerca de 4 toneladas, uma redução de 12% do teor de sal em batatas fritas e snacks e uma redução de 10% do teor de açúcar em iogurtes e leites com chocolate.
Para Mayumi Delgado, responsável pela equipa de Nutrição do Continente, “são reduções importantes que o Continente faz em prol da saúde dos portugueses, ajudando à prevenção da obesidade, mas também das doenças associadas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e muitas outras. Dois em cada três portugueses têm excesso de peso ou obesidade e o problema agravou-se com a pandemia. Nesse sentido, a equipa de nutrição do Continente tem acelerado a otimização nutricional para ajudar a inverter esta situação”.
Paralelamente, o Continente aposta no Semáforo Nutricional na frente das embalagens, para que o consumidor tenha acesso a informação simplificada sobre os produtos, principalmente sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo mostra a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo –moderada e vermelho – elevada). Uma dica essencial para escolhas equilibradas é optar mais vezes por mais verdes ou amarelos e menos por ‘sinais vermelhos’.