A leitura dos rótulos é essencial para que o consumidor consiga fazer as melhores escolhas e opte pelos alimentos mais equilibrados.
Leia o rótulo e compre saudável
Estudos demonstram que as pessoas leem os rótulos, mas não sabem interpretá-los. A leitura de rótulos é muito importante e é necessário ler todos os itens, assim como entender cada uma das suas especificações.
Como interpretar o rótulo dos produtos marca Continente?
No nosso Semáforo Nutricional, os círculos vermelhos, amarelos ou verdes estão localizados em evidência, na frente das embalagens. As percentagens no interior dos círculos correspondem à proporção do Valor Diário de Referência (VDR) que o produto contém de um determinado nutriente.
O VDR é um guia que ajuda o consumidor a ingerir diariamente a quantidade de nutrientes e calorias adequadas. As percentagens do VDR dizem-nos qual o contributo da dose do alimento para a satisfação das nossas necessidades diárias (em termos de calorias e dos principais nutrientes).
O princípio do nosso Semáforo Nutricional é igual ao dos vulgares semáforos de trânsito: deve parar no vermelho, ter cuidados redobrados no amarelo e avançar com confiança no verde.
Nutrientes
O nosso Semáforo Nutricional alerta para as concentrações de quatro nutrientes chave que todos, sem exceção, devemos aprender a controlar.
Falamos da gordura, da gordura saturada, do açúcar e do sal, cujo consumo excessivo constitui um risco cientificamente comprovado para o desenvolvimento das doenças que mais matam e incapacitam as pessoas em Portugal e nos restantes países europeus.
- CAL 22% VDR
- GORD 9,3% VDR
- GORD SAT 9,3% VDR
- AÇÚCAR 80,8% VDR
- SAL 9,3% VDR
O Significado das cores
A cada cor corresponde uma concentração diferente dos nutrientes presentes no alimento. Assim:
- Elevada
- Média
- Baixa
- CAL
A rotulagem clara dos produtos ajuda a discernir os ingredientes que contém, as suas quantidades, a sua validade, indicações de armazenagem, valores nutricionais, presença de aditivos, etc.
Leia sempre as informações fornecidas nas embalagens e nos rótulos dos produtos que compra.
Optar por produtos que têm mais verdes e amarelos e consumir moderadamente os que têm mais vermelhos é a solução mais equilibrada.
Rotulagem
O Sistema de Informação Nutricional nos artigos de Marca Continente aposta numa rotulagem esclarecedora como fator relevante para a promoção de hábitos alimentares saudáveis: simplifica a interpretação das características nutricionais dos alimentos e auxilia o cliente a fazer uma escolha nutricionalmente mais adequada.
Algumas das informações têm carácter obrigatório, outras são opcionais.
Denominação Comercial
É o nome comercial do produto. Como é opcional, não deve ser confundida com a denominação legal de venda. Neste produto a denominação comercial é "Sorvete de Limão".
Semáforo Nutricional
É um sistema de informação nutricional de aplicação voluntária que pode encontrar nos produtos Marca Continente. Este sistema associa um código de 3 cores - Semáforo - a % VDR para quatro nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcar e sal, por dose de alimento.
Quantidade Líquida
É uma informação obrigatória e deve ser expressa em volume para produtos líquidos (l, cl ou ml) e em massa (kg ou g) para os restantes.
Ingredientes
É uma informação obrigatória. Os ingredientes são indicados por ordem decrescente de peso, ou seja, o ingrediente que aparece em 1º lugar é aquele que existe em maior quantidade no alimento.
Condições Especiais
Só são obrigatórias para os alimentos mais perecíveis, isto é, para aqueles que mais facilmente se deterioram. A data limite de consumo - utilizada para alimentos que facilmente se deterioram (ex.: iogurte, queijo fresco, …). a expressão utilizada é "Consumir até…", seguida da indicação do dia e do mês. A data de durabilidade mínima é aplicada a todos os alimentos através das expressões: "Consumir de preferência antes de…" seguida da indicação do dia e do mês, para alimentos com uma duração inferior a 3 meses; "Consumir de preferência antes do fim de…" seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 a 18 meses ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses. O prazo de validade é facultativo em alguns produtos alimentares, como por exemplo o açúcar, o vinagre, o sal, vinhos, entre outros.
Nome ou firma ou de denominação social e a morada do fabricante ou embalador
Informação obrigatória em todos os produtos. O local de origem ou proveniência só é obrigatório sempre que a sua ausência seja suscetível de colocar o consumidor em dúvida.
Tabela Nutricional
A informação nutricional só é obrigatória quando o produto apresenta uma alegação nutricional, ou seja, quando lhe é atribuída alguma propriedade nutritiva específica, por exemplo "rico em fibras", "baixo colesterol", "light", etc.