Pelo 14.° ano consecutivo, o Continente recebeu a distinção “Marca de Confiança Ambiente”, um reconhecimento que a marca agradece e de que se orgulha.
A prossecução dos investimentos em matéria de desempenho ambiental das últimas décadas tem realmente permitido implementar melhorias significativas nas operações diárias da marca:
- 70 certificações ambientais de acordo com a Norma ISO 14001 (54 Lojas, 5 Entrepostos e 1 Centro de Processamento de Carnes).
- Produção de eletricidade a partir de fontes renováveis: 25 GWh, correspondente a 6.650 toneladas de emissões CO2 evitadas.
- Inauguração do primeiro supermercado com parque de estacionamento coberto por painéis fotovoltaicos, para produção de eletricidade consumida internamente no supermercado.
- Frota de abastecimento das Lojas assegurada por 19 veículos a GNV (Gás Natural Veicular).
- Implementação de um Road Map que visa a redução das emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa) até 2030, com o objetivo de superar as metas de cumprimento dos objetivos estabelecidos no Acordo de Paris.
Certificação Ambiental segundo a norma ISO 14001
O nosso impacto ambiental, traduzido no consumo de recursos naturais e na produção de poluentes associado à nossa atividade, é uma preocupação permanente. Procuramos reduzir o nosso impacto ambiental, nas lojas e instalações da empresa, adotando práticas progressivamente mais eficientes em todas as operações.
70 certificações ambientais de acordo com a Norma ISO 14001 (Lojas, Entrepostos e Centro de Processamento de Carnes).
Outras boas práticas
O transporte de mercadorias é indutor de emissões de CO2, com efeitos negativos no aquecimento global. No que se refere aos veículos afetos ao transporte de mercadorias, o Continente tem vindo a exigir às empresas de transporte a utilização de viaturas mais avançadas e tecnologicamente mais eficientes. Como consequência, a idade da frota contratada, o consumo de combustível por km percorrido e as emissões associadas têm vindo a baixar.
Ajudamos o ambiente com a implementação de medidas
- Otimização contínua das rotas de abastecimento das lojas;
- Otimização constante dos volumes de carga transportados;
- Recurso a sofisticadas ferramentas informáticas para uma mais eficiente gestão logística/transportes;
- Exigência crescente, junto das empresas de transporte, pela utilização de viaturas mais eficientes e tecnologicamente mais evoluídas.
- O projeto Backhauling tem por objetivo reduzir rotas em vazio, quer dos veículos de abastecimento da Lojas, quer dos fornecedores após a entrega no entreposto.
Ajude o ambiente e contribua para a diminuição das emissões CO2
- Evite o uso do automóvel para trajetos curtos. Opte pelo transporte coletivo, pela bicicleta ou até mesmo por se deslocar a pé.
- Em horários e locais de maior congestionamento, opte pelos transportes públicos.
- Experimente viajar de comboio! Uma pessoa sozinha a viajar de carro produz três vezes mais emissões de CO2 por quilómetro.
- Veja se na sua área de habitação ou no escritório está organizado o sistema de partilha de viaturas. Menos custos, menos combustível, menos CO2.
- A eco-condução reduz o consumo de combustível e as emissões de gases com efeito de estufa. Conduza a uma velocidade regular, evite travagens e acelerações bruscas, e verifique periodicamente a pressão e o desgaste dos pneus.
- Evite cargas desnecessárias no interior do seu veículo. Quanto maior o peso, maior será o consumo.
- Esteja atento à manutenção do seu veículo. Filtros de ar e combustível obstruído, válvulas injetoras sujas e velas de ignição desgastadas aumentam o consumo.
- Opte por óleos de melhor qualidade. Estes podem reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em mais de 2,5%.9. Quando trocar de carro, não se esqueça de considerar o tipo de combustível, a potência, os consumos, as emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção.
- Quando trocar de carro, não se esqueça de considerar o tipo de combustível, a potência, os consumos, as emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção.
Outras boas práticas
A redução dos consumos de água que se tem vindo a verificar nas lojas Continente, ano após ano, resulta de uma monitorização rigorosa, da implementação de medidas de combate aos desperdícios, da utilização de equipamentos mais eficientes, da sensibilização das equipas das lojas e da celeridade na resolução de fugas acidentais.
Reduzimos o nosso consumo de água através de:
- Instalação de equipamentos de controlo de fluxos em todas as torneiras, redutores de caudal em vários pontos e ponteiras em todas as mangueiras;
- Produção de gelo adequada às necessidades diárias;
Instalação de sistemas automáticos de rega para as áreas ajardinadas; - Identificação de fugas de água nos sistemas de abastecimento;
Utilização de águas subterrâneas para rega de jardins e lavagens de pavimentos exteriores; - Formação e sensibilização de colaboradores
A conservação da natureza e do ambiente dependem dos nossos comportamentos. Pequenos gestos no dia a dia, quando somados, refletem um efeito global importante, benéfico para o ambiente e para a qualidade de vida de todos os seres humanos.
Reduza o consumo de água desnecessário
- Feche bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.
- Opte por torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.
- Faça uma leitura regular do contador e da fatura da água para controlar os seus gastos.
- Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta pode gastar 9 litros de água por minuto.
- Opte por tomar duches em vez de banhos de imersão. Um duche consome menos de metade da água, em relação ao banho de imersão.
- Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá ainda colocar uma garrafa no interior do reservatório e assim reduzir a quantidade de água gasta.
- Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando assim o desperdício de água e de energia.
- Se optar por lavar a loiça à mão, não deixe a água escorrer continuamente. Encha o lava-loiça com a água necessária.
- Quando cozer legumes, utilize apenas a água suficiente para os cobrir e mantenha a panela tapada. Os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia.
- Lave o carro com balde e esponja. Evite o uso da mangueira.
- Aproveite a água da chuva colocando um reservatório ou uma cisterna no exterior. Pode utilizar essa água para lavar o pavimento, o carro, ou para regar as suas plantas.
- Utilize no seu jardim plantas típicas da sua região (espécies autóctones). Estão melhor adaptadas às condições climáticas locais e utilizam a água disponível de forma mais eficiente.e manutenção.
Outras boas práticas
O consumo de energia é um dos principais impactes ambientais resultantes da atividade da empresa. O Continente tem vindo, ano após ano, a implementar um conjunto de medidas de redução de consumo de energia nas suas lojas.
Reduzimos o consumo de energia nas nossas lojas através de:
- Instalação de centrais fotovoltaicas para produção de energia para autoconsumo;
- Remodelação das centrais de frio utilizando tecnologias mais eficientes;
- Instalação de portas de frio nos expositores de frio (horizontais e verticais) para redução das perdas térmicas e melhor conservação do produto;
- Substituição de equipamentos consumidores de energia por equipamentos mais eficientes;
- Desenvolvimento de sistemas de monitorização do consumo de energia das lojas;
- Desenvolvimento de campanhas de promoção da utilização racional de energia junto dos operadores das lojas.
Em quase todas as atividades, o ser humano consome energia. Este consumo, na sua grande parte, é fornecido por fontes de energia tradicionais, como o petróleo e o carvão mineral. Estas fontes de energia são poluentes e não renováveis, contribuindo assim para a degradação ambiental. A necessidade de diminuir a dependência destes recursos levou à crescente aposta em fontes de energia alternativas, tais como o sol, o vento, a chuva e as marés, que são inesgotáveis. Contudo, o recurso a energias não renováveis vai continuar a ser necessário, exigindo comportamentos mais sustentáveis por parte da sociedade em geral e de cada cidadão em particular.
Poupe energia, siga os nossos conselhos
- Substitua as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo. As lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo, consomem apenas 20% da energia e podem durar até 15 vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
- Não deixe os seus eletrodomésticos no “modo standby”. Neste “modo” eles continuam a consumir energia.
- Depois de carregar o telemóvel, o MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, pois continuam a gastar energia.
- Na escolha de um eletrodoméstico, prefira sempre os modelos com maior eficiência energética (classe A+, A++ ou superior). Cada “+” acrescentado ao “A” proporciona uma poupança adicional de 10%.
- Não deixe o ferro de engomar ligado se deixar de passar a ferro durante alguns minutos – um ferro de engomar gasta, em média, tanto como 10 lâmpadas de 100 watts.
- Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas – cerca de 30% do calor/frio entra e sai pelas janelas.
- No verão, mantenha as cortinas e estores corridos para não deixar entrar os raios solares e no inverno faça o contrário, para que o sol aqueça a casa.
- Instale um recuperador de calor. É três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.
- Coloque as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias.
- O frigorífico é dos eletrodomésticos que mais energia gasta, por isso, evite estar sempre a abrir a sua porta.
- O termóstato do frigorífico nunca deve estar abaixo dos 3ºC. Temperaturas mais baixas consomem mais energia.
- Cozinhe sempre com as tampas a cobrir as panelas e tachos para poupar 75% em termos energéticos.