O Continente foi o 1.º retalhista português a associar-se ao New Plastics Economy Global Commitment – um projeto liderado pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que assenta no fundamento da economia circular para o plástico, pretendendo eliminar de circulação todas as embalagens plásticas consideradas problemáticas ou desnecessárias.
Menos plástico, mais ambiente
O New Plastics Economy Global Commitment da Fundação Ellen MacArthur assenta nos seguintes pressupostos:
- Eliminar todas as embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias através de soluções de ecodesign de embalagens, inovação e novos modelos de entrega;
- Aplicar modelos de reutilização, de forma a reduzir a necessidade de embalagens de uso único;
- Tornar todas as embalagens plásticas em embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
- Minimizar o uso de plástico que consome recursos finitos;
- Garantir que todas as embalagens plásticas estão isentas de produtos químicos perigosos e que a saúde, a segurança e os direitos de todas as pessoas envolvidas são respeitados.
Os níveis de ambição devem continuar a subir de forma a serem dados passos reais no combate à poluição global de plástico até 2025, e a passagem do compromisso à ação é crucial.
Os níveis de ambição devem continuar a subir de forma a serem dados passos reais no combate à poluição global de plástico até 2025, e a passagem do compromisso à ação é crucial.
Um pequeno passo para um Futuro melhor
Com a assinatura deste compromisso, o Continente junta-se assim aos governos de França, do Reino Unido e do Chile, ao Ministério do Ambiente da Nova Zelândia e de Portugal, a organizações como o World Economic Forum, Banco Europeu de Investimento e o The Consumer Goods Forum, ONGs, universidades, associações industriais, investidores e ainda a um conjunto de empresas que, no seu todo representam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas globalmente.
O anúncio da assinatura deste compromisso internacional por parte do Continente ocorre na sequência do lançamento do primeiro relatório da Fundação Ellen MacArthur, que detalha como as marcas, os governos e outras organizações estabeleceram formas de lidar com a poluição do plástico lado a lado pela primeira vez.