O Continente tem um novo site para responder ao problema do plástico e promover a sua utilização responsável.

Por um futuro mais saudável e sustentável

Exclusivamente dedicado aos plásticos, o novo site do Continente agrega um conjunto de conteúdos informativos e pedagógicos, cujo objetivo principal passa por sensibilizar e esclarecer os consumidores sobre esta temática.

O lançamento surge no âmbito do “Compromisso para o Uso Responsável dos Plásticos”, e vem na sequência de um conjunto de iniciativas que têm sido avançadas pelo Continente, entre as quais a assinatura do pacto internacional “New Plastics Economy Global Commitment” liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Conheça aqui o site

Senhora No Supermercado
Escovas De Dentes De Bambu

A mudança começa em cada um de nós

Apelando à utilização consciente do plástico e à adoção de comportamentos responsáveis, como a reciclagem e a reutilização, o Continente está a trabalhar por um futuro mais saudável e sustentável para todos.

O site Plástico Responsável, apresenta diversos conteúdos, desde notícias nacionais e internacionais, dicas e sugestões para reduzir o plástico no dia-a-dia, e iniciativas e propostas relacionada com o tema. 

Se cada um de nós mudar os nossos hábitos para melhor, todos juntos conseguiremos um mundo melhor.

O Continente foi o 1.º retalhista português a associar-se ao New Plastics Economy Global Commitment – um projeto liderado pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que assenta no fundamento da economia circular para o plástico, pretendendo eliminar de circulação todas as embalagens plásticas consideradas problemáticas ou desnecessárias.

Menos plástico, mais ambiente

O New Plastics Economy Global Commitment da Fundação Ellen MacArthur assenta nos seguintes pressupostos:

  • Eliminar todas as embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias através de soluções de ecodesign de embalagens, inovação e novos modelos de entrega;
  • Aplicar modelos de reutilização, de forma a reduzir a necessidade de embalagens de uso único;
  • Tornar todas as embalagens plásticas em embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Minimizar o uso de plástico que consome recursos finitos;
  • Garantir que todas as embalagens plásticas estão isentas de produtos químicos perigosos e que a saúde, a segurança e os direitos de todas as pessoas envolvidas são respeitados.

Os níveis de ambição devem continuar a subir de forma a serem dados passos reais no combate à poluição global de plástico até 2025, e a passagem do compromisso à ação é crucial.

Sander Defruyt, responsável do projeto New Plastics Economy
Saco Ecológico Preservação Peixe

Os níveis de ambição devem continuar a subir de forma a serem dados passos reais no combate à poluição global de plástico até 2025, e a passagem do compromisso à ação é crucial.

Sander Defruyt, responsável do projeto New Plastics Economy
Estrada Nas Montanhas

Um pequeno passo para um Futuro melhor

Com a assinatura deste compromisso, o Continente junta-se assim aos governos de França, do Reino Unido e do Chile, ao Ministério do Ambiente da Nova Zelândia e de Portugal, a organizações como o World Economic Forum, Banco Europeu de Investimento e o The Consumer Goods Forum, ONGs, universidades, associações industriais, investidores e ainda a um conjunto de empresas que, no seu todo representam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas globalmente.

O anúncio da assinatura deste compromisso internacional por parte do Continente ocorre na sequência do lançamento do primeiro relatório da Fundação Ellen MacArthur, que detalha como as marcas, os governos e outras organizações estabeleceram formas de lidar com a poluição do plástico lado a lado pela primeira vez.

Com o objetivo de promover um modelo de economia circular para o plástico em todas as suas lojas, o Continente assumiu o “Compromisso Plástico Responsável” e tem desenvolvido significativos esforços no sentido de promover o seu uso responsável, tanto ao nível de produtos Continente, como da logística, dos fornecedores e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores. Simultaneamente, desdobram-se as iniciativas de apoio à inovação, através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, com o objetivo de encontrar soluções ambientalmente viáveis.

Embalagens da marca Continente 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

Até 2025, será eliminado todo o plástico desnecessário ou problemático em mais de 4.000 embalagens de Marca Continente. Na sequência das metas definidas pela União Europeia através da sua “Estratégia Europeia sobre Plásticos”, o Continente antecipa assim em 5 anos a meta europeia que aponta para que todas as embalagens sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2030. Para concretizar este objetivo, várias medidas estão já a ser implementadas:

  • YPACK;
  • Iniciativa “Devolva e nós recliclamos”;
  • Sacos Continente Eco;
  • Primeira loja Plastic Free.

Leia aqui a nossa carta de compromisso de “Uso responsável do plástico”.

Embalagens De Massa Ypack

YPACK – Plástico degradável em 3 meses

O YPACK é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, que procura encontrar alternativas, através do desenvolvimento de embalagens biodegradáveis e compostáveis, com maior capacidade de conservação de alimentos e que contribuam também para a redução do desperdício alimentar. O Continente foi o único retalhista alimentar português a integrar este projeto de investigação, de que também fazem parte o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho e a Universidade Nova de Lisboa.

Foram já concebidas várias embalagens feitas a partir de produtos alimentares desperdiçados, tais como soro de leite e cascas de amêndoa, que poderão posteriormente ser utilizadas como fertilizante para a terra, uma vez que se degradam sob efeito de H2O e Co2. Esta é a lógica de Bioeconomia Circular, assente em soluções que utilizam recursos e resíduos biológicos. Estas embalagens protótipo – de sacos, cuvetes e película para embalar fruta, legumes, pão ou carne – deverão degradar-se naturalmente no solo ao fim de 50 dias e no oceano em menos de 100 dias.

Devolva e Nós Reciclamos

A iniciativa “Devolva e Nós Reciclamos” incentiva os clientes do Continente Online a devolver na encomenda seguinte os sacos de plástico recebidos, permitindo já o envio para reciclagem de cerca de 51 toneladas de plástico, desde novembro de 2018.

Os clientes que devolvem os seus sacos são reembolsados em Cartão Continente e paralelamente é feita a reciclagem dos sacos.

O número de sacos entregues por cada encomenda foi também reduzido, através da otimização de processos de picking e acomodação de mais produtos da mesma tipologia por saco.

Sacos De Plástico Recicláveis

Loja Plastic Free

Em 2019 foram inaugurados os primeiros supermercados Plastic Free na secção de frutas e legumes. As lojas são o Continente Bom Dia 500, na Avenida General Roçadas em Lisboa e o Continente Bom Dia Via Catarina Shopping no Porto.

Nestes espaços, desde que seja garantida a segurança alimentar dos produtos, as embalagens de plástico não serão uma opção. Os clientes poderão escolher entre sacos de papel, algodão e poliéster ou optar por trazer os seus próprios sacos de casa.

Conheça mais iniciativas no âmbito do Compromisso Plástico Responsável